O Presidente da República manifestou esta sexta-feira “profundo pesar” pela morte do ex-deputado e médico João Serpa Oliva, aos 72 anos, salientando que as “suas qualidades de moderação e generosidade granjearam o respeito entre os seus pares”.

“O Presidente da República manifesta profundo pesar pelo falecimento de João Serpa Oliva e envia as mais sentidas condolências à família e amigos”, refere uma nota publicada no sítio da internet do Chefe de Estado.

“Ao longo dos anos, destacou-se como um dos principais nomes de referência na sua área, tendo ocupado diversos cargos de relevo na sua cidade natal, entre eles o de chefe de serviço dos Hospitais da Universidade de Coimbra, tendo aí fundado a Unidade de Patologia Séptica Osteoarticular, a qual dirigiu durante 25 anos”, refere Marcelo Rebelo de Sousa.

No campo associativo, João Serpa Oliva foi presidente da assembleia-geral da Sociedade Portuguesa de Medicina e Cirurgia do Pé e presidente da assembleia-geral e sócio fundador da Sociedade Portuguesa de Traumatologia Laboral, funções que o Presidente da República considera que contribuíram “sobremaneira para o aprofundamento da medicina em Portugal e, em particular, de Coimbra como cidade impulsionadora da saúde e do conhecimento científico”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

CDS lamenta morte do ex-deputado

O CDS-PP também lamentou a morte do ex-deputado e recordou o Serpa Oliva como “um grande e leal amigo”.

“Foi com enorme consternação que o Grupo parlamentar do CDS tomou conhecimento do falecimento de João Manuel de Serpa Oliva, deputado do CDS nas XI e XII legislaturas, entre 2009 e 2013”, refere uma nota do presidente da bancada, Telmo Correia, hoje divulgada.

“Foi um excelente deputado, nomeadamente na área da saúde e dos Assuntos Europeus” e “um grande e leal amigo de todos os que com ele privaram no Grupo Parlamentar do CDS”, destaca a mensagem.

“Mas Serpa Oliva deixa no parlamento uma saudade que estamos convictos é partilhada por todos os seus contemporâneos e todos os que com ele privaram, sejam deputados ou funcionários, e independentemente dos grupos partidários a que pertençam”, lê-se na mensagem. Por fim, à família, o grupo parlamentar centrista “dirige as mais sinceras condolências”.

Francisco Rodrigues dos Santos reagiu nas redes sociais

Numa publicação na rede social ‘Facebook’, o presidente do CDS-PP escreveu ainda que “foi com profunda consternação” que o partido recebeu a notícia “da morte do Dr. João Serpa Oliva”

João Serpa Oliva foi um destacado militante do CDS-Partido Popular tendo ocupado o lugar de deputado na Assembleia da República durante a XI e a XII Legislatura, onde foi um fiel intérprete da direita social e popular”, destaca Rodrigues dos Santos.

Para o presidente centrista, João Serpa Oliva “foi um homem generoso, um humanista, sempre preocupado com as questões sociais em todas as funções a que dedicou apaixonadamente”.

“À sua família, apresento os meus sentimentos de pesar, saudade e gratidão pelos serviços prestado ao Partido e ao País”, remata. Também o Grupo Parlamentar do partido, numa nota enviada à imprensa e assinada pelo líder parlamentar Telmo Correia, expressa “enorme consternação” pelo falecimento de Serpa Oliva.