437kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Carlos Costa

Prémios e Galardões

Carlos Costa distinguido com prémio carreira

O ex-governador do Banco de Portugal recebeu o Prémio Carreira 2021 da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, que distingue antigos alunos pelo seu "percurso profissional e pessoal".
Novo Banco

Resolução do BES passou a "fraude política"

Durante a discussão sobre o relatório da comissão parlamentar do Novo Banco, PCP viu aprovada uma proposta que diz que a resolução do BES "foi uma fraude política".
Novo Banco

O que disse Carlos Costa (e o que ficou por dizer)

Ex-Governador remeteu para outra audição, a um dos seus ex-vice-governadores, o esclarecimento sobre a acusação grave feita pelo Tribunal de Contas, que questionou os pedidos de capital do Novo Banco.
Comissão de Inquérito

Carlos Costa pede para ser ouvido remotamente

Carlos Costa "invoca a sua idade, fragilidades de saúde e o estado de emergência e respetivo confinamento" para não se apresentar presencialmente à Assembleia da República, pedindo uma audição remota.
Novo Banco

Novo Banco: Carlos Costa está incontactável

Após um adiamento de 15 dias devido à pandemia, Fernando Negrão confirmou que as primeiras inquirições realizar-se-ão no dia 10 de março e aponta uma dificuldade: Carlos Costa está incontactável.
Banco de Portugal

Costa. Lei não permitia afastamento de Salgado

O ex-governador do Banco de Portugal diz que conclusões do relatório Costa Pinto são meras opiniões e garante que a lei em vigor em 2013 não permitia o afastamento de Ricardo Salgado do BES.
Banco de Portugal

Banco de Portugal. Carlos Costa termina mandato

Os 10 anos de mandato de Carlos Costa, apesar de inicialmente pacíficos, ficaram marcados pela troika, a queda do BES do Banif e por severas críticas de vários quadrantes políticos.
Banco de Portugal

Costa recebe governador do Banco de Portugal

Esta reunião ocorre antes de António Costa ouvir os partidos com representação parlamentar sobre a escolha do sucessor de Carlos Costa como governador do Banco de Portugal.
Coronavírus

Carlos Costa defende separação dos gastos em Covid

O governador do Banco de Portugal defende que deve existir uma separação orçamental entre gastos associados à pandemia e outros gastos correntes do Estado.
Banco de Portugal

Centeno pode ser um "grande governador"

Carlos Costa elogia Mário Centeno como seu possível sucessor. Vir do Governo é problemático? Depende da "atitude" face à independência do banco central, diz ao Expresso.
Caso BES

Salgado volta a perder contra o Banco de Portugal

Tribunal da Concorrência volta a não dar razão à defesa de ex-líder do BES. Salgado perdeu sempre que tentou invocar alegada falta de imparcialidade de Carlos Costa e do Banco de Portugal.
Banco de Portugal

Gestor com crimes fiscais pode receber idoneidade

Tribunal quer obrigar Banco de Portugal a dar idoneidade a gerente condenado por abuso de confiança fiscal entre 2015 e 2017. Gestor financeiro não pode ficar "impedido para sempre", diz juíza.
Banco de Portugal

Portugal "tem de ser credível" a baixar a dívida

Governador do Banco de Portugal defende que, caso surja uma crise, país "tem margem" para registar algum défice. Mas essa "margem" só pode ser para um uso "temporário", não "permanente".
Carlos Costa

"Estabilidade não é evitar colapso de bancos"

Numa conferência sobre estabilidade financeira, em Lisboa, Carlos Costa sublinha que não está em causa evitar colapso de bancos mas, sim, proteger a economia e a confiança dos depositantes.
Caixa Geral de Depósitos

CGD. Um problema de água ou excesso de líquidos?

Farpas a Mário Centeno. Água e excessos de líquidos. Escusas mal explicadas e respostas crípticas a críticas certeiras. A audição ao governador do Banco de Portugal deu para tudo.
Banco de Portugal

Costa e Constâncio. Quem fez mais pela banca?

Carlos Costa e Vítor Constâncio marcaram 20 anos de supervisão bancária. E falharam em vários momentos cruciais. Os dois são as "estrelas" da primeira semana de audições sobre a gestão da Caixa.
Carlos Costa

PS quer audição do governador sobre o BES

O grupo parlamentar do PS requereu a audição de Carlos Costa, no parlamento, para esclarecimentos sobre o processo de resolução do BES e sobre a gestão do banco até à venda.
Banco de Portugal

O banco central em risco de ser governamentalizado

Certas mudanças que o Governo propõe na supervisão parecem muito marcadas pela irritação que o actual governador do Banco de Portugal provoca em grupos com poder. Se foram aprovadas será um erro grave
Parlamento

PS e PSD chumbam exoneração de Carlos Costa

O parlamento chumbou esta quarta-feira, com os votos do PS e do PSD, a exoneração de Carlos Costa do cargo de governador do BdP. Além do BE, a recomendação teve os votos a favor do PCP, PEV e PAN.
Banco de Portugal

As questões que Carlos Costa não esclareceu

Na entrevista à SIC, esta terça-feira, Carlos Costa garantiu que não participou nas operações de crédito mais ruinosas. Mas, além de fazer algumas revelações, deixou várias questões por responder.
Carlos Costa

Costa só ia à reunião de crédito para fazer número

Governador do Banco de Portugal garante que não participou em nenhuma das 25 grandes operações ruinosas do banco público. E diz que foi a CGD que lhe tratou da compra do monte a Armando Vara.
Bolsa de Lisboa

Governador pede “contas transparentes e auditadas"

Carlos Costa, governador do Banco de Portugal, afirmou num evento da Euronext Lisbon que um dos fatores essenciais para a confiança nas empresas é haver contas "transparentes e auditadas".
Caixa Geral de Depósitos

Carlos Costa rejeita conflito de interesses

Terceiro comunicado do Governador do Banco de Portugal numa semana. Jornal Económico tinha noticiado que Carlos Costa passou férias no Vale do Lobo depois de aprovar crédito ruinoso.
Comissão de Inquérito

Demissão do governador só após fim do mandato

O calendário que os partidos apresentaram para decidir sobre o futuro de Carlos Costa no Banco de Portugal significa que a possibilidade de destituição só teria efeitos daqui a dois anos.
Caixa Geral de Depósitos

PSD. Proposta do BE, para já, é "desproporcionada"

PSD quer apurar responsabilidades "rapidamente" mas "de forma tranquila". Também à direita, o CDS admite alinhar-se com pedido de exoneração mas, primeiro, quer ouvir Carlos Costa no parlamento.
Carlos Costa

Caixa. BE pede exoneração de Carlos Costa

O governador pediu escusa das decisões do Banco de Portugal sobre auditoria à gestão da CGD, por já ter sido administrador daquele banco. Bloco de Esquerda volta a pedir exoneração por "falha grave".
Banca

"Não há almoços grátis" na banca, diz Carlos Costa

Governador do Banco de Portugal diz que a sociedade tem de decidir sobre o grau de garantias que dá ao setor bancário, porque com menos garantias haverá menos crédito. "Não há almoços grátis".
Caso BES

Salgado acusado pela quarta vez pelo BdP

Ex-líder do BES foi acusado de atos dolosos de gestão ruinosa. Em causa o alegado desvio de 3 mil milhões de euros para a Eurofin e a concessão de créditos irregulares de 1,3 mil milhões euros ao GES.
Carlos Costa

Carlos Costa e o dilema do malparado da banca

O governador do Banco de Portugal entende que os bancos que optem por reduzir mais rapidamente o elevado volume de crédito malparado serão beneficiados
Carlos Costa

"Brexit é como ir da Champions para a distrital"

Carlos Costa considera que o Brexit é como descer da Liga dos Campeões para o campeonato distrital. O governador do Banco de Portugal diz que a saída do Reino Unido da União Europeia é "um erro".
Ricardo Salgado

Salgado: "BdP não está interessado na verdade"

Ricardo Salgado recusou responder às perguntas dos mandatários do Banco de Portugal e alegou que este "não está interessado na verdade". Salgado diz que sofreu um "julgamento sumário" de Carlos Costa.
Banco de Portugal

BdP recebeu 7.603 reclamações até junho

O aumento das reclamações deve-se ao crédito hipotecário e ao crédito aos consumidores. O Banco de Portugal diz que em 62% das reclamações não foram detetados indícios de infração.
Carlos Costa

Governador: redução do malparado é importante

O governador do Banco de Portugal afirmou que o sistema comum de garantia de depósitos da futura União Bancária só avança se o crédito malparado for reduzido.
Banco de Portugal

Carlos Costa quer solução para malparado

O governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, defendeu que a solução para o crédito malparado deve ser encontrada dentro dos bancos e não deve passar pela "externalização da venda de ativos".
Banco de Portugal

"Objetivo dos bancos centrais é evitar crises"

Carlos Costa falou esta terça-feira sobre a independência dos bancos centrais. Declarações que surgem depois de outras, esta segunda-feira, em que dizia que "há sempre tentações de tirar o tesouro".
Banco de Portugal

Finanças reagem a receios de Costa: "Lamentável"

Governador do Banco de Portugal receia a tentação de interferência nos bancos centrais e deixou aviso. Finanças acusaram o toque e querem que Costa corrija as declarações. Voltou clima de tensão.
Carlos Costa

"Onde há tesouro, há sempre tentações de o tirar"

Governador do Banco de Portugal disse que há tentativas de pôr em causa a independência dos bancos centrais, mas que isso não é exclusivo de alguns países.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.