A nota de agenda do grupo parlamentar do PS anunciava simplesmente, para as 18h30 desta quinta-feira, o “fim da legislatura”, com a presença de António Costa. E no Parlamento, entre sonhos, troncos de Natal, croquetes e gins tónicos, os deputados do PS reuniram-se para isso mesmo — para a despedida, desta vez abrupta — com Costa a seguir do Palácio da Ajuda, onde tinha acabado de anunciar as novas restrições de combate à pandemia, para se juntar ao grupo parlamentar. A ocasião, a fazer lembrar um jantar (ou lanche) de família, serviu, sobretudo, para fazer duas despedidas — mais do que da legislatura, de dois históricos do PS: Eduardo Ferro Rodrigues e Jorge Lacão.

A única, e curta, mensagem política do fim de tarde ficaria a cargo de António Costa, que no palco dirigiu agradecimentos pelo “apoio inquebrantável” dos deputados do PS, com quem já tinha, aliás, estado esta semana numa reunião sobre o programa eleitoral — que, segundo fontes presentes no encontro, serviu mais para Costa ouvir do que para dar novidades ou retirar conclusões.

Desta vez, uma mensagem de mobilização às tropas: “A missão do PS não chega ao fim”, frisou Costa. “Renova-se todos os dias e a cada legislatura. Agora que esta termina, uma nova começa”. Daí passou para a filosofia que levará, e que quer que o PS leve, para a campanha eleitoral: “E apresentamo-nos aos portugueses de cabeça levantada, com humildade mas com a determinação de que estamos aqui presentes para continuar a combater a pandemia”, “a melhorar as condições de vida” ou a lutar pelo “crescimento”, anunciou, minutos depois de na Ajuda ter anunciado uma série de medidas que já abrangem o mês de janeiro, em que será eleito um novo Governo.

Primeira semana de janeiro sem aulas, sem discotecas e com teletrabalho. Todas as medidas impostas pelo Governo

Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.