Carlos Costa

Caixa Geral de Depósitos

CGD. Um problema de água ou excesso de líquidos?

Farpas a Mário Centeno. Água e excessos de líquidos. Escusas mal explicadas e respostas crípticas a críticas certeiras. A audição ao governador do Banco de Portugal deu para tudo.
Banca

CGD. BdP conhecia problemas no crédito desde 2011 - como aconteceu

179
Governador diz que previsões macro na recapitalização da Caixa falharam, o que complicou a vida do banco. Era Centeno que estava na direção desse departamento do BdP, na altura. Siga aqui em direto.
Banco de Portugal

Costa e Constâncio. Quem fez mais pela banca? /premium

440
Carlos Costa e Vítor Constâncio marcaram 20 anos de supervisão bancária. E falharam em vários momentos cruciais. Os dois são as "estrelas" da primeira semana de audições sobre a gestão da Caixa.
Carlos Costa

PS quer audição do governador sobre o BES

O grupo parlamentar do PS requereu a audição de Carlos Costa, no parlamento, para esclarecimentos sobre o processo de resolução do BES e sobre a gestão do banco até à venda.
Banco de Portugal

O banco central em risco de ser governamentalizado /premium

214
Certas mudanças que o Governo propõe na supervisão parecem muito marcadas pela irritação que o actual governador do Banco de Portugal provoca em grupos com poder. Se foram aprovadas será um erro grave
Parlamento

PS e PSD chumbam exoneração de Carlos Costa

186
O parlamento chumbou esta quarta-feira, com os votos do PS e do PSD, a exoneração de Carlos Costa do cargo de governador do BdP. Além do BE, a recomendação teve os votos a favor do PCP, PEV e PAN.
Banco de Portugal

As questões que Carlos Costa não esclareceu /premium

168
Na entrevista à SIC, esta terça-feira, Carlos Costa garantiu que não participou nas operações de crédito mais ruinosas. Mas, além de fazer algumas revelações, deixou várias questões por responder.
Carlos Costa

Costa só ia à reunião de crédito para fazer número

3.191
Governador do Banco de Portugal garante que não participou em nenhuma das 25 grandes operações ruinosas do banco público. E diz que foi a CGD que lhe tratou da compra do monte a Armando Vara.
Bolsa de Lisboa

Governador pede “contas transparentes e auditadas"

380
Carlos Costa, governador do Banco de Portugal, afirmou num evento da Euronext Lisbon que um dos fatores essenciais para a confiança nas empresas é haver contas "transparentes e auditadas".
Caixa Geral de Depósitos

Carlos Costa rejeita conflito de interesses

486
Terceiro comunicado do Governador do Banco de Portugal numa semana. Jornal Económico tinha noticiado que Carlos Costa passou férias no Vale do Lobo depois de aprovar crédito ruinoso.
Comissão de Inquérito

Demissão do governador só após fim do mandato

O calendário que os partidos apresentaram para decidir sobre o futuro de Carlos Costa no Banco de Portugal significa que a possibilidade de destituição só teria efeitos daqui a dois anos.
Caixa Geral de Depósitos

PSD. Proposta do BE, para já, é "desproporcionada"

PSD quer apurar responsabilidades "rapidamente" mas "de forma tranquila". Também à direita, o CDS admite alinhar-se com pedido de exoneração mas, primeiro, quer ouvir Carlos Costa no parlamento.
Carlos Costa

Caixa. BE pede exoneração de Carlos Costa

354
O governador pediu escusa das decisões do Banco de Portugal sobre auditoria à gestão da CGD, por já ter sido administrador daquele banco. Bloco de Esquerda volta a pedir exoneração por "falha grave".
Banca

"Não há almoços grátis" na banca, diz Carlos Costa

Governador do Banco de Portugal diz que a sociedade tem de decidir sobre o grau de garantias que dá ao setor bancário, porque com menos garantias haverá menos crédito. "Não há almoços grátis".
Caso BES

Salgado acusado pela quarta vez pelo BdP

520
Ex-líder do BES foi acusado de atos dolosos de gestão ruinosa. Em causa o alegado desvio de 3 mil milhões de euros para a Eurofin e a concessão de créditos irregulares de 1,3 mil milhões euros ao GES.
Carlos Costa

Carlos Costa e o dilema do malparado da banca

O governador do Banco de Portugal entende que os bancos que optem por reduzir mais rapidamente o elevado volume de crédito malparado serão beneficiados
Carlos Costa

"Brexit é como ir da Champions para a distrital"

Carlos Costa considera que o Brexit é como descer da Liga dos Campeões para o campeonato distrital. O governador do Banco de Portugal diz que a saída do Reino Unido da União Europeia é "um erro".
Ricardo Salgado

Salgado: "BdP não está interessado na verdade"

154
Ricardo Salgado recusou responder às perguntas dos mandatários do Banco de Portugal e alegou que este "não está interessado na verdade". Salgado diz que sofreu um "julgamento sumário" de Carlos Costa.
Banco de Portugal

BdP recebeu 7.603 reclamações até junho

O aumento das reclamações deve-se ao crédito hipotecário e ao crédito aos consumidores. O Banco de Portugal diz que em 62% das reclamações não foram detetados indícios de infração.
Carlos Costa

Governador: redução do malparado é importante

O governador do Banco de Portugal afirmou que o sistema comum de garantia de depósitos da futura União Bancária só avança se o crédito malparado for reduzido.
Banco de Portugal

Carlos Costa quer solução para malparado

O governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, defendeu que a solução para o crédito malparado deve ser encontrada dentro dos bancos e não deve passar pela "externalização da venda de ativos".
Banco de Portugal

"Objetivo dos bancos centrais é evitar crises"

Carlos Costa falou esta terça-feira sobre a independência dos bancos centrais. Declarações que surgem depois de outras, esta segunda-feira, em que dizia que "há sempre tentações de tirar o tesouro".
Banco de Portugal

Finanças reagem a receios de Costa: "Lamentável"

Governador do Banco de Portugal receia a tentação de interferência nos bancos centrais e deixou aviso. Finanças acusaram o toque e querem que Costa corrija as declarações. Voltou clima de tensão.
Carlos Costa

"Onde há tesouro, há sempre tentações de o tirar"

Governador do Banco de Portugal disse que há tentativas de pôr em causa a independência dos bancos centrais, mas que isso não é exclusivo de alguns países.
Carlos Costa

Carlos Costa quer supervisor e regulador separados

O governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, considerou numa conferência em Lisboa que as funções de regulador e supervisor do setor bancário devem ser separadas.
Carlos Costa

Malparado. Solução exige isenção de regras da UE - como aconteceu

"Ninguém batalhou mais do que eu" para resolver problema do crédito problemático na banca. Carlos Costa reconhece que solução exige capital ou isenção de regras de resolução e concorrência.
Carlos Costa

Carlos Costa. Projeções do BdP são "boas notícias"

O governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, considerou esta quarta-feira "boas notícias" as projeções macroeconómicas divulgadas pelo banco central.
Resolução do BES

Idoneidade, fugas de informação e desafio inédito

O governador foi questionado durante quase sete horas. Foi uma espécie de comissão de inquérito feita num só dia. O que disse Carlos Costa de novo sobre a resolução do BES?
Resolução do BES

Montepio. "Estamos no bom caminho" - como aconteceu

Ao fim de horas de audição sobre resolução do BES, surge uma pergunta sobre o Montepio. Carlos Costa diz que tudo está a ser feito para assegurar a estabilidade financeira e "estamos no bom caminho."
PS

PS recusa avançar para a demissão de Carlos Costa

O PS vai demarcar-se do projeto de resolução do Bloco de Esquerda que pede o afastamento do governador do Banco de Portugal, Carlos Costa.
Bloco de Esquerda

Bloco recomenda ao Governo que afaste Carlos Costa

931
O Bloco de Esquerda vai apresentar um projeto de resolução recomendado ao Governo o afastamento do governador do Banco de Portugal. " "Carlos Costa está a mais no Banco de Portugal".
Maria Luís Albuquerque

Carlos Costa teve "atitude correta"

A ex-ministra das Finanças Maria Luís Albuquerque defendeu que o governador do Banco de Portugal teve uma "atitude correta", alertando que "nunca pode ser posta em causa" a independência da instituição que dirige.
Carlos Costa

Carlos Costa: gestão do Montepio está estabilizada

O governador do Banco de Portugal garante que a Caixa Económica, que gere o Montepio, "está estabilizada" e "a dar passos sérios no sentido de se transformar num pilar financeiro do terceiro setor".
Carlos Costa

Carlos Costa ouvido duas vezes no final do mês

O governador do Banco de Portugal vai ser ouvido na comissão parlamentar de Orçamento e Finanças duas vezes, mas só está disponível a partir do dia 23 de março.
Banco de Portugal

Carlos Costa: lei não permitiu afastar Salgado

Governador do Banco de Portugal não teme ser afastado pelo Governo e explica, em entrevista ao Público, que, no caso BES, só não retirou idoneidade a Salgado porque legalmente "não o podia fazer".
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo esteve reunido com Carlos Costa

O Presidente da República recebeu o governador de Banco de Portugal para tentar mediar uma solução apaziguadora no que toca às nomeações para o BdP e às alegadas falhas no caso do BES.
Política

Maioria de esquerda aperta o cerco a Carlos Costa

O regresso do caso BES relançou as críticas da esquerda à atuação do governador do Banco de Portugal em todo o processo. Bloco e PCP pedem a cabeça de Carlos Costa e o PS não esconde a insatisfação.
Banco de Portugal

CDS quer melhorar organização do Banco de Portugal

160
Assunção Cristas defende que deve ser melhorada a organização e gestão interna do Banco de Portugal, numa altura em que a líder bloquista diz que o governador não tem condições para continuar no cargo
Banco de Portugal

Catarina Martins: Carlos Costa "não tem condições"

172
"Carlos Costa não tem condições. O Bloco não mudou de opinião, não há nada que o faça mudar de opinião sobre essa matéria", disse Catarina Martins à margem do aniversário do partido.
Banco de Portugal

PS mantém pressão sobre Carlos Costa

O líder parlamentar do PS diz que "não há dúvidas que houve falhas muito significativas" do Banco de Portugal. Sobre se tem condições para continuar diz que o PS está a "refletir".
Carlos Costa

Equivalência de supervisão com PALOP é urgente

Carlos Costa salientou a urgência de os bancos centrais lusófonos conseguirem a equivalência de supervisão, sob pena de encarecerem as operações dos bancos portugueses e o financiamento das economias.
Comissão De Inquérito Ao Banif

Fuga da informação? Governador diz que nunca houve

Carlos Costa tem "plena confiança" nos seus colaboradores e afasta a possibilidade de uma fuga de informação do Banco de Portugal para a TVI sobre o processo do Banif. Em vários anos, nunca aconteceu.
Comissão De Inquérito Ao Banif

Audição a Carlos Costa adiada para 15 de junho

A última audição ao governador do Banco de Portugal na comissão de inquérito ao Banif foi adiada para 15 de junho. Mário Centeno encerra as audições no dia 21 de junho,
Sistema Financeiro

Carlos Costa insiste na solução "banco mau"

O Governador do Banco de Portugal defende o conceito de "banco mau" como solução para solucionar o peso do crédito malparado dos bancos portugueses, num artigo a ser publicado no Jornal de Negócios.
Banca

Faria de Oliveira: Carlos Costa depende dele mesmo

O presidente da Associação de Bancos deixa rasgados elogios a Carlos Costa e diz que a sua manutenção no cargo também depende da colaboração com o Governo. Não se opõe à nacionalização do Novo Banco.
Carlos Costa

Corte de pessoal vai viabilizar o Novo Banco

Processo de redução do número de trabalhadores do Novo Banco tem como objetivo viabilizar o modelo de negócio e maximizar o valor, afirmou o governador do Banco de Portugal, Carlos Costa.
Comissão De Inquérito Ao Banif

Falha de informação não perturba relação com o BdP - como aconteceu

Ministro das Finanças mantém que houve falha de informação do Banco de Portugal sobre Banif, mas diz que não perturba relação institucional. Contraria ainda a tese de que informação estava protegida.
Comissão De Inquérito Ao Banif

Banif. Tiro ao alvo na comissão de inquérito

Quando Mário Centeno e Carlos Costa voltarem esta terça-feira à sala 1 do Parlamento, os partidos vão afinar a pontaria. Todos sabem que, numa comissão de inquérito, quem não marca pontos, sofre.
Comissão De Inquérito Ao Banif

BdP invocou notícias para travar fundos ao Banif

Banco de Portugal invocou o debate político e a notícia da TVI, e o seu impacto na fuga de depósitos, para justificar a proposta de limitar o acesso do Banif ao financiamento do eurosistema.
Banif

Banif. Governo acusa Banco de Portugal

Secretário de Estado do Tesouro acusa Banco de Portugal de "falha de informação grave" e diz ao Público que não conhecia proposta do BdP para limitar financiamento ao Banif. Pede explicações.
Banco de Portugal

"BCE foi além" do que BdP propôs para o Banif

Banco de Portugal garante que a limitação do acesso do Banif às operações de cedência de liquidez foi "a menos gravosa" que estava ao dispor. Mas o BCE "foi além" e optou pela suspensão.
Comissão De Inquérito Ao Banif

Carlos Costa admite que se perderam dois anos  - como aconteceu

Governador deixou críticas à falta de coordenação e de escrutínio de decisores europeus. E lamentou que plano para o Banif apresentado em Bruxelas a setembro de 2015 não tenha avançado em 2013.
Banif

Carlos Costa recusou informar Governo sobre Banif

123
O Governador do Banco de Portugal enviou uma carta a Maria Luís Albuquerque, então ministra das Finanças, onde explicava que, mesmo tendo a estratégia para salvar o Banif, ia mantê-la em segredo.
Novo Banco

Centeno e Carlos Costa vão ser ouvidos na AR

O ministro das Finanças e o Governador do Banco de Portugal vão ter de explicar a decisão do Novo Banco no Parlamento. Requerimento do BE foi aprovado pela esquerda. PSD e CDS abstiveram-se.
PS

Governador do BdP. PS recusa alterar Constituição

CDS desafiou o PS para mudar regras de nomeação do governador, mas Carlos César diz que não é prioridade e recusa abrir revisão constitucional para "um preciosismo dessa natureza"
Política

Paulo Portas teve "deselegância" para com Cristas

Luís Marques Mendes gostou do discurso de Paulo Portas mas achou uma "deselegância" para com Assunção Cristas o facto de o agora ex-líder do CDS-PP pedir a demissão de Carlos Costa.
Novo Banco

Carlos Costa garante: contribuintes não vão pagar

129
“Se me der um endereço na lua para o qual se possa enviar a fatura do Novo Banco, eu mando”. A frase foi dita ao Expresso, jornal que este sábado publica uma entrevista ao governador.
Novo Banco

Novo Banco. Gato escaldado de água fria tem medo

Obrigações "senior" que o Banco de Portugal protegeu estão a negociar a 70% do valor. Instituição garantiu que não haverá mais perdas, mas especialistas duvidam. Há uma proposta para "corrigir o erro"
Sistema Financeiro

O Banco de Portugal, Costa e as instituições

545
O caso do Banco de Portugal soma-se a outras medidas "relâmpago" da governação que parecem seguir uma estratégia simples, clara e directa: reverter cegamente tudo o que foi feito pelo anterior governo
Banco de Portugal

Eles comem tudo. E sempre foi assim.

4.279
Não, não e não: o ataque ao Governador do Banco de Portugal não tem nada a ver com os "lesados do BES". Tem sim tudo a ver com a vontade do PS de António Costa de o substituir por alguém a seu gosto.
Carlos Costa

E não se pode demiti-lo? É muito difícil

355
Regressa a pressão sobre o governador do Banco de Portugal, com mais críticas de Costa e com o BE a pedir ao Governo que o demita. Mas tirar Carlos Costa do cargo não é tarefa fácil, senão impossível.
Caso José Veiga

Venda do ex-BES Cabo Verde a Veiga é ilegal

344
Banco de Portugal anula contrato de Novo Banco com José Veiga. Observador confrontou ontem regulador com entendimento do MP de que o contrato assinado pela administração do Novo Banco é ilegal
Banif

Banif. Houve uma restrição muito forte de Bruxelas - como aconteceu

Ministro diz que Bruxelas queria que venda do Banif fosse feita com consolidação bancária. Centeno admite restrição forte e diz que não houve tempo para negociar ofertas alternativas ao Santander.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)