O vice-primeiro-ministro russo, Yuri Borisov, admitiu esta quarta-feira que é difícil antever a “magnitude e profundidade” dos danos das sanções ocidentais contra a economia russa, em retaliação pela invasão da Ucrânia.

“A magnitude total e a profundidade das sanções atuais contra a economia russa são difíceis de prever“, disse Borisov, durante uma reunião com altos funcionários do setor de Defesa, citado pela assessoria de imprensa do gabinete do vice-primeiro-ministro.

Borisov sublinhou ainda que a Rússia tem conseguido resultados significativos na redução da sua dependência das importações, “que são sobretudo importantes no que diz respeito à defesa e segurança” do país.

Borisov destacou que esta situação de conforto foi alcançada “graças às medidas de recuperação financeira das empresas do setor de Defesa, adotadas pelo Governo nos últimos dois anos”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Por sua vez, o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, admitiu quarta-feira que a economia russa está atualmente sob grande pressão.

“Naturalmente, a economia russa está sob grande pressão. Sofreu um duro golpe. Há uma reserva de solidez, há potencial, há planos. Está a funcionar com energia”, disse Peskov numa conferência de imprensa.

Na segunda-feira, Peskov tinha assegurando que a Rússia tinha capacidade para fazer frente à onda de sanções económicas que lhe foram impostas devido à “operação militar especial” lançada contra a Ucrânia.

“São sanções duras, causam problemas, mas a Rússia tem potencial suficiente para compensar os danos que estas causam”, disse o porta-voz da Presidência russa, acrescentando que a prioridade do Governo era “minimizar as consequências” do problema.

“Não tivemos motivos para duvidar da eficácia e fiabilidade do nosso Banco Central, nem temos agora”, declarou Peskov.