Os Estados Unidos, Japão e Filipinas denunciaram o “comportamento perigoso e agressivo” de Pequim no mar do sul da China, numa declaração conjunta emitida no final de uma cimeira em Washington.

“Manifestamos a nossa profunda preocupação com o comportamento perigoso e agressivo da República Popular da China no mar do sul da China”, lê-se no comunicado, divulgado na quinta-feira, após a cimeira.

O Presidente norte-americano, Joe Biden, o homólogo filipino, Ferdinand Marcos Jr., e o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, expressaram ainda preocupação com a “militarização do território conquistado e as reivindicações marítimas ilegais” naquela zona estratégica.

Pequim anuncia “patrulhas de combate” no mar do Sul da China

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Pequim disputa territórios nestas águas, cruciais para o comércio mundial e ricas em recursos energéticos, com países como a Malásia, Filipinas e Vietname.

Da cimeira tripartida saíram anúncios de maior cooperação em tecnologia, infraestruturas e segurança marítima diante da crescente hegemonia da China na região do Indo-Pacífico.

Joe Biden recebeu Ferdinand Marcos Jr. e Fumio Kishida na Casa Branca, numa cimeira inédita entre os líderes dos três países, tendo como pano de fundo vários incidentes que envolveram a China na área marítima.

“O compromisso dos Estados Unidos com a segurança do Japão e das Filipinas é inabalável“, afirmou o Presidente democrata de 81 anos.

Num aviso dirigido a Pequim, Biden comprometeu-se durante a cimeira a defender as Filipinas em caso “de ataque” no mar do sul da China.

Pequim acusa EUA de utilizarem Filipinas como “peão” no Mar do Sul da China. Presidente das Filipinas manifesta “profunda preocupação”

O Presidente norte-americano declarou que “qualquer ataque contra um avião, um navio ou as forças armadas filipinas” naquela zona marítima “desencadearia a aplicação do tratado de defesa mútua” que liga Washington a Manila.

Biden referiu-se ao objetivo comum de uma Ásia-Pacífico “livre, aberta, próspera e segura”, expressão recorrente dos Estados Unidos para se referir a projectos considerados perigosos e agressivos pela China.

As autoridades chinesas já tinham reagido ao anúncio, na quarta-feira, de um reforço da cooperação militar entre Washington e Tóquio.

“Os Estados Unidos e o Japão, desafiando as sérias preocupações da China, difamaram e atacaram a China relativamente a Taiwan e às questões marítimas”, declarou a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês Mao Ning.

MNE chinês avisa que tentativas de criar conflitos na Ásia – Pacífico “não têm futuro”

Entretanto, em declarações à imprensa, o chefe de Estado filipino afirmou que esta foi um encontro histórico: “A reunião de hoje dá-nos a oportunidade de definir o futuro que queremos e os meios para o alcançarmos juntos”, acrescentou Ferdinand Marcos Jr.

Nos últimos meses, as tensões entre a China e as Filipinas — que estão a afirmar cada vez mais as reivindicações territoriais na zona marítima em causa — atingiram níveis que não se viam há anos.

Uma série de incidentes ocorridos desde finais de 2023, perto de recifes disputados no mar do sul da China, têm sido a causa de desacatos.

Filipinas pedem a Pequim para parar com intimidações no disputado mar do Sul da China

No mês passado, registaram-se duas colisões entre navios chineses e filipinos perto do atol de Ren’ai, designado como Ayungin por Manila.