Siga aqui o nosso liveblog sobre a guerra da Ucrânia

Os Estados Unidos anunciaram esta terça-feira um novo pacote de ajuda militar à Ucrânia, no valor de 2,6 mil milhões de dólares (2,4 mil milhões de euros), que inclui mísseis de defesa antiaérea Patriot e munições de artilharia.

Deste montante total, os Estados Unidos vão enviar de imediato 500 milhões de dólares (460 milhões de euros) de armamento retirado das suas reservas, com os restantes 1,9 mil milhões de euros representando encomendas à indústria de defesa, precisou o Pentágono em comunicado.

Para além dos equipamentos de defesa antiaérea, as forças ucranianas deverão receber munições suplementares para os sistemas de lança-foguetes móveis de alta precisão HIMARS, e ainda diversas munições e peças sobressalentes, precisou o ministério da Defesa norte-americano.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As encomendas ao setor industrial incidem em particular sobre equipamentos antiaéreos e de artilharia.

Esta nova parcela eleva para 35,1 mil milhões de dólares (32,3 mil milhões de euros) a ajuda militar total dos EUA à Ucrânia desde o início da ofensiva russa, em 24 de janeiro de 2022.

Este novo pacote foi anunciado no dia adesão da Finlândia à NATO, a organização militar aliada liderada pelos Estados Unidos, e após décadas de não-alinhamento militar de Helsínquia.