Xi Jinping foi reeleito este domingo como líder do Partido Comunista Chinês, para um terceiro mandato como secretário-geral do partido. Há 10 anos aos comandos do país, vai ficar pelo menos mais cinco anos e até pode, com as alterações feitas, ficar no cargo muitos mais anos.

Xi Jinping quebra assim com a regra que estava estabelecida desde os anos 80 — depois da morte de Mao Tsé-Tung — que determinava um limite de dois mandatos para os líderes do partido, que comando o país. Segundo os analistas, com esta mudança Xi Jinping torna-se o líder mais poderoso desde Mao Tsé-Tung, fundador da República Popular e que liderou o país entre 1949 e 1976.

A votação foi feita este domingo à porta fechada, após o encerramento do 20.º Congresso do PCC, em Pequim.

Xi Jinping com poderes reforçados no congresso que afastou Li Keqiang da liderança do PC chinês. Hu Jintao escoltado para fora do congresso

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O congresso acontece a cada cinco anos. E tem como objetivo escolher quem comanda o país, nomeando os membros do Comité Permanente do Politburo, que tem o poder de decisão na China. Xi Jinping será confirmado presidente em março, altura em que Li Qiang, um dos aliados de Xi, poderá ser apontado como novo primeiro-ministro, segundo a imprensa internacional.

Li Qiang está bem posicionado para ser o próximo primeiro-ministro. Li Qiang lidera a província de Xangai, que este ano esteve dois meses em confinamento. Li foi escolhido para ser o número dois do partido de um conjunto de sete homens do comité.

O atual primeiro-ministro Li Keqiang sairá em março, depois de ter concluído dois mandatos.

À Reuters, Joerg Wuttke, presidente da Câmara do Comércio da União Europeia na China, admitiu que não era o nome que estava na sua lista, dizendo que tinha a expectativa de ver Hu Chunhua ou Wang Yang, mais reformistas, a chegarem ao cargo de primeiro-ministro. Mas ambos foram deixados de fora do Politburo.

O comité também não terá qualquer mulher, o que acontece pela primeira vez em 25 anos. Sun Chunlan, de 72 anos, foi a última mulher a sentar-se no Politburo, mas atingiu a idade de reforma (68). Segundo a Bloomberg, Shen Yiqin e Shen Yueyue poderiam ser as candidatas a substituir Sun, mas limitaram-se a ser nomeadas para o comité central, onde 11 lugares entre 205 foram ocupados por mulheres.

Xi substituiu quatro dos sete elementos do comité permanente com aliados seus, incluindo o secretário do partido em Pequim, Cai Qi (66 anos), o seu chefe de gabinete Ding Xuexiang (60 anos), e o líder de Guangdong Li Xi (66 anos). Regressaram Zhao Leji, com 65 anos, e o chefe do secretariado do partido Wang Huning, com 67 anos. O comité permanente é composto por 7 elementos.

China's Standing Committee Members Of The 20th CPC Central Committee Meet With Press

Os sete do comité permanente do Politburo.

A nomeação do novo comité do Politburo e a recondução de Xi Jinping como secretário-geral do partido já tiveram as congratulações de Putin e do líder da Coreia do Norte Kim Jong Un.

O Presidente russo Vladimir Putin diz estar desejoso de desenvolver a parceria entre os dois países. “Os resultados do congresso confirmar completamente a sua autoridade política, bem como a união do partido que lidera”, declarou Putin, segundo uma comunicação no site do Kremlin.