A plataforma Balcão 2020, para entregar candidaturas ao Apoiar.pt — destinada a ajudar a restauração, o comércio e a cultura — ficou bloqueada depois de grande procura por parte dos empresários, de acordo com o Correio da Manhã.

A Agência para o Desenvolvimento e Coesão, citada pelo jornal, revela que houve “um recorde de candidaturas submetidas”. No primeiro dia e meio desde a abertura, a plataforma recebeu cerca de quarto mil candidaturas. E havia expectativa de que, até ao final desta quinta-feira, se atingisse as cinco mil.

Mas muitas ficaram sem conseguir submeter os processos no Balcão 2020. A bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC), Paula Franco, garante que “em poucos minutos, mais de 15 mil pessoas estavam a tentar, ao mesmo tempo, aceder” à plataforma.

“Os empresários foram tomados pelo pânico. Com medo que as verbas acabassem no primeiro dia, sobrecarregaram o sistema do Balcão 2020, que não estava preparado para tantas solicitações”, afirmou ao Correio da Manhã, atribuindo esta corrida dos empresários à situação desesperada que muitos enfrentam.