Sete Estados-membros da União Europeia (UE) já começaram a emitir certificados digitais Covid, um mês antes da data para a entrada em funcionamento do portal que permite a livre circulação de pessoas, sob condições.

A Bulgária, República Checa, Dinamarca, Alemanha, Grécia, Croácia e Polónia já concluíram os testes técnicos do portal e começaram a emitir e a utilizar os certificados digitais Covid da UE, que atestam se um cidadão está vacinado, imunizado após ter contraído a Covid-19 ou tem um teste negativo para o vírus. Estes sete Estados membros ligaram-se esta terça-feira ao portal, tendo este sido já testado, com bons resultados, num total de 22 países.

O acordo sobre o certificado digital foi alcançado em 20 de maio, em tempo recorde — dois meses após a proposta da Comissão Europeia —, faltando ainda a aprovação formal pelo Parlamento Europeu e o Conselho da UE, que está sob presidência portuguesa até final deste mês.

O certificado é gratuito, seguro e acessível a todos e está disponível em formato digital ou em papel, permitindo a cada pessoa provar que foi vacinada contra a Covid-19, recebeu um resultado negativo num teste ou recuperou de uma infeção.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR