Sete mulheres foram despejadas de um hotel com acordo com a Câmara Municipal de Madrid para acolher vítimas de violência de género. O motivo? Os quartos eram precisos para alojar adeptos do Bayern de Munique que estavam na capital espanhola na quarta-feira, para a meia-final da Liga dos Campeões.

A denúncia foi feita por uma porta-voz do Gabinete Municipal de Atenção à Violência de Género ao jornal El País. De forma anónima, contou que recebeu uma chamada de um empregado do hotel a informar que seis famílias ali instaladas iam ter de sair, pois o hotel “estava completamente ocupado devido ao jogo da Champions.

As vítimas atendidas pelo gabinete são principalmente mulheres com filhos, que procuram escapar aos seus agressores. A mesma fonte diz que, depois do seu apelo, o hotel decidiu não expulsar duas famílias. Das outras quatro, uma foi direcionada para outro hotel da mesma cadeia e duas acabaram a noite em centros de acolhimento da câmara. Mas a última mulher e o filho tiveram de passar a noite num hostel fora da capital.

O alojamento destas vítimas em hotéis da capital espanhola é resultado de um acordo entre a Câmara Municipal e a cadeia de hotéis, cujo nome não foi revelado para preservar a identidade das vítimas. O porta-voz da área de Políticas Sociais, Família e Igualdade de Género confirma o acordo, justificando que este é um último recurso, utilizado quando os centros de acolhimento da câmara – que têm apenas 96 camas – se encontram cheios.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As trabalhadoras da Rede de Violência de Género de Madrid denunciaram o despejo, através das redes sociais. Estas trabalhadoras já tinham denunciado o acordo com hotéis, afirmando que esta solução deixa as vítimas vulneráveis a serem encontradas pelos seus agressores e sem o acompanhamento psicológico adequado.

O porta-voz do gabinete admite que os pedidos de ajuda têm aumentado e por isso é que surgiu o acordo com os hotéis. Mas para o hotel, o incentivo financeiro do futebol falou mais alto: segundo a Telemadrid, mais 4000 adeptos alemães deslocaram-se à capital espanhola para o jogo da Champions e os quartos mais baratos na cidade passavam dos 300 euros por noite.

Tentaram virar o feitiço contra eles, mas os maiores magos nunca perdem: Real Madrid vence Bayern e está na final da Champions