A ministra dos Negócios Estrangeiros britânica, Liz Truss, disse, esta sexta-feira, que a NATO está a ponderar enviar armas para a Moldávia, caso este último país seja invadido pelas forças russas de Vladimir Putin.
Numa entrevista ao Telegraph, Liz Truss afirmou que o seu desejo é ver a Moldávia — que não faz parte da organização militar — a conseguir construir uma capacidade militar que possa ser “comparada” com os “padrões da NATO”.
Os membros da NATO estão a discutir a possibilidade de a Rússia atacar o país e, por isso, terem de providenciar armas modernas ao país, substituindo as atuais, que são soviéticas. Além disso, está a ser ponderada a hipótese de enviar para a Moldávia soldados treinados.
Assegurando que a Rússia representa uma ameaça militar para a Moldávia, Liz Truss lembra que o Presidente russo, Vladimir Putin, “tem sido claro sobre as suas ambições de criar uma grande Rússia”. “E só porque as suas tentativas de controlar Kiev não tiveram sucesso, isso não significa que ele tenha abandonado as suas ambições”, avisou.