O basquetebolista LeBron James anunciou esta quinta-feira a criação de uma associação, juntamente com outros desportistas, para promover o voto de norte-americanos negros nas eleições presidenciais, agendadas para novembro.

A associação, batizada com o nome de “More Than a Vote” [Mais do que um voto, em português], pretende encorajar os cidadãos afro-americanos a votarem massivamente nas eleições de 3 de novembro e a combater tudo o que possa prejudicar a capacidade de voto dos eleitores negros.

Chegou o momento de mudarmos as coisas”, afirmou o jogador dos Los Angeles Lakers, em entrevista ao jornal The New York Times.

LeBron James, que tem mais de 136 milhões de seguidores nas contas oficiais nas redes sociais Twitter, Facebook e Instagram, garantiu que usará as redes sociais para denunciar tentativas de impedir o voto das minorias em todo o país.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Sim, queremos que saiam de casa e votem, mas também queremos dar-lhes um tutorial de como fazer isso”, explicou o basquetebolista, acrescentando: “Vamos explicar como votar e o que está a ser feito para os impedir de votar”.

Financiada pelo jogador, conhecido como King James, a associação conta entre os seus membros com os basquetebolistas Trae Young e Jalen Rose, o jogador de futebol americano Alvin Kamara e o comediante Kevin Hart.

A iniciativa de LeBron James surge numa altura em que nos Estados Unidos, e um pouco por todo o mundo, se multiplicam os protestos antirracismo após a morte do afro-americano George Floyd, em 25 de maio, em Minneapolis, depois de um polícia branco lhe ter pressionado o pescoço com um joelho durante cerca de oito minutos numa operação de detenção.