O ex-Presidente do Brasil Jair Bolsonaro esteve duas noites na embaixada da Hungria em Brasília, depois de lhe ter sido confiscado o passaporte pelas autoridades brasileiras, naquele que poderá ter sido um pedido de asilo. Na reportagem do The New York Times é possível ver imagens da entrada do ex-chefe de Estado brasileiro nas instalações, de movimentações no interior e até de uma possível visita, bem como da saída do local.

Jair Bolsonaro, no seguimento da notícia, acabou por confirmar, em declarações ao Metrópoles, a sua presença na embaixada: “Não vou negar que estive na embaixada, sim. Não vou falar onde mais estive. Mantenho um círculo de amizade com alguns chefes de Estado pelo mundo. Estão preocupados. Eu converso com eles assuntos do interesse do nosso país. E ponto-final. O resto é especulação.”

E, segundo o jornal Folha de São Paulo, a Polícia Federal vai investigar a presença de Bolsonaro na embaixada da Hungria. Fontes escutadas pelo jornal brasileiro explicam que ainda é cedo para dizer se houve ou não uma tentativa de fuga, mas terá de ser investigado o motivo que levou a que Bolsonaro tivesse optado por estar naquele local em que não poderia ser detido.

[Já saiu o quarto episódio de “Operação Papagaio” , o novo podcast plus do Observador com o plano mais louco para derrubar Salazar e que esteve escondido nos arquivos da PIDE 64 anos. Pode ouvir o primeiro episódio aqui, o segundo episódio aqui e o terceiro episódio aqui]

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Bolsonaro chegou à embaixada da Hungria em Brasília pouco depois das 21h30 locais e na moradia estavam apenas os diplomatas devido ao feriado do Carnaval. Nas imagens divulgadas é possível ver o ex-Presidente brasileiro a entrar com o embaixador e o jornal explica que, nas horas seguintes, são observadas várias movimentações de funcionários que transportaram roupas de cama, água e outros objetos para aquele que será o apartamento para convidados — uma atividade que retoma na manhã seguinte com a entrega de uma máquina de café.

Um funcionário revelou que no dia 14 de fevereiro os trabalhadores da embaixada foram contactados pelos diplomatas a dar conta de que deveriam regressar ao trabalho no dia seguinte e Bolsonaro abandonou as instalações no carro durante essa tarde.

A relação entre Jair Bolsonaro e Viktor Órban é conhecida, com trocas públicas de elogios entre o primeiro-ministro húngaro e o ex-Presidente brasileiro tanto nas redes sociais como em momentos em que se encontraram. Aliás, dias antes de Bolsonaro ter estado na embaixada húngara, Órban fez uma publicação nas redes sociais a dirigir-se ao “patriota honesto” e chamando-lhe “senhor presidente”.