Três homens foram detidos na freguesia da Mina de Água, concelho da Amadora, pelo crime de desobediência às regras do estado de calamidade, num local que, segundo as autoridades, tem sido palco de vários ajuntamentos, anunciou a PSP esta quinta-feira.

Em comunicado, o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP (Cometlis) refere que os homens, com idades compreendidas entre os 18 e os 29 anos, foram detidos na terça-feira, por participarem em ajuntamentos e consumir álcool na via pública.

“As presentes detenções ocorreram na sequência da desobediência reiterada às ordens emanadas pelos agentes da PSP para cessar os ajuntamentos e com o consumo de álcool na via pública”, justifica a polícia. Segundo a mesma fonte, os três homens participaram num primeiro ajuntamento com nove pessoas e mais tarde noutro com seis pessoas, sendo que em ambos os casos se encontravam a consumir bebidas alcoólicas.

“Na freguesia da Mina de Água, devido à existência de parques e junto a estabelecimentos comerciais, é frequente existirem várias chamadas a relatar ajuntamentos de grupos a consumir bebidas alcoólicas”, lê-se na nota da PSP.

Os detidos foram presentes ao Tribunal Judicial da Comarca da Amadora, tendo-lhes sido aplicada a medida de coação de termo de identidade e residência.

O município da Amadora, com cerca de 180 mil habitantes, é um dos cinco concelhos da Área Metropolitana de Lisboa (AML) com medidas restritivas e tem todas as freguesias em estado de calamidade. Nas 19 freguesias foi determinado o “dever cívico de recolhimento domiciliário” e a proibição de ajuntamentos com mais de cinco pessoas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR