As exportações portuguesas de bens aumentaram 15,7% e as importações subiram 32,3% em novembro de 2021 face ao mesmo mês de 2020, divulgou, segunda-feira, o Instituto Nacional de Estatística (INE). “Os resultados são impressionantes”, comentou o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, destacando o crescimento das exportações em 5,2%, em comparação com o período antes da pandemia de Covid-19.

“Em novembro de 2021, as exportações e as importações de bens registaram variações homólogas nominais de +15,7% e +32,3%, respetivamente (+2,8% e +17,6%, pela mesma ordem, em outubro de 2021)”, apontam as estatísticas do comércio internacional do INE.

Já face a novembro de 2019, período pré-pandémico, as exportações aumentaram 15,1% e as importações 17,0%.

Quando excluídos os combustíveis e lubrificantes, as exportações e as importações aumentaram 15,9% e 23,7%, respetivamente (+0,8% e +9,8%, pela mesma ordem, em outubro de 2021).

Para Siza Vieira, que apareceu numa mensagem de vídeo difundida por fonte do ministério, “isto demonstra que as empresas portuguesas têm sido capazes de aproveitar da melhor maneira a conjuntura internacional”. E, num cenário de problemas na logística mundial e nas cadeias de abastecimento, as empresas “têm conseguido conquistar quota de mercado”.

Estes dados demonstram que as empresas portuguesas, numa conjuntura internacional que tem tido algumas dificuldades, têm sido capazes de conquistar quota de mercado e enfrentar da melhor maneira as dificuldades de abastecimento de matérias-primas ou de componentes críticas”.

De acordo com Siza Vieira, estes valores são “compatíveis com o grande crescimento do emprego” — “temos hoje a população empregada em maior volume de sempre”, salientou -, e também com “o crescimento muito significativo do investimento empresarial”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR