Várias capitais regionais do Níger acolheram esta terça-feira manifestações de apoio à junta militar golpista, que se autodenomina Conselho Nacional para a Salvaguarda da Pátria (CNSP), nas quais os participantes apelaram à saída das forças francesas do país e a uma aproximação à Rússia.

Em Dosso, uma cidade a 140 quilómetros de Niamey, centenas de pessoas saíram à rua para se concentrarem na praça da cidade e exprimirem “o apoio firme da população local ao CNSP, segundo Zada Hassane Badjé, um dos organizadores da manifestação, contactado telefonicamente pela EFE.

França não considera definitiva a “tentativa de golpe de Estado” no Níger

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Formulámos claramente as nossas expetativas em relação ao CNSP, que decidimos apoiar para atingir os objetivos que visam, em particular a segurança das populações contra os grupos terroristas e a reabilitação económica e financeira do nosso país“, disse o jornalista e ativista da sociedade civil Badjé, que leu o discurso.

Relativamente às sanções tomadas pela Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) contra o Níger, Badjé disse estar confiante na capacidade de resistência dos nigerinos para ultrapassar as dificuldades que se avizinham.

Macron condena golpe de Estado no Níger e apela à libertação do Presidente

“Sempre fomos um povo resistente, enfrentando regularmente secas e outros desastres naturais“, acrescentou Badjé.

De acordo com a agência EFE, realizaram-se manifestações semelhantes em Tillabéri e Zinder, onde foram exibidas faixas com palavras como “Força Barkhane, fora do Níger” (referindo-se à força militar antiterrorista francesa), “Viva o exército, viva o CNSP”, “Sim à diversificação dos parceiros” e “Viva a Rússia”, tendo sido agitadas bandeiras do Níger e da Rússia.