Pere Aragonès, presidente da Generalidade da Catalunha, anunciou esta quarta-feira que as eleições antecipadas na Catalunha vão decorrer no próximo dia 12 de maio. “Assumo a responsabilidade por este bloqueio e decidi convocar eleições”, afirmou Aragonès em conferência de imprensa, citado pela ABC.

O líder catalão tinha convocado uma reunião extraordinária de urgência, na qual confirmou que se vão realizar eleições antecipadas naquela comunidade autónoma. Esta notícia surge depois de o Parlamento local ter derrubado o Orçamento para 2024.

[Já saiu o terceiro episódio de “Operação Papagaio” , o novo podcast plus do Observador com o plano mais louco para derrubar Salazar e que esteve escondido nos arquivos da PIDE 64 anos. Pode ouvir o primeiro episódio aqui e o segundo episódio aqui]

Em resposta, Pedro Sánchez, primeiro-ministro espanhol, decidiu renunciar ao Orçamento deste ano e instou a sua equipa a preparar o Orçamento de 2025. Esta equipa de trabalho é liderada pela vice-primeira-ministra María Jesús Montero. Com esta decisão, o Orçamento de 2023 continuará em vigor durante o presente ano, diz o El País.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A votação, realizada esta quarta-feira, contou com 67 votos favoráveis quando precisava de 68 para ser aprovada. ERC, PSC-Unidades e a deputada não inscrita Cristina Casol votaram a favor, com Junts, Vox, CUP, Comuns, Ciudadanos e PP a mostrarem-se contra.

Amnistia. Puigdemont será candidato às europeias e pode regressar em julho, diz partido catalão