Nas últimas horas, as manifestações contra o racismo e a violência policial, na sequência da morte de George Floyd, prosseguiram em vários estados norte-americanos e em outros pontos do mundo — e esta sexta-feira os protestos continuam a estender-se à Europa, com manifestações agendadas em cidades como Londres e Oslo.

EUA: noite calma em Washington e LA, mais agitada em Nova Iorque

Em Washington D. C., onde já não vigora o recolher obrigatório, os protestos decorreram de forma pacífica, “sem confrontos violentos” ou altercações entre manifestantes e a polícia, de acordo com a estação CNN. Também em Los Angeles as autoridades decidiram não manter o recolher obrigatório e “não houve detenções” nos protestos noturnos, de acordo com a mesma estação.

Um cenário diferente verificou-se em Nova Iorque, onde se mantém a obrigatoriedade de recolhimento noturno e onde as violações ao mesmo originaram detenções.

Protesters detained over curfew in NYC

@ Em Nova Iorque, registaram-se detenções por violação do horário de recolher obrigatório (@ Tayfun Coskun/Anadolu Agency via Getty Images)

Protestos em Londres agendados para esta sexta-feira

Londres, Oslo e Vílnius juntam-se esta sexta-feira às iniciativas que estão a decorrer em várias cidades do globo em memória do afro-americano George Floyd, morto a 25 de maio quando estava sob custódia da polícia norte-americana.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No Reino Unido, o pedido dos organizadores passa por as pessoas se ajoelharem às 12h locais, iniciativa diferente da realizada quarta-feira à noite, quando centenas de pessoas se juntaram no centro de Londres, próximo do Parlamento, onde ocorreram confrontos entre a polícia e ativistas, que levaram à detenção de 13 deles.

Em Oslo, os organizadores do evento ainda não definiram a forma como irão concretizar a iniciativa, uma vez que as autoridades norueguesas recusaram pedidos para realizar manifestações nas três maiores cidades do país, alegando restrições por causa da pandemia de Covid-19.

Como uma nota falsa de 20 dólares levou à morte de Floyd e deixou os Estados Unidos a ferro e fogo

Na Lituânia também haverá uma manifestação de solidariedade com Floyd.

Polícias acusados de assassinato já estão detidos

Esta quinta-feira, um alto alto responsável da plataforma digital Twitter não excluiu a suspensão da conta da Donald Trump, caso o Presidente norte-americano continue a publicar mensagens incendiárias que os executivos do Twitter considerem poder incitar à violência e infringir as regras da rede social.

Todos os polícias de Minneapolis acusados ​​de assassinato de George Floyd encontram-se também já detidos.

19 minutos entre a chegada da polícia e a dos paramédicos. O que diz o processo contra um dos polícias acusados de matar George Floyd

O Papa Francisco também já reagiu aos acontecimentos, dirigindo-se a todos os “irmãos e irmãs nos Estados Unidos” para lamentar a “trágica morte” de George Floyd e condenar “o racismo” mas também “a violência” nos protestos.

“Tenho testemunhado com grande preocupação a perturbadora agitação social na vossa nação nos últimos dias devido à trágica morte do Sr. George Floyd. Meus amigos, não podemos tolerar nem fechar os olhos ao racismo e à exclusão de forma alguma. Ao mesmo tempo, temos de reconhecer que a violência das noites recentes é autodestrutiva. Nada se ganha com a violência e muito se perde”, apontou o Papa.

Como uma nota falsa de 20 dólares levou à morte de Floyd e deixou os Estados Unidos a ferro e fogo