790kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Ronaldo não marcou mas ganhou a Leão e ajudou a dar um "título" ao Sporting (e a Juventus mostrou que tem sete vidas)

Este artigo tem mais de 3 anos

Juventus não tinha margem de erro, AC Milan chegou a ser avassalador em algumas fases mas campeões puxaram dos galões com muita eficácia para ganharem por 3-1 e imporem primeira derrota aos rossoneri.

Chiesa foi a grande figura da Juventus no dia em que o AC Milan perdeu a primeira vez e o Inter não fez melhor frente à Sampdória
i

Chiesa foi a grande figura da Juventus no dia em que o AC Milan perdeu a primeira vez e o Inter não fez melhor frente à Sampdória

AFP via Getty Images

Chiesa foi a grande figura da Juventus no dia em que o AC Milan perdeu a primeira vez e o Inter não fez melhor frente à Sampdória

AFP via Getty Images

Ano novo, vida velha – versão 20. Bastou apenas um jogo para Cristiano Ronaldo carimbar o 20.º ano a marcar nos seniores, desde que teve aquela jogada no velhinho e já extinto Alvalade em que recebeu de calcanhar de Toñito, fintou três jogadores do Moreirense e bateu o internacional angolano João Ricardo no primeiro golo pelo Sporting, em outubro de 2002. E agora estreou-se com um bis, tendo feito também uma assistência na goleada da Juventus frente à Udinese no Allianz Stadium. Até pelo percurso irregular dos campeões italianos na Serie A, o triunfo valia por bem mais do que isso mas o tema principal nesse e nos dias que se seguiram foi a marca dos 758 golos do avançado português entre clubes e Seleção nos seniores, mais do que Pelé. Para muitos, não para todos.

Ronaldo começa o ano a bisar, chega aos 758 golos e supera marca de Pelé no regresso da Juventus às vitórias

Menos de 24 horas depois, Pelé, que tinha na sua página oficial do Instagram a descrição “Brasileiro. #10. Três vezes campeão mundial. Jogador do Século para a FIFA. Embaixador Global e Humanitário”, acrescentou a frase “Melhor Marcador de Todos os Tempos (1.283)”. Não sendo uma reação direta a todas as notícias, teve o mesmo efeito. E mais uma vez o antigo jogador de Santos e New York Cosmos, que esclareceu no Twitter que afinal essa frase já estaria antes na sua conta fugindo a qualquer questão polémica, voltou a cimentar uma fasquia de golos marcados que já tinha sido referida em novembro do ano passado, em entrevista à agência EFE:  “Espero que o Cristiano, com a quantidade de golos que já marcou, e foram muitos, tenha saúde e força para chegar aos 1.283 golos, que são a minha marca. Vamos esperar para ver. Mas não vai aparecer ninguém igual a mim”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Reação de Pelé aos 758 golos de Ronaldo? Um acrescento no seu Instagram: “Maior goleador de todos os tempos”

Uns continuarão a ir pelos números nos encontros oficiais das provas homologadas, outros manterão os registos globais. Certo é que, a menos de um mês de fazer 36 anos, Ronaldo parece apostado em manter o mesmo percurso feito até este momento naquela que está também a ser a melhor temporada em Itália e que muitas vezes consegue “esconder” lacunas evidentes na ideia de jogo que Andrea Pirlo tem tentado implementar desde que assumiu o comando da equipa após a saída de Maurizio Sarri. “Desde o início temos tentado tirar partido das capacidades de Cristiano Ronaldo, das suas características e queríamos que estivesse perto da baliza. Ele é decisivo em todo o lado, mas isso é normal quando temos um campeão como ele. Alguém em quem dependemos”, admitiu na antecâmara de um encontro frente ao AC Milan onde chegava sem a mínima margem de erro.

Pela primeira vez na última década, e na sequência de nove títulos consecutivos, a Juventus tenta mesmo defender um scudetto em risco como nunca perante os trajetos das equipas de Milão: os rossoneri lideravam com 37 pontos (11 vitórias e quatro empates), o Inter seguia na segunda posição com menos um (11 vitórias, três empates e uma derrota) e a Juventus, com menos um jogo depois de a decisão de anular a vitória administrativa no encontro com o Nápoles que vai ter ainda de realizar-se, chegava a San Siro com apenas 27 pontos e apenas metade das partidas ganhas até ao momento (sete vitórias, seis empates e uma derrota). Daqui se percebia o risco da deslocação do conjunto de Turim, frente a um conjunto de Stefano Pioli que mesmo sem Zlatan Ibrahimovic levava uma série de três vitórias consecutivas com Rafael Leão a assumir um protagonismo cada vez maior na equipa.

Desta vez, e num jogo que ficou marcado na sua antecâmara pelos casos positivos de Covid-19 nas duas equipas (Krunic, Rebic, Alex Sandro e Cuadrado), o capitão da Seleção e melhor marcador da Serie A não marcou e até foi o internacional Sub-21 também formado em Alcochete a estar mais ativo na frente mas, no final, a Juventus mostrou que tem sete vidas, impôs a primeira derrota do Campeonato ao AC Milan em San Siro (3-1) e fez com que o Sporting tenha agora o “título” de única equipa nas principais ligas europeias sem qualquer desaire esta época, aproveitando ainda o tropeção do Inter frente à Sampdória que manteve tudo igual na frente da classificação.

O jogo, esse, teve espetáculo e muitas mais oportunidades do que um jogo decisivo em solo transalpino deixaria antever. Os tempos mudaram mesmo e se a primeira parte chegou com um empate a um golo, as chances para visar ambas as balizas foram mais do que muitas numa toada de parada e resposta. Dybala, logo no segundo minuto, teve um lance claro de golo mas fez uma rosca na hora da verdade com a baliza pela frente antes da resposta quase imediata com Castillejo a colocar a baliza de Szczesny em perigo. Foi nessa fase que se começou também a destacar aquela que seria a grande figura da partida, Federico Chiesa, que em três minutos teve uma bola no poste e inaugurou o marcador sem hipóteses para Donnarumma após assistência de calcanhar de Dybala (18′).

[Clique nas imagens para ver os golos do AC Milan-Juventus em vídeo]

Em desvantagem, o AC Milan subiu linhas e teve um período avassalador com várias oportunidades para o empate com uma pressão alta que muitas vezes recuperou bolas ainda no primeiro terço da Juventus. Rafael Leão, com um remate a rasar o poste e outro para grande defesa de Szczesny, deu o mote na frente (22′ e 27′) e seria também o responsável pelo golo do empate muito contestado pelos bianconeri por possível falta sobre Rabiot no início da jogada que o árbitro e o VAR não consideraram, arrancando numa transição pela esquerda antes da assistência para Calabria rematar de primeira e ao ângulo (41′). No segundo tempo de uma partida que acabaria com um total de 34 remates tentados (20-14), Diogo Dalot, o outro português em campo, teve a primeira ameaça para grande defesa de Szczesny logo aos 48′ mas o bis de Chiesa aos 62′, num lance onde o internacional italiano aproveitou um adormecimento geral do AC Milan, desequilibrou em definitivo o jogo antes do 3-1 por McKennie (76′).

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora