A Rússia confirmou que vai retomar o acordo de exportação de cereais do Mar Negro e na quinta-feira já é esperado que oito navios partam dos portos ucranianos.

No fim de semana a Rússia tinha anunciado unilateralmente a suspensão da sua participação, depois de a Ucrânia ter alegadamente disparado contra a frota russa no Mar Negro. O Presidente Vladimir Putin disse esta quinta-feira que exigiram garantias do lado ucraniano pelo que regressaram ao acordo. No entanto deixou um aviso: reservam o direito a rescindir caso as exigências não sejam cumpridas.

Vários funcionários ucranianos já expressaram gratidão à Turquia e à Organização das Nações Unidas (ONU) pelos papéis que desempenharam na decisão russa de retomar o acordo dos cereais. Uma fonte, que não quis ser identificado, disse à Reuters que a decisão de Moscovo deve-se principalmente à pressão turca.

O acordo foi assinado em julho, após negociações mediadas pala Turquia e ONU com o objetivo de evitar um crise alimentar a nível global, devido ao bloqueio russo dos portos ucranianos. A Ucrânia é um dos maiores produtores e exportadores de cereais do mundo.

No dia em que a Rússia anunciou o regresso ao acordo, o Presidente da Ucrânia denunciou que foram lançados mísseis perto da Ilha da Serpente, sendo que alguns terão sobrevoado as rotas dos corredores de transporte de cereais.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Todos estes lançamentos russos – e eles são quase diários – ameaçam diretamente a exportação de alimentos”, afirmou no habitual discurso noturno. Apesar dos bombardeamentos, saudou o “resultado diplomático significativo” ao nível do acordo de exportação, assinalando que a “chantagem russa não levou a nada”.

Aqui fica um resumo do que aconteceu ao longo do dia:

O que aconteceu durante a noite?

  • O Ministério da Defesa da Ucrânia disse que, segundo as estimativas mais recentes, estão desaparecidos pelo menos 7.000 cidadãos em todo o território nacional devido à guerra.
  • Os Estados Unidos saudaram o regresso da Rússia ao acordo sobre a exportação de cereais ucranianos, apelando para o respetivo prolongamento. Também o secretário-geral da ONU, António Guterres, saudou a decisão russa de reativar o acordo.
  • A Espanha anunciou que vai enviar um novo pacote militar para a Ucrânia, que inclui sistemas de defesa antiaérea HAWK, mísseis antiaéreos Aspide, armas e munições.
  • As autoridades ucranianas começaram a fazer cortes de energia de emergência em Kiev depois de se ter registado um pico de consumo, divulgou a administração regional.
  • O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, discutirá com as autoridades turcas o acordo de exportação de cereais da Ucrânia e a candidatura da Finlândia e Suécia à Aliança Atlântica, numa visita ao país a partir de quinta-feira.

O que aconteceu durante a tarde?

  • A primeira-dama ucraniana, Olena Zelenska, visitou um centro de refugiados ucranianos em Cascais, agradecendo a Portugal pelo acolhimento. “Os verdadeiros irmãos são vistos pelas ações”, escreveu numa publicação na conta de Instagram.
  • Um oficial ucraniano revelou que estão a ser preparados mais de 400 abrigos na capital, Kiev, como prevenção de um ataque nuclear da Rússia.
  • O Presidente da Finlândia, Sauli Niinisto, afirmou que o país conta com a Hungria para ratificar o pedido de adesão à NATO, após um telefonema com o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán.
  • Os Estados Unidos estão “cada vez mais preocupados” com a possibilidade de um ataque nuclear da Rússia na guerra na Ucrânia, disse John Kirby, porta-voz do Conselho de Segurança Nacional.
  • A operadora dos gasodutos Nord Stream confirmou a existência de duas crateras, de origem não natural, após a realização de estudos preliminares. As crateras estão separadas por 248 metros e a secção do gasoduto entre as duas está destruída.
  • O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia declamou um poema do escritor Alexander Pushkin na televisão estatal russa, criticando a resposta do Ocidente à guerra da Ucrânia e aconselhando a que fique fora do conflito. “Esta rixa familiar é-vos alheia e obscura”, afirmou Sergei Lavrov.
  • A Casa Branca disse que a Coreia do Norte “envia secretamente” um número significativo de projetéis para a Rússia de forma a apoiar a invasão da Ucrânia.
  • Yevgeny Prigozhin, fundador do Grupo Wagner e aliado de Putin, deixou elogios ao Presidente ucraniano. “Apesar de ele ser o Presidente de um país que, neste momento, é hostil à Rússia, Zelensky é um tipo forte, confiante, pragmático e porreiro”, afirmou.
  • Depois de uma conversa com o Presidente russo, o homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan, revelou que oito navios vão sair dos portos ucranianos já na quinta-feira, noticiou a agência de notícias Anadolu da Turquia.
  • O Presidente russo ainda não decidiu se vai concorrer a um novo mandato em 2024, afirmou o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov. Em 2021, Putin assinou uma lei que lhe permite concorrer a mais dois mandatos de seis anos, o que significa que pode manter-se no cargo até 2036.
  • Um cidadão ucraniano foi detido pelos serviços de segurança da Rússia por suspeita de planear uma sabotagem à linha de energia da Crimeia, avançou o Serviço Federal de Segurança da Rússia (FBS).
  • Oficiais militares russos analisaram recentemente o potencial uso de armas nucleares táticas na Ucrânia, de acordo com o oficiais norte-americanos citados pelo jornal The New York Times. O Presidente russo não terá participado nestas conversações, mas a administração Biden está preocupada com o resultado que as derrotas no campo de batalha podem ter nas ofensivas planeadas.
  • A vice-ministra dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Emine Dzheppar, denunciou que um ataque russo destruiu um hospital em Toresk, na região de Donetsk.

O que aconteceu durante a manhã?

  • O ministro dos Negócios Estrangeiros de Espanha, José Manuel Albares, esteve de visita a Kiev esta manhã para entregar 30 ambulâncias à Ucrânia.
  • O ministro da Defesa da Polónia, Mariusk Blaszczak, disse que o país vai reforçar as medidas de segurança na fronteira com a Rússia. “Decidi tomar medidas para aumentar a segurança na fronteira com a cidade de Kaliningrado. Vamos começar por construir uma cerca temporária que vai fortalecer a proteção da fronteira”, escreveu no Twitter.

  • O Kremlin vai convocar o embaixador britânico ao alegarem que o Reino Unido esteve por detrás das explosões do Nord Stream, indicou o ministro dos Negócios Estrangeiros.
  • As forças ucranianas lançaram na noite de terça-feira 24 mísseis norte-americanos HIMARS contra a cidade de Kherson, 21 dos quais foram abatidos, informaram os serviços de emergência da capital regional, controlada pela Rússia desde o início da guerra.
  • A ONU espera que a exportação de cereais a partir dos portos ucranianos seja retomada já esta quinta-feira, após a suspensão nas operações de transporte realizadas ao abrigo do acordo internacional assinado em julho.
  • As autoridades ucranianas estão a preparar a instalação de mais de mil pontos de aquecimento na capital, Kiev, para preparar a cidade para a eventualidade de os ataques russos inutilizarem o sistema de aquecimento da capital.
  • O Conselho de Segurança das Nações Unidas deverá votar esta quarta-feira uma resolução apresentada pela Rússia para propor a criação de uma comissão destinada a investigar as alegações — feitas pela própria Rússia — de que a Ucrânia estaria a desenvolver armas biológicas com o apoio dos EUA.