Após uma visita rápida aos Estados Unidos, o Presidente ucraniano disse regressar com “bons resultados”. Volodymyr Zelensky, que já chegou entretanto à Polónia, saiu de Washington com o anúncio de um novo pacote de assistência norte-americano no valor de 1,75 mil milhões de euros, que incluiu os sistemas de defesa Patriot.

Depois da viagem até aos EUA, Zelensky fez uma paragem na Polónia, onde se reuniu com o homólogo, Andrezj Duda, no aeroporto de Rzeszow-Jasionka. Os dois líderes analisaram “os planos estratégicos para o futuro, relações bilaterais e interações a nível internacional em 2023″.

Esta quarta-feira o Presidente russo esteve reunido com o Conselho de Estado, ao que se seguiu uma conferência de imprensa. Em declarações aos jornalistas, Vladimir Putin abordou o limite de preço do petróleo e do gás, afirmando que as medidas não vão trazer prejuízo para o país.

Sobre o conflito na Ucrânia, o líder russo disse que todos os conflitos armados acabam em algum tipo de negociação. “O nosso objetivo é acabar com a guerra”, afirmou, acrescentando que pretende que a guerra chegue ao fim o mais rapidamente possível.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O que aconteceu durante a noite?

  • O G7 exortou as autoridades bielorrussas a terminarem o apoio à invasão russa da Ucrânia e ameaçaram Minsk com sanções, caso continue a permitir que as Forças Armadas russas utilizem o seu território no contexto da guerra.
  • Os Estados Unidos anunciaram novas sanções a dez empresas e institutos de pesquisa russos que apoiam a Marinha da Rússia. “A Rússia continua a bloquear o comércio marítimo no Mar Negro com as suas operações navais agressivas. As ações russas prejudicam os civis e continuam a escalar a Ucrânia”, afirmou o secretário de Estado norte-americano, Anthony Blinken.

  • Mais de 50.000 residentes regressaram à cidade de Mykolaiv, no sul da Ucrânia, nas últimas semanas, apesar do inverno. “Isto significa que a vida está a regressar a Mykolaiv. É evidente que a frente [de guerra] se moveu, por isso, as pessoas estão a regressar a casa mesmo no inverno”, disse o chefe de gabinete adjunto da presidência, Kyrylo Tymoshenko,
  • As autoridades alemãs prenderam um funcionário dos serviços secretos (BND) suspeito de ter partilhado segredos de estado com a Rússia.
  • O ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano, Dmytro Kuleba, acredita que a decisão dos EUA de fornecer à Ucrânia defesas antiaéreas Patriot vai dar o exemplo a outros aliados.
  • Os esforços do exército russo na Ucrânia estão atualmente concentrados na captura de toda a região de Donetsk, no leste do país, anunciou esta quinta-feira o comandante das Forças Armadas da Rússia, general Valery Guerasimov.

O que aconteceu durante a tarde?

  • A porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, Maria Zakharova, chamou hoje ao Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, “filha da p*** do Ocidente”. O momento aconteceu durante a sua habitual conferência de imprensa semanal, na sequência da viagem de Zelensky a Washington.

  • O comissário parlamentar ucraniano dos Direitos Humanos alegou, na televisão nacional, que centenas de milhares de crianças foram deportadas à força para a Rússia e confirmou a existência de uma “sala de tortura” para crianças em Kherson.
  • O ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, visitou as forças russas na Ucrânia. Um vídeo partilhado pelo Ministério da Defesa da Rússia mostra Shoigu a chegar ao local, não identificado, de helicóptero, a visitar as trincheiras, as camaratas e uma farmácia improvisada, refere o The Moscow Times.
  • As forças armadas ucranianas informaram esta quinta-feira ter encontrado mais uma vala comum com restos humanos num cemitério de Pravdino, na região de Kherson, depois de terem retomado o controlo da região às tropas russas.
  • As conversações com a Agência Internacional de Energia Atómica sobre a criação de uma zona segura junto à central nuclear de Zaporíjia continuam, afirmou a Rosatom, a empresa de energia nuclear russa. Ainda não foi possível chegar a um acordo, mas os dois lados estão cada vez mais próximos.
  • O Presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko, desmentiu as “teorias das conspirações” sobre a colocação das forças armadas junto à fronteira, garantindo que recentes as movimentações não visam a Ucrânia.
  • O embaixador russo nos EUA, Anatoly Antonov, alertou para as consequências das “ações provocatórias” norte-americanas, após Joe Biden ter anunciado o envio de mísseis Patriot para a Ucrânia.

O que aconteceu durante a manhã?

  • O Presidente ucraniano foi convidado pela União Europeia a visitar Bruxelas a 3 de fevereiro de 2023, revelou Barend Leiths, porta-voz do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel.
  • O Presidente francês, Emmanuel Macron, quer Europa menos dependente dos EUA em questões de segurança. “Dentro da NATO, com a NATO, mas sem depender da NATO”, afirmou. Sobre a entrada da Ucrânia na Aliança militar, Macron acredita que seria vista pela Rússia como um confronto direto, pelo que defende que este não será o “cenário mais provável” no futuro próximo.
  • O Global Times, o jornal oficial em inglês do Partido Comunista Chinês, publicou esta quarta-feira um artigo, assinado pelo staff, que refere que “o reforço da resiliência e capacidades de defesa” da Ucrânia pelos Estados Unidos é uma forma de “atiçar as chamas” do conflito.
  • A Rússia disse esta quinta-feira que o envio de mísseis Patriot para a Ucrânia, anunciado ontem pelos Estados Unidos da América, não vai ajudar a resolver o conflito nem evitar que Moscovo cumpra os seus objetivos.
  • Desde o início da guerra, morreram mais de 100 mil soldados russos, de acordo com as contas do Exército ucraniano. Foram abatidos 283 aeronaves, 267 helicópteros, 3.003 tanques e 16 navios e destruídos 212 sistemas de defesa antiaérea, 1.978 sistemas de artilharia e 653 mísseis de cruzeiro, entre outros.
  • Apesar de a Rússia e Bielorrússia terem publicitado o destacamento de unidades em território bielorrusso, só recentemente é que o país terá começado a desempenhar um papel mais relevante, “mas mais discreto”, no treino de centenas de novos recrutas russos, avança o Ministério da Defesa britânico na mais recente atualização sobre a guerra na Ucrânia.
  • O instituto norte-americano para o estudo da guerra (ISW) analisou os discursos proferidos durante o encontro desta quarta-feira do Ministério da Defesa Russo, em Moscovo, e concluiu que não existem indícios de que a Rússia esteja interessada em reduzir os esforços de guerra, apesar do descontentamento social.

  • Foram registados 23 ataques russos contra a região de Sumy esta quarta-feira, anunciou o governador, acrescentando que não foram registadas vítimas mortais.
  • Dmitry Rogozin, antigo vice-primeiro-ministro russo, ficou ferido durante um ataque levado a cabo esta quarta-feira pelas forças ucranianas na região de Donetsk, avançam as agências de notícias russas, citadas pelo The Guardian. Rogozin disse ter sido alvo de um ataque cirúrgico que foi possível porque o seu paradeiro foi divulgado.