Este espaço cultural está localizado nos antigo ateliês no Complexo Municipal dos Coruchéus, e a cerimónia de inauguração vai ter a presença do presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, do presidente da Junta de Freguesia de Alvalade, José Amaral, e do vereador da Cultura, Diogo Moura.

No comunicado, a autarquia indicou que, ao longo do dia, haverá várias iniciativas culturais como um espetáculo da escola de circo do Chapitô, uma atuação do Coro Sinfónico Lisboa Cantat, composto por cerca de 40 solistas, inspirada em musicais da Broadway e de Hollywood, e um concerto intimista de Miguel Marôco, com musicas do seu segundo álbum a ser lançado pelo coletivo Cuca Monga, que farão também um DJ Set.

Será ainda inaugurada a exposição “Padrão; Cinza — Aceitação do Discurso Urbano”, da autoria de Batu Behram, que incluí pinturas abstratas a óleo, um conjunto de imagens visuais minimalistas, estruturadas e arquitetónicas e instalações de texto e de som, partindo da afirmação “Reclamar a Rua é um ato de rebelião”, que “convidam o público a refletir e a viajar sobre os conceitos da consciência individual e da existência”.

No comunicado, a Câmara de Lisboa afirmou que este espaço deverá ser um “ponto de encontro e de partilha de conhecimento entre os diferentes intervenientes do tecido cultural, com enfoque no território de Alvalade e num programa multidisciplinar onde as componentes sociais, artísticas e criativas se inter-relacionam”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Este é já o sexto local a ser inaugurado pela Câmara de Lisboa no âmbito do programa “Um Teatro em Cada Bairro”, seguindo-se ao Espaço Avenidas, à Quinta Alegre, ao Cine-Teatro Turim, à Casa do Jardim da Estrela e à Boutique da Cultura.

O programa “Um Teatro em Cada Bairro” pretende criar “uma rede de equipamentos culturais de média dimensão, com valências múltiplas ou um conjunto de espaços de criação e de apresentação que deem resposta à procura crescente de espaços de trabalho e de apresentação na cidade”.

O centro cultural de Coruchéus tem já uma agenda definida para novembro e dezembro no site da “Agenda Cultural de Lisboa”, com diversos eventos musicais e artísticos, com teatro, ateliês para famílias, encontros, clubes de leitura e emissões ao vivo.