Siga aqui o nosso liveblog da guerra na Ucrânia

Após uma visita relâmpago aos Estados Unidos, o Presidente ucraniano partiu com “bons resultados” da primeira viagem internacional desde o início da invasão russa. O líder ucraniano saiu esta quinta-feira de Washington com o anúncio dos EUA de um novo pacote de assistência no valor de 1,85 mil milhões de dólares (cerca de 1,75 mil milhões de euros) que incluiu o fornecimento dos sistemas de defesa antiaéreos Patriot que Kiev pediu com insistência aos aliados.

Um congresso de pé a aplaudir, os Patriot e as críticas à Rússia. Sete pontos que marcam a visita histórica de Zelensky aos EUA

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Quando dizemos ‘Patriot’ na Ucrânia e nos Estados Unidos queremos dizer a proteção do nosso Estado e povo”, afirmou Volodymyr Zelensky no habitual discurso diário.

Numa mensagem “muito curta”, tendo em conta as “condições atípicas”, Zelensky aproveitou para agradecer novamente ao homólogo norte-americano, Joe Biden, e ao Congresso pelo apoio prestado à Ucrânia. Prometeu que “haverá uma vitória”, acrescentando que está a trazer ao país, à região do Donbass e a Bakhmut (cidade onde decorrem intensos combates) as decisões que as Forças Armadas aguardavam.

Agradeço ao Presidente Biden pela sua ajuda, liderança internacional e a sua determinação em ganhar. Estou grato ao Congresso dos EUA, a ambas as câmaras e partidos, a todos os que apoiam a Ucrânia”, afirmou.

O chefe de Estado ucraniano esteve durante a quarta-feira em Washington, viagem marcada pelo encontro com Biden e pelo discurso perante o congresso. Agora a “caminho de casa”, fez uma paragem na Polónia para um “encontro de amigos” com o Presidente Andrzej Duda. Na reunião, os dois líderes analisaram a evolução da guerra na Ucrânia, os planos estratégicos para o futuro, as relações bilaterais e as interações a nível internacional em 2023.

Do “segredo” à segurança máxima. Antes de regressar a Kiev, Zelensky fez uma paragem na Polónia para um “encontro de amigos”

Todos os planos da viagem à Polónia foram mantidos em segredo até ao último momento e apenas divulgados esta quinta-feira. O secretismo mantêm-se agora quanto ao resto do percurso e, por motivos de segurança, não é conhecido o momento em que Zelensky chegará à Ucrânia.