“O iPhone acabou: ou o deitam fora ou dão às crianças.” As palavras terão sido ditas numa reunião no Kremlin, citadas pelo jornal Kommersant, e revelam que a Rússia vai banir os aparelhos da Apple do governo — já com os olhos postos na preparação para a recandidatura de Vladimir Putin à presidência em 2024.

Os mais altos responsáveis russos estão crentes que os iPhone são mais “vulneráveis a agências ocidentais de inteligência” e que, sendo “mais suscetíveis a espionagem”, devem ser eliminados das mãos dos membros do governo russo por poderem facilitar o acesso a informação confidencial. O objetivo é substituir esses telemóveis por uns novos e “seguros” e poderá até ser o Kremlin a fazê-lo, comprando novos aparelhos.

Rússia acusa Ucrânia de atingir civis com drones explosivos na Crimeia

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

De acordo com o jornal russo, a decisão foi anunciada por Sergei Kiriyenko, chefe da administração presidencial da Rússia, que, numa reunião para “funcionários envolvidos na política doméstica”, terá dado até ao dia 1 de abril para que os governantes deixassem de usar estes aparelhos.

Ainda que a notícia tenha vindo a público, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, acabou por ser confrontado com a mesma e não a confirmou. Segundo a Reuters, disse apenas que “os smartphones não devem ser usados ​​para negócios oficiais” porque “qualquer smartphone tem um mecanismo bastante transparente, independentemente do sistema operativo — Android ou iOS — e naturalmente não devem ser usados ​​para fins oficiais”.

O aviso é ainda extensível a todos os funcionários do Kremlin que vão estar envolvidos na campanha presidencial de 2024 e que pretende reeleger Vladimir Putin.