O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do Brasil multou em 5 mil reais (cerca de 975 euros) a campanha para a reeleição do Presidente, Jair Bolsonaro, por fazer propaganda eleitoral antecipada em abril durante uma ação na cidade de Cuiabá.

Sob o pretexto de cumprir sua agenda oficial, Bolsonaro participou de uma caravana de motocicletas com grande número de pessoas. Foi um evento de grande impacto eleitoral. Nossa jurisprudência se baseia na natureza eleitoral desse tipo de evento. A organização anterior e a presença do candidato comprova isso”, explicou Ricardo Lewandowski, juiz do Supremo Tribunal Federal (STF) e vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Durante aquela enorme viagem de moto, Bolsonaro e sua equipa teriam solicitado antecipadamente o voto na sua candidatura para as presidenciais de 2 de outubro, nas quais o Presidente, na melhor das hipóteses, ficaria em segundo lugar e atrás do favorito, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Brasil. Bolsonaro assume sair da política caso perca reeleição

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A decisão foi tomada na sequência de uma queixa do Partido dos Trabalhadores (PT) contra uma decisão anterior da juíza Maria Claudia Bucchianeri, que inicialmente considerou que a equipa de campanha de Bolsonaro não solicitou explicitamente o voto, lembra o jornal O Globo.

Nas últimas sondagens divulgada pelos institutos IPEC e Datafolha nesta segunda-feira, Lula da Silva continua liderando a corrida presidencial com 47% das intenções de voto entre os brasileiros, a apenas três pontos percentuais da vitória na primeira volta enquanto Bolsonaro permanece com 31%.

No nível estadual, as sondagens desta terça-feira mostram como Lula da Silva conseguiu se colocar na vanguarda da intenção de votar no Rio de Janeiro, com 41%, registando quatro pontos a mais do que Bolsonaro.

Presidente da República argentino espera que vitória de Lula facilite integração regional

Em São Paulo, a situação também é favorável ao líder do PT, com vantagem que chega a dez pontos percentuais a Bolsonaro, distância que chega a 15 pontos em Minas Gerais.

A eleição presidencial no Brasil tem a primeira volta marcada para 02 de outubro e a segunda, caso seja necessária, a 30.

Atualmente, 10 candidatos disputam as presidenciais brasileiras: Jair Bolsonaro, Luiz Inácio Lula da Silva, Ciro Gomes, Simone Tebet, Luís Felipe D’Ávila, Soraya Tronicke, Eymael, Leonardo Pericles, Sofia Manzano e Vera Lúcia.