O número de mortes na sequência da passagem do ciclone Gombe por Moçambique subiu de 12 para 15, informou esta segunda-feira à Lusa o porta-voz do Instituto Nacional de Gestão de Desastres (INGD).

Os novos óbitos foram registados na província de Nampula, a mais afetada, nos distritos de Angoche e Ilha de Moçambique, disse o porta-voz do INGD, Germano Amado.

“Estes novos óbitos são o resultado de desabamento de infraestruturas e queda de árvores”, explicou a fonte, acrescentando que pelo menos 50 pessoas ficaram feridas.

No total, segundo os dados do INGD, 100.441 pessoas foram afetadas nas províncias de Nampula (Norte) e Zambézia (Centro) e, deste número, pelo menos 11 mil foram acolhidas nos 25 centros criados pelas autoridades para prestar assistência às comunidades.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Balanço do ciclone Gombe sobe para 10 mortes em Moçambique

As autoridades moçambicanas registaram ainda 11.882 casas totalmente devastadas e duas pontes destruídas, bem como a queda de um total de 141 postes de energia.

A tempestade Gombe chegou à costa moçambicana na madrugada de sexta-feira na categoria de ciclone intenso com chuva torrencial e vento de 165 quilómetros por hora, com rajadas superiores a 200.

A tempestade atingiu Moçambique três anos depois de os ciclones Idai e Kenneth terem fustigado, respetivamente, as regiões centro e norte do país naquela que foi uma das mais severas épocas chuvosas de que há memória.