Siga aqui o nosso liveblog da guerra na Ucrânia

Yana Rykhlitska, conhecida como “Anjo de Bakhmut”, morreu aos 29 anos depois de a ambulância em que se encontrava ter sido atingida por vários tiros enquanto retirava militares ucranianos feridos.

Membro da 93ª Brigada Mecanizada Kholodnyi Yar, a paramédica voluntária, que tinha conquistado o respeito dos militares ucranianos, perdeu a vida horas depois de ter comentado com uma amiga, Tetiana Zenart, que “ainda estava inteira”.

De acordo com a amiga, citada pelo jornal Ukrainska Pravda, os pais de Yana não querem fazer uma angariação de fundos em sua homenagem e pedem antes que todos os donativos sejam entregues às Forças Armadas da Ucrânia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O trabalho de Yana em Bakhmut foi reconhecido e elogiado não só pelos militares ucranianos mas também pela sociedade civil. Antes da invasão russa, Yana trabalhava numa companhia de seguros até que decidiu voluntariar-se para ajudar civis e militares enquanto paramédica.

Os meios de comunicação sugerem que o ataque, cujos contornos ainda não são absolutamente claros, tenha sido perpetrado pelo grupo Wagner, que atualmente lidera a ofensiva russa contra a cidade de Bakhmut.

Líder do grupo Wagner mandou champanhe de Bakhmut a mulheres ucranianas como “presente” para o Dia da Mulher