Carlos Costa
Banco de Portugal

Gestor com crimes fiscais pode receber idoneidade /premium

489
Tribunal quer obrigar Banco de Portugal a dar idoneidade a gerente condenado por abuso de confiança fiscal entre 2015 e 2017. Gestor financeiro não pode ficar "impedido para sempre", diz juíza.
Banco de Portugal

Portugal "tem de ser credível" a baixar a dívida

Governador do Banco de Portugal defende que, caso surja uma crise, país "tem margem" para registar algum défice. Mas essa "margem" só pode ser para um uso "temporário", não "permanente".
Carlos Costa

"Estabilidade não é evitar colapso de bancos"

Numa conferência sobre estabilidade financeira, em Lisboa, Carlos Costa sublinha que não está em causa evitar colapso de bancos mas, sim, proteger a economia e a confiança dos depositantes.
Caixa Geral de Depósitos

CGD. Um problema de água ou excesso de líquidos?

Farpas a Mário Centeno. Água e excessos de líquidos. Escusas mal explicadas e respostas crípticas a críticas certeiras. A audição ao governador do Banco de Portugal deu para tudo.
Banca

CGD. BdP conhecia problemas no crédito desde 2011 - como aconteceu

179
Governador diz que previsões macro na recapitalização da Caixa falharam, o que complicou a vida do banco. Era Centeno que estava na direção desse departamento do BdP, na altura. Siga aqui em direto.
Banco de Portugal

Costa e Constâncio. Quem fez mais pela banca? /premium

440
Carlos Costa e Vítor Constâncio marcaram 20 anos de supervisão bancária. E falharam em vários momentos cruciais. Os dois são as "estrelas" da primeira semana de audições sobre a gestão da Caixa.
Carlos Costa

PS quer audição do governador sobre o BES

O grupo parlamentar do PS requereu a audição de Carlos Costa, no parlamento, para esclarecimentos sobre o processo de resolução do BES e sobre a gestão do banco até à venda.
Banco de Portugal

O banco central em risco de ser governamentalizado /premium

214
Certas mudanças que o Governo propõe na supervisão parecem muito marcadas pela irritação que o actual governador do Banco de Portugal provoca em grupos com poder. Se foram aprovadas será um erro grave
Parlamento

PS e PSD chumbam exoneração de Carlos Costa

186
O parlamento chumbou esta quarta-feira, com os votos do PS e do PSD, a exoneração de Carlos Costa do cargo de governador do BdP. Além do BE, a recomendação teve os votos a favor do PCP, PEV e PAN.
Banco de Portugal

As questões que Carlos Costa não esclareceu /premium

168
Na entrevista à SIC, esta terça-feira, Carlos Costa garantiu que não participou nas operações de crédito mais ruinosas. Mas, além de fazer algumas revelações, deixou várias questões por responder.
Carlos Costa

Costa só ia à reunião de crédito para fazer número

3191
Governador do Banco de Portugal garante que não participou em nenhuma das 25 grandes operações ruinosas do banco público. E diz que foi a CGD que lhe tratou da compra do monte a Armando Vara.
Bolsa de Lisboa

Governador pede “contas transparentes e auditadas"

380
Carlos Costa, governador do Banco de Portugal, afirmou num evento da Euronext Lisbon que um dos fatores essenciais para a confiança nas empresas é haver contas "transparentes e auditadas".
Caixa Geral de Depósitos

Carlos Costa rejeita conflito de interesses

486
Terceiro comunicado do Governador do Banco de Portugal numa semana. Jornal Económico tinha noticiado que Carlos Costa passou férias no Vale do Lobo depois de aprovar crédito ruinoso.
Comissão de Inquérito

Demissão do governador só após fim do mandato

O calendário que os partidos apresentaram para decidir sobre o futuro de Carlos Costa no Banco de Portugal significa que a possibilidade de destituição só teria efeitos daqui a dois anos.
Caixa Geral de Depósitos

PSD. Proposta do BE, para já, é "desproporcionada"

PSD quer apurar responsabilidades "rapidamente" mas "de forma tranquila". Também à direita, o CDS admite alinhar-se com pedido de exoneração mas, primeiro, quer ouvir Carlos Costa no parlamento.
Carlos Costa

Caixa. BE pede exoneração de Carlos Costa

354
O governador pediu escusa das decisões do Banco de Portugal sobre auditoria à gestão da CGD, por já ter sido administrador daquele banco. Bloco de Esquerda volta a pedir exoneração por "falha grave".
Banca

"Não há almoços grátis" na banca, diz Carlos Costa

Governador do Banco de Portugal diz que a sociedade tem de decidir sobre o grau de garantias que dá ao setor bancário, porque com menos garantias haverá menos crédito. "Não há almoços grátis".
Caso BES

Salgado acusado pela quarta vez pelo BdP

520
Ex-líder do BES foi acusado de atos dolosos de gestão ruinosa. Em causa o alegado desvio de 3 mil milhões de euros para a Eurofin e a concessão de créditos irregulares de 1,3 mil milhões euros ao GES.
Carlos Costa

Carlos Costa e o dilema do malparado da banca

O governador do Banco de Portugal entende que os bancos que optem por reduzir mais rapidamente o elevado volume de crédito malparado serão beneficiados
Carlos Costa

"Brexit é como ir da Champions para a distrital"

Carlos Costa considera que o Brexit é como descer da Liga dos Campeões para o campeonato distrital. O governador do Banco de Portugal diz que a saída do Reino Unido da União Europeia é "um erro".
Ricardo Salgado

Salgado: "BdP não está interessado na verdade"

154
Ricardo Salgado recusou responder às perguntas dos mandatários do Banco de Portugal e alegou que este "não está interessado na verdade". Salgado diz que sofreu um "julgamento sumário" de Carlos Costa.
Banco de Portugal

BdP recebeu 7.603 reclamações até junho

O aumento das reclamações deve-se ao crédito hipotecário e ao crédito aos consumidores. O Banco de Portugal diz que em 62% das reclamações não foram detetados indícios de infração.
Carlos Costa

Governador: redução do malparado é importante

O governador do Banco de Portugal afirmou que o sistema comum de garantia de depósitos da futura União Bancária só avança se o crédito malparado for reduzido.
Banco de Portugal

Carlos Costa quer solução para malparado

O governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, defendeu que a solução para o crédito malparado deve ser encontrada dentro dos bancos e não deve passar pela "externalização da venda de ativos".
Banco de Portugal

"Objetivo dos bancos centrais é evitar crises"

Carlos Costa falou esta terça-feira sobre a independência dos bancos centrais. Declarações que surgem depois de outras, esta segunda-feira, em que dizia que "há sempre tentações de tirar o tesouro".
Banco de Portugal

Finanças reagem a receios de Costa: "Lamentável"

Governador do Banco de Portugal receia a tentação de interferência nos bancos centrais e deixou aviso. Finanças acusaram o toque e querem que Costa corrija as declarações. Voltou clima de tensão.
Carlos Costa

"Onde há tesouro, há sempre tentações de o tirar"

Governador do Banco de Portugal disse que há tentativas de pôr em causa a independência dos bancos centrais, mas que isso não é exclusivo de alguns países.
Carlos Costa

Carlos Costa quer supervisor e regulador separados

O governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, considerou numa conferência em Lisboa que as funções de regulador e supervisor do setor bancário devem ser separadas.
Carlos Costa

Malparado. Solução exige isenção de regras da UE - como aconteceu

"Ninguém batalhou mais do que eu" para resolver problema do crédito problemático na banca. Carlos Costa reconhece que solução exige capital ou isenção de regras de resolução e concorrência.
Carlos Costa

Carlos Costa. Projeções do BdP são "boas notícias"

O governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, considerou esta quarta-feira "boas notícias" as projeções macroeconómicas divulgadas pelo banco central.
Resolução do BES

Idoneidade, fugas de informação e desafio inédito

O governador foi questionado durante quase sete horas. Foi uma espécie de comissão de inquérito feita num só dia. O que disse Carlos Costa de novo sobre a resolução do BES?
Resolução do BES

Montepio. "Estamos no bom caminho" - como aconteceu

Ao fim de horas de audição sobre resolução do BES, surge uma pergunta sobre o Montepio. Carlos Costa diz que tudo está a ser feito para assegurar a estabilidade financeira e "estamos no bom caminho."
PS

PS recusa avançar para a demissão de Carlos Costa

O PS vai demarcar-se do projeto de resolução do Bloco de Esquerda que pede o afastamento do governador do Banco de Portugal, Carlos Costa.
Bloco de Esquerda

Bloco recomenda ao Governo que afaste Carlos Costa

931
O Bloco de Esquerda vai apresentar um projeto de resolução recomendado ao Governo o afastamento do governador do Banco de Portugal. " "Carlos Costa está a mais no Banco de Portugal".
Maria Luís Albuquerque

Carlos Costa teve "atitude correta"

A ex-ministra das Finanças Maria Luís Albuquerque defendeu que o governador do Banco de Portugal teve uma "atitude correta", alertando que "nunca pode ser posta em causa" a independência da instituição que dirige.
Carlos Costa

Carlos Costa: gestão do Montepio está estabilizada

O governador do Banco de Portugal garante que a Caixa Económica, que gere o Montepio, "está estabilizada" e "a dar passos sérios no sentido de se transformar num pilar financeiro do terceiro setor".
Carlos Costa

Carlos Costa ouvido duas vezes no final do mês

O governador do Banco de Portugal vai ser ouvido na comissão parlamentar de Orçamento e Finanças duas vezes, mas só está disponível a partir do dia 23 de março.
Banco de Portugal

Carlos Costa: lei não permitiu afastar Salgado

Governador do Banco de Portugal não teme ser afastado pelo Governo e explica, em entrevista ao Público, que, no caso BES, só não retirou idoneidade a Salgado porque legalmente "não o podia fazer".
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo esteve reunido com Carlos Costa

O Presidente da República recebeu o governador de Banco de Portugal para tentar mediar uma solução apaziguadora no que toca às nomeações para o BdP e às alegadas falhas no caso do BES.
Política

Maioria de esquerda aperta o cerco a Carlos Costa

O regresso do caso BES relançou as críticas da esquerda à atuação do governador do Banco de Portugal em todo o processo. Bloco e PCP pedem a cabeça de Carlos Costa e o PS não esconde a insatisfação.
Banco de Portugal

CDS quer melhorar organização do Banco de Portugal

160
Assunção Cristas defende que deve ser melhorada a organização e gestão interna do Banco de Portugal, numa altura em que a líder bloquista diz que o governador não tem condições para continuar no cargo
Banco de Portugal

Catarina Martins: Carlos Costa "não tem condições"

171
"Carlos Costa não tem condições. O Bloco não mudou de opinião, não há nada que o faça mudar de opinião sobre essa matéria", disse Catarina Martins à margem do aniversário do partido.
Banco de Portugal

PS mantém pressão sobre Carlos Costa

O líder parlamentar do PS diz que "não há dúvidas que houve falhas muito significativas" do Banco de Portugal. Sobre se tem condições para continuar diz que o PS está a "refletir".
Carlos Costa

Equivalência de supervisão com PALOP é urgente

Carlos Costa salientou a urgência de os bancos centrais lusófonos conseguirem a equivalência de supervisão, sob pena de encarecerem as operações dos bancos portugueses e o financiamento das economias.
Comissão De Inquérito Ao Banif

Fuga da informação? Governador diz que nunca houve

Carlos Costa tem "plena confiança" nos seus colaboradores e afasta a possibilidade de uma fuga de informação do Banco de Portugal para a TVI sobre o processo do Banif. Em vários anos, nunca aconteceu.
Comissão De Inquérito Ao Banif

Audição a Carlos Costa adiada para 15 de junho

A última audição ao governador do Banco de Portugal na comissão de inquérito ao Banif foi adiada para 15 de junho. Mário Centeno encerra as audições no dia 21 de junho,
Sistema Financeiro

Carlos Costa insiste na solução "banco mau"

O Governador do Banco de Portugal defende o conceito de "banco mau" como solução para solucionar o peso do crédito malparado dos bancos portugueses, num artigo a ser publicado no Jornal de Negócios.
Banca

Faria de Oliveira: Carlos Costa depende dele mesmo

O presidente da Associação de Bancos deixa rasgados elogios a Carlos Costa e diz que a sua manutenção no cargo também depende da colaboração com o Governo. Não se opõe à nacionalização do Novo Banco.
Carlos Costa

Corte de pessoal vai viabilizar o Novo Banco

Processo de redução do número de trabalhadores do Novo Banco tem como objetivo viabilizar o modelo de negócio e maximizar o valor, afirmou o governador do Banco de Portugal, Carlos Costa.
Comissão De Inquérito Ao Banif

Falha de informação não perturba relação com o BdP - como aconteceu

Ministro das Finanças mantém que houve falha de informação do Banco de Portugal sobre Banif, mas diz que não perturba relação institucional. Contraria ainda a tese de que informação estava protegida.
Comissão De Inquérito Ao Banif

Banif. Tiro ao alvo na comissão de inquérito

Quando Mário Centeno e Carlos Costa voltarem esta terça-feira à sala 1 do Parlamento, os partidos vão afinar a pontaria. Todos sabem que, numa comissão de inquérito, quem não marca pontos, sofre.
Comissão De Inquérito Ao Banif

BdP invocou notícias para travar fundos ao Banif

Banco de Portugal invocou o debate político e a notícia da TVI, e o seu impacto na fuga de depósitos, para justificar a proposta de limitar o acesso do Banif ao financiamento do eurosistema.
Banif

Banif. Governo acusa Banco de Portugal

Secretário de Estado do Tesouro acusa Banco de Portugal de "falha de informação grave" e diz ao Público que não conhecia proposta do BdP para limitar financiamento ao Banif. Pede explicações.
Banco de Portugal

"BCE foi além" do que BdP propôs para o Banif

Banco de Portugal garante que a limitação do acesso do Banif às operações de cedência de liquidez foi "a menos gravosa" que estava ao dispor. Mas o BCE "foi além" e optou pela suspensão.
Comissão De Inquérito Ao Banif

Carlos Costa admite que se perderam dois anos  - como aconteceu

Governador deixou críticas à falta de coordenação e de escrutínio de decisores europeus. E lamentou que plano para o Banif apresentado em Bruxelas a setembro de 2015 não tenha avançado em 2013.
Banif

Carlos Costa recusou informar Governo sobre Banif

123
O Governador do Banco de Portugal enviou uma carta a Maria Luís Albuquerque, então ministra das Finanças, onde explicava que, mesmo tendo a estratégia para salvar o Banif, ia mantê-la em segredo.
Novo Banco

Centeno e Carlos Costa vão ser ouvidos na AR

O ministro das Finanças e o Governador do Banco de Portugal vão ter de explicar a decisão do Novo Banco no Parlamento. Requerimento do BE foi aprovado pela esquerda. PSD e CDS abstiveram-se.
PS

Governador do BdP. PS recusa alterar Constituição

CDS desafiou o PS para mudar regras de nomeação do governador, mas Carlos César diz que não é prioridade e recusa abrir revisão constitucional para "um preciosismo dessa natureza"
Política

Paulo Portas teve "deselegância" para com Cristas

Luís Marques Mendes gostou do discurso de Paulo Portas mas achou uma "deselegância" para com Assunção Cristas o facto de o agora ex-líder do CDS-PP pedir a demissão de Carlos Costa.
Novo Banco

Carlos Costa garante: contribuintes não vão pagar

129
“Se me der um endereço na lua para o qual se possa enviar a fatura do Novo Banco, eu mando”. A frase foi dita ao Expresso, jornal que este sábado publica uma entrevista ao governador.
Novo Banco

Novo Banco. Gato escaldado de água fria tem medo

Obrigações "senior" que o Banco de Portugal protegeu estão a negociar a 70% do valor. Instituição garantiu que não haverá mais perdas, mas especialistas duvidam. Há uma proposta para "corrigir o erro"
Sistema Financeiro

O Banco de Portugal, Costa e as instituições

543
O caso do Banco de Portugal soma-se a outras medidas "relâmpago" da governação que parecem seguir uma estratégia simples, clara e directa: reverter cegamente tudo o que foi feito pelo anterior governo
Banco de Portugal

Eles comem tudo. E sempre foi assim.

4279
Não, não e não: o ataque ao Governador do Banco de Portugal não tem nada a ver com os "lesados do BES". Tem sim tudo a ver com a vontade do PS de António Costa de o substituir por alguém a seu gosto.
Carlos Costa

E não se pode demiti-lo? É muito difícil

355
Regressa a pressão sobre o governador do Banco de Portugal, com mais críticas de Costa e com o BE a pedir ao Governo que o demita. Mas tirar Carlos Costa do cargo não é tarefa fácil, senão impossível.
Caso José Veiga

Venda do ex-BES Cabo Verde a Veiga é ilegal

344
Banco de Portugal anula contrato de Novo Banco com José Veiga. Observador confrontou ontem regulador com entendimento do MP de que o contrato assinado pela administração do Novo Banco é ilegal
Banif

Banif. Houve uma restrição muito forte de Bruxelas - como aconteceu

Ministro diz que Bruxelas queria que venda do Banif fosse feita com consolidação bancária. Centeno admite restrição forte e diz que não houve tempo para negociar ofertas alternativas ao Santander.
BES

BES: emigrantes lesados processam Carlos Costa

132
Mais de 300 emigrantes lesados do BES vão processar Carlos Costa, governador do Banco de Portugal. Acusam-no de "falhas graves de supervisão e declarações enganosas" sobre a situação do banco.
Banca

Na Europa, quem decide "não é quem dá a cara"

169
Governador do Banco de Portugal diz que na construção em curso da União Bancária europeia há uma "esquizofrenia" entre quem toma das decisões e "quem paga", designadamente na resolução de bancos.
Banif

Centeno e Carlos Costa chamados ao Parlamento

PSD fez pedido de "urgência" para ouvir Mário Centeno e PS pediu que Carlos Costa fosse também ouvido, antes da comissão de inquérito. Audições foram aprovadas por unanimidade.
Banif

BdP: Só bancos podiam comprar Banif na resolução

Banco de Portugal reage às notícias de que havia fundos com melhores propostas que o Santander. Nos termos da lei, só entidades com licença bancária podem ir a processos de resolução.
Banco de Portugal

Resgates do BES e do Banif? Culpa é dos bancos

O governador do Banco de Portugal afirmou que os resgates do BES e do Banif se deveram às próprias instituições, reiterando que essas situações "não têm nada que ver com o memorando de entendimento nem com o supervisor".
Novo Banco

Bloco contra a venda do Novo Banco

300
O Bloco está contra a venda do Novo Banco e pede ao Governo que estude a possibilidade de o manter público. Para o BE, pressões da Europa são inaceitáveis e a atuação de Carlos Costa "chocante".
Banif

Banif: Gestores estão com contas congeladas

119
Como aconteceu no colapso do BES, os administradores do Banif também veem as suas contas congeladas. Maria Luís Albuquerque recusou pedido de ajuda do Banco de Portugal, em novembro.
Explique Isso Melhor

BdP polícia e vendedor. O que querem os Costas

O primeiro-ministro voltou a insistir ontem numa mudança dos poderes do Banco de Portugal. António Costa e Carlos Costa estão de acordo: o BdP não pode supervisionar e vender ao mesmo tempo.
Banif

PGR analisa Banif à procura de indícios de crime

595
Procuradoria-geral da República está a analisar toda a informação conhecida nos últimos dias sobre a venda da actividade do Banif e a medida de resolução aplicada pelo Banco de Portugal.
Banif

Governador justifica custos elevados do Banif

Governador justifica maiores necessidades de financiamento ao Banif com venda por resolução. E lembra que o plano de reestruturação era uma responsabilidade do banco e do Estado.
Banif

Banco de Portugal garante segurança dos depósitos

"Em articulação com o Ministério das Finanças", o Banco de Portugal "está a acompanhar a situação do Banif". E garante a "estabilidade do sistema financeiro, bem como a segurança dos depósitos".
Bundesbank

Bundesbank em Lisboa: "Reformas têm de continuar"

141
Jens Weidmann, presidente do banco central alemão, está em Lisboa e diz que a crise demonstrou que "ganhos salariais sem ganhos de produtividade" são insustentáveis.
Novo Banco

Carlos Costa envia carta a tranquilizar os bancos

Banco de Portugal informa os bancos de que estes poderão registar de forma gradual o impacto do provável prejuízo para o Fundo de Resolução.
Carlos Costa

"Erros agora serão pagos com mais dor no futuro"

1707
Governador do Banco de Portugal disse hoje que "todos os erros de política económica que se fizerem agora vão ser pagos em dois, três ou cinco anos, mas com muito mais dor".
Caso BES

Idoneidade de Ricciardi só se põe a partir de 2016

Reavaliação só se verificará no caso de alguma condenação no Banco de Portugal. Regulador entende que responsabilidades são claramente diferentes da dupla Ricardo Salgado/Amílcar Morais Pires.
Banco de Portugal

Carlos Costa alerta para riscos dos investimentos

O Governador do Banco de Portugal defendeu que a comunidade não pode segurar ou dar garantias permanentes a quem arrisca nos investimentos bancários, sublinhando a importância de aumentar a literacia financeira.
Novo Banco

Venda do Novo Banco. O que mudou num mês?

Em agosto, o cenário de adiar a venda do Novo Banco não parecia estar em cima da mesa. Operação tinha de ser feita para assegurar aumento de capital e pagar ao Estado. O que mudou?
Novo Banco

Novo Banco: Venda só em 2016

Banco de Portugal vai relançar concurso depois dos testes de stress europeus. Venda do Novo Banco só ficará fechada em 2016 e pode ultrapassar prazo inicial de dois anos. Venda pode ser parcial.
Novo Banco

Apollo. Os senhores que se seguem já cá estão

Norte-americanos que quiseram a Fidelidade mas compraram a Tranquilidade terão, agora, oportunidade para fechar acordo com o Banco de Portugal para a compra do Novo Banco. Saiba o que aí vem.
Resolução do BES

Novo Banco. Só um concorrente melhorou oferta

Banco de Portugal confirma que recebeu três propostas. Mas apenas uma foi "revista". As outras duas foram objeto de clarificação. Supervisor deixa venda do Novo Banco em aberto.
Crise no GES

Júdice: BES pode custar milhões aos contribuintes

672
José Miguel Júdice acredita que a resolução do BES pode vir a custar muito dinheiro ao Estado e diz que o Banco de Portugal não fez uma boa gestão do "timing" de intervenção.
Banco de Portugal

Carlos Costa defende mais auditorias e sanções

O governador do Banco de Portugal afirmou que o desafio da supervisão “é não cair na ilusão de que as instituições são virtuosas”, defendendo o reforço dos mecanismos de auditoria e as sanções.
Novo Banco

Como Carlos Costa quer vender Novo Banco mais caro

Prazo para entrega das ofertas vinculativas termina esta terça-feira, mas o Banco de Portugal poderá tentar subir os preços através de um leilão final para desempatar as ofertas.
Banco de Portugal

Carlos Costa. Relatório aprovado por PSD/CDS e PCP

PS absteve-se e BE não esteve presente na reunião da comissão. Com a aprovação do Parlamento, de carácter meramente consultivo, a recondução de Carlos Costa volta para as mãos do Governo.
Banco de Portugal

Parecer de 15 páginas justifica nega ao parlamento

234
O Banco de Portugal entregou ao Parlamento um parecer para justificar a recusa em dar a auditoria interna à atuação no BES. Parecer invoca o dever de segredo de supervisão para proteger terceiros.
Banco de Portugal

Lei da Assembleia impediu pagamento aos lesados - como aconteceu

A audição prévia do Governador do Banco de Portugal voltou ao caso BES. "Há que fechar o dossier da medida de resolução do BES", insistiu, comentando ainda as manifestações dos lesados do BES.
Banco de Portugal

Governador vai a exame. Passará?

O governador do Banco de Portugal vai voltar à Assembleia da República para ser ouvido antes de ser oficialmente reconduzido. Oposição não vai largar o caso BES.
Carlos Costa

BdP: Teixeira dos Santos elogia recondução

639
Ex-ministro do PS diz que recondução de Carlos Costa no Banco de Portugal foi "justa" e que seria errado usá-lo como "bode expiatório". Passos diz que é a pessoa "mais bem preparada".
Banco de Portugal

Cavaco reafirma mérito de Carlos Costa

560
O Presidente da República recomendou o estudo da atuação dos bancos centrais europeus, aos que não reconhecem mérito ao Governador do Banco de Portugal, reafirmando as competências do governador.
Banco de Portugal

Carlos Costa: O que eles diziam antes e agora

140
Passos, Portas, Maria Luís Albuquerque, PSD, PS. O que eles acham de Carlos Costa, o governador do Banco de Portugal que foi reconduzido, e o que já disseram no passado.
Banco de Portugal

Maria Luís. Carlos Costa "teve coragem"

A ministra das Finanças, que por várias vezes assumiu a leitura de que houve falhas na supervisão no caso BES, elogiou esta sexta-feira o "conjunto do mandato" de Carlos Costa.
Banco de Portugal

Um erro dispensável

187
O Governo esteve mal ao reconduzir Carlos Costa da forma como o fez. A quatro meses de eleições, consensualizar um nome com o PS seria um gesto de maioridade democrática e não de fragilidade política.
Banco de Portugal

BdP. António Costa muito desagradado com recondução

António Costa manifestou-se "profundamente desagradado" com a recondução do governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, considerando-a "um mau sinal" dado pelo Governo.
Banco de Portugal

PSD: "Carlos Costa foi exemplar"

O PSD considera natural a recondução de Carlos Costa e partiu para a defesa do governador do Banco de Portugal, alguém que "foi exemplar dentro dos condicionalismos que existiam".
Carlos Costa

PS: "É a nomeação mais partidarizada de sempre"

593
O PS diz que não foi informado pelo primeiro-ministro da escolha de Carlos Costa e espera que a avaliação no Parlamento possa ter efeitos na recondução do governador.
Banco de Portugal

Governo elogia "grande coragem" de Carlos Costa

Ministro Luís Marques Guedes anuncia, após reunião do Conselho de Ministros, que Carlos Costa será reconduzido como governador do Banco de Portugal.
Banco de Portugal

4 horas, uma recondução e no fim engolir em seco

Foram mais de quatro horas de explicações aos deputados, mas Carlos Costa entrou e saiu da Assembleia da República sem os informar se continuava ou não a ser governador.
Crise no GES

Carlos Costa vai manter auto-avaliação secreta

O Banco de Portugal não vai revelar o relatório relativo à auditoria interna sobre a sua atuação na queda do BES. Governador diz que processo de venda do Novo Banco "decorre com normalidade".
Banco de Portugal

Novo governador do BdP será ouvido no Parlamento

Passos Coelho já admitiu que o candidato a Governador do Banco de Portugal vai ser ouvido pelo Parlamento. A nova lei foi promulgada por Cavaco Silva há quatro dias e será publicada em breve.
Governo

Passos quer Carlos Costa. E disse-o aos banqueiros

Num almoço com os banqueiros há poucas semanas, o primeiro-ministro elogiou Carlos Costa. Esta terça-feira falou com Maria Luís. Governador não disse ao Governo que queria sair.
Novo Banco

Banco de Portugal: Contratação polémica de 800 mil

1082
Contratação por ajuste direto para mais um assessor para a venda do Novo Banco que é amigo do vice-governador, António Varela.
Banco de Portugal

BdP entrega 243 milhões em dividendos ao Estado

Lucros da instituição liderada por Carlos Costa subiram mais de 20% em 2014.
Carlos Costa

Ulrich defende que Carlos Costa deve continuar

O presidente do BPI não "vê porque é que terá de haver uma mudança na pessoa", a propósito do governador do Banco de Portugal. Fernando Ulrich lembra os dossiês por concluir e a experiência.
Banco de Portugal

BdP: Possível novo governador tem ações na banca

António Varela, nomeado pelo governo para administrador do Banco de Portugal e visto como possível sucessor de Carlos Costa, tem vários investimentos em ações e títulos da banca nacional e estrangeira
Banco de Portugal

Carlos Costa também quer Fundo Monetário Europeu

Governador do Banco de Portugal junta-se às vozes que já se pronunciaram a favor da criação de um Fundo Monetário Europeu. A UE tem tido "demasiados sobressaltos para a capacidade cardíaca", diz.
Supervisão Bancária

Ajudem o Banco de Portugal a reformar-se

185
Olhando para tudo o que se sabe sobre o comportamento do Banco de Portugal nos caos BPN e BES é legítimo suspeitar que se mais não falhou é porque mais não houve onde pudesse falhar
Comissão de Inquérito BES

A resolução nunca seria pior que a liquidação

O governador do Banco de Portugal está, nesta terça-feira, na comissão parlamentar de inquérito ao "caso" BES/GES e revelou que há sete candidatos à compra do Novo Banco. Siga, aqui, em direto.
Crise no GES

Papel comercial: BdP impede solução mais favorável

Banco de Portugal vê com bons olhos solução encontrada para os clientes lesados do GES, que prevê perdas a rondarem os 60%. Mas havia outras propostas mais favoráveis. Todas rejeitadas pelo regulador.
Euro

Nova nota de 20 euros mais difícil de falsificar

Carlos Costa, governador do Banco de Portugal, apresentou em Lisboa a nova nota de 20 euros que inclui uma janela com retrato no holograma, que a torna mais resistente à contrafação.
Marco António Costa

PS está em "desespero" e só pensa em "lugares"

Marco António Costa acusou os socialistas de estarem em "desespero" e de não apresentarem propostas. E diz que mudar as regras de nomeação do governador do BdP implicava uma revisão da Constituição.
Comissão de Inquérito BES

Inquérito.Salgado volta a ser ouvido a 19 de março

Ricardo Salgado vai voltar a ser ouvido na comissão parlamentar de inquérito aos atos de gestão do BES e do GES na quinta-feira da próxima semana. Maria Luís Albuquerque fecha audições a 25 de março
Comissão de Inquérito BES

Salgado, governador, ministra e CMVM voltam à AR

Comissão de inquérito ao BES considera audições de Miguel Frasquilho, Paulo Portas e Fernando Ulrich essenciais.
Comissão de Inquérito BES

PS. Perguntas a Constâncio põem BdP em xeque

Os socialistas querem saber junto do vice-presidente do BCE se havia alternativas à solução imposta ao Banco Espírito Santo. Carlos Costa disse no Parlamento que a resolução era a única medida.
Crédito

Banca prevê aumento ligeiro da procura por crédito

Os bancos estão, à entrada em 2015, mais otimistas quanto à evolução à procura e ao custo do crédito às empresas e famílias.
Troika

Plano da troika levava a nacionalizar a banca

Carlos Costa diz que evitou que a troika fizesse explodir a dívida pública e a nacionalização da banca. E antecipa uma concentração bancária na Europa.
Banco de Portugal

Já há nomes para suceder a Carlos Costa

113
Mandato do governador termina em meados de 2015. Expresso avança os nomes de José de Matos e António Varela como potenciais sucessores. Carlos Costa não quer continuar, mas pode ficar até às eleições.
Comissão de Inquérito BES

BdP: Garantia de Angola não era para o BESA

24 horas depois de Ricardo Salgado ter terminado a sua audição no Parlamento, o Banco de Portugal divulga a segunda carta a desmentir o ex-presidente do BES.
Banco de Portugal

PIB vai crescer 1,5% em 2015, mantém o BdP

Banco de Portugal reiterou no Boletim Económico de Inverno que a economia deverá crescer 0,9% em 2014 e 1,5% em 2015, em linha com a previsão do governo. Mas há "riscos de execução" do Orçamento.
Comissão de Inquérito BES

Carlos Costa "refuta veementemente" Salgado

140
O Banco de Portugal desmente que tenha aceitado a sugestão de Ricardo Salgado para promover Amílcar Morais Pires à liderança do BES.
Carlos Costa

"Banco de Portugal não foi complacente"

Carlos Costa não aceita que "se possa dizer que o Banco de Portugal foi complacente. Não foi", garante o governador do Banco de Portugal numa alusão implícita à crise do BES.
Comissão de Inquérito BES

BES. Passos deu carta de conforto a Carlos Costa

O governador ficou incomodado com as fortes críticas dos deputados, incluindo do PSD, da comissão de inquérito ao BES à sua prestação. Passos deu apoio a Carlos Costa, em privado e em público.
Comissão de Inquérito BES

Parecer de jurista validou prenda a Salgado

148
Em carta de resposta ao jurista que contrariou Carlos Costa sobre a idoneidade de Ricardo Salgado, o governador lembra que o parecer validou a prenda de José Guilherme ao presidente do BES.
Carlos Costa

Partidos acusam Costa de faltar à verdade

Governador vai voltar a ser ouvido na comissão de inquérito ao BES por não ter retirado estatuto de idoneidade a Salgado. PCP questiona se terão ocorrido pressões políticas.
Comissão de Inquérito BES

Idoneidade de Salgado. PSD quer ouvir Carlos Costa

Um dos juristas que deu parecer sobre a idoneidade do ex-presidente do BES contraria tese do governador e diz que Banco de Portugal tinha poderes para afastar Salgado. PSD volta a chamar Carlos Costa.
Crise no GES

Banco de Portugal comunicou 9 vezes com Bruxelas

O Banco de Portugal teve nove contactos com a Comissão Europeia antes de anunciar a resolução do Banco Espírito Santo. Os contatos foram com os serviços técnicos da concorrência e Joaquin Almunia
Crise no GES

Costa tranquilizou Governo sobre BES a 7 de julho

231
Em carta de resposta a Maria Luís Albuquerque, Carlos Costa dizia que a situação do BES era "robusta". Faltavam três semanas para o banco ser alvo de resolução.
Comissão de Inquérito BES

Contabilista decisivo para afastar Salgado

O Banco de Portugal começou a investigar a idoneidade de Salgado no final de Setembro de 2013. Mas só depois do contabilista o comprometer na ocultação de dívida é que o presidente do BES foi afastado
Comissão de Inquérito BES

Carlos Costa admite perdas com venda do Novo Banco

Carlos Costa lamenta não ter poderes para afastar Salgado e disse que já há cinco processos contra o banqueiro. E admite "um desconto pequeno" na venda do Novo Banco, prevista para abril/maio.
Economia

Inquérito ao BES ouve sete pessoas em três dias

O primeiro dia será dominado pelo Banco de Portugal, com três responsáveis e serem ouvidos. Seguem-se os presidentes do ISP e CMVM na terça. Quarta é a vez de Teixeira dos Santos e Maria Luís.
Crise no GES

Audição de Costa mantém-se 

Fernando Negrão, presidente da comissão de inquérito ao BES, vai contactar na quinta-feira o governador do BdP para perguntar quando é que o relatório da auditoria forense vai chegar ao Parlamento.
Crise no GES

Auditoria ao BES pode ir para o Ministério Público

Se houver "indícios de factos relevantes do ponto de vista criminal", o Banco de Portugal enviará a auditoria para o Ministério Público. Relatório, que "não está ainda concluído", não será publicado.
Estabilidade financeira

Efeitos do BES e imobiliário preocupam BdP

O Banco de Portugal defende a medida de resolução aplicada ao BES mas reconhece que é preciso "monitorizar de perto" os efeitos da decisão e da situação que levou ao colapso do banco.
Comissão de Inquérito BES

Auditoria pode não estar pronta a tempo de Costa

Auditoria forense à anterior gestão do Banco Espírito Santo pode não estar concluída a tempo da audição de Carlos Costa, agendada para dia 17. Segredo de justiça vai limitar acesso a conclusões.
Carlos Costa

Banco de Portugal diz que está "mais intrusivo"

A banca portuguesa está bem capitalizada e é resiliente, como comprovam os resultados dos recentes testes de stress europeus, escreve Carlos Costa, governador do Banco de Portugal.
Comissão de Inquérito

BES: Saiba quem são as 119 pessoas a ser ouvidas

113
Ao todo vão ser ouvidos dez ministros e ex-ministros, Carlos Costa e outros responsáveis do Banco de Portugal, parte da família Espírito Santo, a troika e comissários europeus.
Crise no GES

BdP deu 48 horas a Vítor Bento para salvar o BES

131
O Banco de Portugal soube dos prejuízos do BES três dias antes de o banco os apresentar ao mercado. Sem informar a CMVM, deu dois dias para reforçar capitais. Caso contrário, haveria intervenção.
Crise no GES

Quando soube Bruxelas da intervenção no BES?

O tema centrou o debate no Parlamento nesta quarta-feira. Direção Geral da Concorrência diz que abriu o registo de monitorização do BES a 30 de Julho por sua iniciativa, após os prejuízos anunciados.
Novo Banco

Carlos Costa admite que Bento queria mais tempo

Carlos Costa confirmou na AR divergências face a Vítor Bento:“É natural que pudesse pensar que com mais tempo poderia fazer um trabalho diferente”. E diz que era impossível uma recapitalização.
O Economista à Paisana

Devemos reformar os trabalhadores mais velhos?

Em conclusão, ao contrário do Governador do Banco de Portugal, o Economista à Paisana recomenda que se acarinhe os trabalhadores mais velhos para criar emprego jovem.
Novo Banco

Ninguém fica bem na fotografia

371
Vítor Bento não se devia ter demitido agora. Carlos Costa não devia ter deixado o problema apodrecer. O Governo não devia fazer de morto. Stock da Cunha vai precisar de um milagre para juntar os cacos
Novo Banco

Quem é Eduardo Stock da Cunha?

331
O banqueiro é o terceiro de oito irmãos. Desencantado com o curso de Economia, não desistiu, mas virou-se temporariamente para o jornalismo. O apelido Stock é de origem judaico-alemã.
Banco de Portugal

O Banco de Portugal falhou. Outra vez.

591
Não se trata de pedir a cabeça de Carlos Costa, mas sim de reconhecer que as falhas de regulação e supervisão do sistema financeiro têm, também elas, características estruturais e raízes sistémicas
Crise no GES

Mal-estar no PSD-CDS com Carlos Costa

348
Nuno Melo acusa Banco de Portugal de não ter atuado "suficientemente rápido" perante a crise do GES e levanta várias dúvidas sobre os últimos dias. PSD também já tinha feito críticas.
Carlos Costa

A história com todas as navalhas

428
O que faz da queda do BES uma história política é uma parte da oligarquia partidária ter-se convencido de que tinha de estar em todos os lugares do Estado, grandes empresas, bancos, comunicação social
Novo Banco

Estado reduz empréstimo para 3,9 mil milhões

A ministra das Finanças aceitou a proposta dos bancos e reduz o empréstimo ao Novo Banco para 3,9 mil milhões. Garante que "não há qualquer risco" para os contribuintes. E diz que a solução é do BdP.
Carlos Costa

O culpado é sempre quem vem a seguir

734
As autoridades nacionais e europeias não estão imaculadas no processo do BES. Mas seria patético se a polémica acerca da solução servisse para trespassar as responsabilidades do problema.
Crise no GES

Maria Luís ouvida quinta-feira no Parlamento

Maria Luís Albuquerque vai ser ouvida na quinta-feira à tarde no Parlamento. Carlos Costa deverá ser ouvido na Comissão de Orçamento e Finanças um dia depois.
Crise no GES

Carlos Costa: há investidores interessados no BES

BES "está capitalizado, tem uma almofada de capital para fazer face aos riscos com que está confrontado", disse o governador do Banco de Portugal à TVI.
Crise no GES

Carlos Costa: "Transparência é para aplicar"

Governador Carlos Costa deu lição de transparência quando questionado sobre situação do BES. "O mercado vive mal com a incerteza", resumiu.
Crise no GES

Caso GES chega ao Parlamento

Maioria PSD/CDS viabilizou a ida de Maria Luís Albuquerque, o Governador do Banco de Portugal e do presidente da CMVM à Assembleia da República.
PS

Seguro reúne-se com Passos e Carlos Costa

O líder do PS encontra-se esta quarta com primeiro-ministro para falar do comissário europeu e com o governador do Banco de Portugal para discutir o caso BES.
Crise no GES

Será mesmo a queda de um ídolo?

Carlos Costa tem de levar mais longe a sua corajosa tarefa, que nos custará ainda muito dinheiro mas nos poupará no futuro outro tanto ou mais, recusando os nomes avançados por Ricardo Salgado
Banco de Portugal

Controlo orçamental custa mais 6,7 mil milhões

"Não obstante o significativo esforço de consolidação orçamental" realizado nos últimos três anos, a "dívida pública atingiu, em 2013, um valor próximo de 130% do PIB", afirma o banco central.
Carlos Costa

BCE atento à baixa inflação

Governador do Banco de Portugal alinha pelo discurso de Mario Draghi e diz que não há risco de deflação, mas que um período longo de baixa inflação preocupa.
A página está a demorar muito tempo.