Em 2020, o último ano em que foi Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump declarou prejuízos, não pagando impostos sobre rendimento. A informação consta das declarações de impostos do empresário norte-americano, que foram tornadas públicas por um painel do Congresso dos Estados Unidos.

Os registos foram divulgados após um longo braço de ferro, que se prolongou durante a noite desta terça-feira. Segundo a Reuters, os impostos pagos pelo casal Donald e Melania Trump sofreram significativas alterações durante os quatro anos na Casa Branca.

Democratas ganham braço de ferro. Declarações de impostos de Trump vão ser tornadas públicas

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em quatro anos, o casal pagou um total de três milhões de dólares em impostos, 2,8 milhões de euros à conversão atual, uma vez que as deduções permitiram ao casal reduzir ao mínimo o valor a pagar. Haverá inclusive dúvidas no Congresso sobre algumas deduções, incluindo uma de 916 milhões de dólares.

Em 2017, Trump e Melania apresentaram um resultado bruto negativo de 12,9 milhões de dólares, o que levou a um pagamento de impostos de 750 dólares. No ano seguinte, o casal declarou rendimentos de 24,3 milhões de dólares e pagou nesse ano um milhão de dólares de impostos. Em 2019, pagou ainda menos, 134 mil dólares, por ter declarado rendimentos também mais baixos, de 4,4 milhões de dólares.

No último ano na Casa Branca, em que tentou ser reeleito mas perdeu a corrida presidencial para Joe Biden, Trump reportou prejuízos de 4,8 milhões de dólares, não pagando por isso impostos.

Há algum tempo já tinha sido avançado pelo New York Times que, nos 15 anos antes de se tornar Presidente, Donald Trump não pagou impostos em dez. As declarações de impostos divulgadas até então sugeriam perdas “crónicas” de um homem que se autointitula como um dos empresários mais relevantes dos Estados Unidos.