A bandeira do Royal Standard, que representa a coroa inglesa, foi arriada na ilha de Barbados à meia-noite em ponto. Sandra Mason jurou lealdade ao país e foi empossada Presidente. Na audiência o príncipe Carlos, em representação da coroa britânica — que perdeu esta terça-feira uma das colónias nas caraíbas.

“A República dos Barbados zarpou na viagem inaugural” afirmou Sandra Mason no discurso de tomada de posse como Chefe de Estado. A assistir esteve também a cantora Rihanna que foi declarada como heroína do país.

No discurso, o príncipe Carlos diz que “a criação da república oferece um novo começo” aos cidadãos do país cujo passado de escravatura “mancha para sempre” a história inglesa. “Desde os dias mais sombrios do nosso passado e da terrível atrocidade da escravidão, que mancha para sempre a nossa história, o povo desta ilha abriu caminho com uma extraordinária força”, disse o monarca.

A mudança ocorre no mesmo dia em que se comemora o 55.º aniversário da independência dos Barbados. Com menos de 300 mil habitantes, ainda que fosse independente desde 1966 continuava a reconhecer Isabel II como Chefe de Estado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR