O Governo está preparado para a possibilidade de retirar os cidadãos portugueses que estão neste momento na ilha de La Palma, no arquipélago das Canárias, onde o vulcão Cumbre Vieja entrou em erupção. Em comunicado enviado pelo Ministério da Administração Interna, o Executivo garantiu que está a acompanhar a situação em Espanha, incluindo “a evolução e deslocação da nuvem de fumo”, uma vez que as cinzas podem chegar ao arquipélago da Madeira.

A embaixada portuguesa em Madrid e o cônsul honorário de Portugal em Tenerife aconselharam os portugueses a que “estejam preparados para uma possível evacuação”. Em caso de necessidade, devem contactar o Gabinete de Emergência Consular através dos números +351 217 929 714 ou +351 961 706 472; ou o Cônsul Honorário de Portugal em Tenerife, através do email tenerife@consuladoportugal.es e do telefone +(34) 665 893 825.

O Governo “tem monitorizado a situação da comunidade portuguesa na ilha de La Palma, em particular nos municípios afetados pela erupção do vulcão Cumbre Vieja, e tem mantido contacto com as autoridades locais”. Os portugueses em La Palma estão aconselhadas a seguir as instruções das autoridades locais, incluindo o respeito pelos cordões de segurança estabelecidos pelas forças de segurança e proteção civil.

Lava já não deve chegar ao mar esta noite

Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.