André Ventura não gostou de saber que Luís Montenegro não quer avançar, para já, com uma comissão parlamentar de inquérito aos casos BIC e Banif. O Observador sabe, ainda assim, que o Chega vai avançar na mesma com o pedido de constituição de uma comissão de inquérito (apesar de não ter deputados suficientes para isso), o que obrigará naturalmente os sociais-democratas a irem a jogo e a dizerem ‘sim ou sopas’.

A reação do Chega surge depois de o Observador ter avançado que a direção social-democrata não pretende, para já, avançar com uma comissão de inquérito contra António Costa. Os sociais-democratas entendem que este ainda não é o momento de avançar para essa figura regimental e preferiram exigir esclarecimentos formais ao primeiro-ministro — decisão que será formalizada nos próximos dias.

Ao Observador, fonte da bancada parlamentar do Chega lamenta profundamente a decisão de Montenegro. “Estamos muito desapontados com o comportamento do PSD”, sublinha-se no partido. “Parece ser uma manobra para atrasar a constituição de uma comissão parlamentar e inquérito e que não há grande interesse em esclarecer o que quer que seja.”

Ainda assim, o Chega mantém a intenção de levar a votos a constituição de uma comissão parlamentar  de inquérito, ainda que sem os votos do PSD (são precisos pelo menos 46 deputados) o plano esteja destinado ao fracasso. De todo em todo, os sociais-democratas serão obrigados a votar a proposta do Chega e, confirmando-se o ‘não’, Ventura não deixará de ter retirar daí dividendos políticos.

PSD não avança com comissão de inquérito à banca contra António Costa

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR