O Presidente russo, Vladimir Putin, discutiu esta segunda-feira com o homólogo bielorrusso, Alexander Lukashenko, possíveis sanções conjuntas à Lituânia em resposta ao bloqueio de mercadorias para Kaliningrado.

Num comunicado divulgado pelo Kremlin é referido que Putin e Lukashenko falaram ao telefone sobre uma possível ação face às “restrições ilegais” impostas pela Lituânia, reafirmando o seu compromisso mútuo em fortalecer a aliança entre os dois países.

Desde 17 de junho que as autoridades lituanas estão a bloquear parcialmente o envio de mercadorias para o enclave russo, que depende das redes ferroviárias e estradas através da Lituânia para fazer grande parte do transporte de bens.

A medida é justificada com o quarto pacote de sanções da União Europeia à Rússia e está a afetar o setor industrial, incluindo o transporte de carvão, metais e materiais de construção. Tornou-se um foco de tensão com o Kremlin, que acusa a Lituânia de um bloqueio ilegal.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Kaliningrado. O bloqueio parcial ao enclave pode levar a uma invasão russa da Lituânia?

A conversa entre os dois líderes surge após a Lituânia ter expandido esta segunda-feira as restrições ao comércio através do seu território para o enclave russo. A lista passa agora a incluir madeira, concreto, álcool e produtos químicos industriais à base de álcool, avançou um porta-voz dos serviços de alfândega da Lituânia.

Segundo a Reuters, o governador da região de Kaliningrado, Anton Alikhanov, propôs um bloqueio total do movimento de bens entre os estados bálticos (Lituânia, Estónia, Letónia) e a Rússia. A medida, que caracteriza como “recíproca”, deixaria o enclave fora da proibição.