Sami Jassem, responsável pelas finanças do Estado Islâmico e vice do antigo líder dos jihadistas, Abu Bakr al-Baghdadi, foi detido pelas forças iraquianas. A detenção foi anunciada pelo primeiro-ministro do Iraque, Mustafa al-Kadhimi, esta segunda-feira.

No Twitter, o governante adiantou que Jassem foi capturado durante uma “operação externa complexa” e “difícil” levada a cabo pelos serviços secretos iraquianos. Fonte dos mesmos disse à Associated Press que o jihadista foi detido num país estrangeiro e transportado para o Iraque há alguns dias.

Sami Jassem colaborou com o líder da Al-Qaeda no Iraque, Abu Musab al-Zarqawi. Ao longo dos anos, ocupou várias posições de destaque dentro da organização terrorista, tendo-se mudado para a Síria um ano antes do assassinato de Al-Zarqaqwi pelas forças norte-americanas, em 2016.

Na Síria, onde se instalou em 2015, tornou-se vice de Abu Bakr al-Baghdadi, o então líder do autoproclamado Estado Islâmico, morto em 2019 durante uma operação norte-americana no noroeste da Síria. Responsável pelas finanças do grupo terrorista, supervisionava as fontes de receita, como vendas ilegais de petróleo, antiguidades e minérios.

Era também procurado pelos Estados Unidos da América, que ofereciam uma recompensa por informações sobre o seu paradeiro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR