786kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Mapa da guerra. O que se sabe sobre o 81.º dia do conflito

Este artigo tem mais de 1 ano

O dia fica marcado pela vitória ucraniana na Eurovisão, o anúncio da Finlândia de que se vai candidatar à NATO e p apoio do partido do governo da Suécia à candidatura do país à mesma organização.

A guerra na Ucrânia dura há 81 dias, desde que a Rússia invadiu o país, em 24 de fevereiro deste ano
i

A guerra na Ucrânia dura há 81 dias, desde que a Rússia invadiu o país, em 24 de fevereiro deste ano

JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR

A guerra na Ucrânia dura há 81 dias, desde que a Rússia invadiu o país, em 24 de fevereiro deste ano

JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR

A guerra na Ucrânia está este domingo no 81.º dia desde que a Rússia invadiu o país, em 24 de fevereiro. O dia fica marcado pela vitória ucraniana na Eurovisão (que está a ser interpretada como um sinal de apoio ao país em toda a Europa), pelo anúncio oficial da Finlândia de que se vai candidatar à NATO e pelas notícias de que a Rússia está a perder capacidades militares na região de Donbass.

Mapa atualizado a 15 de maio

Aqui fica um ponto de situação sobre o que está a acontecer na guerra. Pode acompanhar os desenvolvimentos do conflito militar também no nosso liveblog e com as reportagens dos nossos enviados especiais à Ucrânia, Pedro Jorge Castro e João Porfírio.

O que aconteceu durante a madrugada e a manhã?

  • A Finlândia anunciou formalmente que se vai candidatar à adesão à NATO. O anúncio foi feito numa conferência de imprensa em Helsínquia pelo Presidente, Sauli Niinistö, e pela primeira-ministra, Sanna Marin, que classificaram a decisão como “histórica”, mas reconheceram que vai mudar as relações com a Rússia de Putin. A Finlândia rompe, assim, com a neutralidade que manteve durante décadas.
  • A Suécia também deverá candidatar-se à NATO em breve. O partido social democrata sueco, atualmente no governo, já decidiu a posição oficial sobre o assunto e irá pronunciar-se favoravelmente à adesão da Suécia à NATO — o que abre o caminho para que o país nórdico também venha romper com a sua neutralidade.
  • A Ucrânia venceu o festival da Eurovisão. O país ganhou o concurso com a canção “Stefania”, dos Kalush Orchestra, que receberam uma autorização especial de Kiev para sair do país e atuar em Turim. “Stefania” não ganhou a votação do júri, mas recebeu um apoio esmagador na votação do público, que foi suficiente para inverter a pontuação e ganhar o concurso. Zelensky já reagiu, prometendo organizar o festival em solo ucraniano no próximo ano e sublinhando que a vitória na Eurovisão mostra o apoio popular europeu à Ucrânia.
  • A Rússia está a perder força em Donbass e já terá ficado sem um terço das tropas que mobilizou em fevereiro. A informação foi avançada pelo Ministério da Defesa do Reino Unido. “Apesar de alguns pequenos avanços iniciais, a Rússia não conseguiu obter ganhos territoriais substanciais no último mês”, diz Londres.
  • Um míssil russo atingiu uma infraestrutura militar em Lviv. Aquela tem sido a região menos atingida pela guerra e onde se refugiaram muitos dos que precisaram de fugir da região oriental do país, massacrada pela invasão russa. Não há, para já, registo de mortos ou feridos.
  • A Ucrânia acusa a Rússia de já ter cometido mais de 300 crimes contra património cultural. As regiões mais afetadas são Kharkiv, Donetsk e Kiev.
  • As autoridades de Moscovo estão a preparar a realização de um referendo em Mariupol sobre se a cidade do sul da Ucrânia deve ser integrada na Rússia. A informação foi veiculada por responsáveis ucranianos depois de ter sido anunciado um outro referendo com o mesmo objetivo na Ossétia do Sul, região que se separou da Geórgia em 2008 com o apoio de forças russas.

O que aconteceu durante a tarde e noite?

  • O partido do governo da Suécia deu luz verde à candidatura do país à NATO. O anúncio foi feito apenas algumas horas depois de a Finlândia ter comunicado oficialmente que se vai candidatar à organização.
  • Numa conferência de imprensa realizada durante a parte, a primeira-ministra e líder do Partido Social-Democrata, Magdalena Andersson, defendeu que a entrada da Suécia para a NATO é a melhor decisão. A governante disse que manter a atual neutralidade militar colocaria o país numa “situação muito vulnerável”, uma vez que, após a aprovação da candidatura da Finlândia, a Suécia será o único país do Báltico que não faz parte da NATO. “”Não é nada contra a Rússia. É o que achamos que é melhor para nós”, declarou Andersson.
  • O governo sueco vai apresentar amanhã a proposta de adesão no parlamento. Espera-se que a proposta seja aprovada por unanimidade.
  • Também amanhã, o Senado norte-americano deverá avançar com a provação de um pacote adicional de ajuda à Ucrânia no valor de 40 mil milhões de dólares (38 mil milhões de euros). A votação final deverá acontecer na quarta-feira.
  • O líder dos ucranianos Kalush Orchestra, que venceram ontem o concurso musical europeu, disse que o grupo planeia leiloar a estatueta da Eurovisão para angariarem dinheiro para o exército ucraniano. Os Kalush Orchestra ainda não decidiram como o leilão será feito, mas esperam que a iniciativa incentive a comunidade internacional a ajudar a Ucrânia.
  • As autoridades ucranianas estão a investigar pelo menos dez casos de violação envolvendo soldados russos, revelou a vice-ministra do Interior, Kateryna Pavlichenko.
  • O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, disse em Berlim que os Estados Unidos da América planeiam reabrir “muito em breve” a embaixada em Kiev, noticiou a britânica Sky News. Blinken reuniu-se este domingo na capital alemã com os homólogos alemão, britânico e francês para discutir a situação na Ucrânia.
  • Na sua mensagem diária, Volodymyr Zelensky confirmou bombardeamentos russos nas regiões de Lviv e Donetsk. O Presidente revelou ainda que a Ucrânia prevê que a Rússia leve a cabo novos ataques em Donbas e que intensifique os movimentos no sul do país. As negociações “delicadas” para retirar os membros da resistência de Mariupol e Azovstal. “Lidamos com estes problemas diariamente”, afirmou o governante.
  • Os russos planeiam enviar 25 mil reservas para a Ucrânia, revelaram as Forças Armadas ucranianas. Os recrutas estão neste momento a receber treino na Rússia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora