Um incêndio deflagrou esta quinta-feira no pináculo da catedral de Rouen, em França, que estava a ser alvo de obras de restauro. Segundo o Le Monde, o alerta foi dado pelas 12h locais (11h em Lisboa) e os bombeiros da cidade mobilizaram de imediato 33 viaturas e 63 operacionais. Entretanto, em apenas duas horas, o incêndio já foi dado como controlado.

O incêndio deflagrou na zona do pináculo, que é feito de ferro fundido e tem 151 metros de altura — e que estava atualmente a ser objeto de obras de restauro. Trata-se, de acordo com o Le Monde, da última fase de um trabalho de restauro da totalidade da catedral que já dura desde 2015 e que foi orçamentado em cerca de 1,33 milhões de euros.

Através do Twitter, o presidente da câmara de Rouen, Nicolas Mayer-Rossignol, partilhou uma fotografia do início do incêndio com a seguinte legenda: “O início do incêndio em curso na catedral de Rouen. A origem é desconhecida nesta fase. Todos os meios públicos estão mobilizados. Obrigado por facilitarem a sua intervenção.”

A Reuters acrescenta que a catedral já foi evacuada e que foi criado um perímetro de segurança em torno da igreja para permitir o trabalho dos serviços de emergência. Não há ainda informações concretas sobre as razões para o incêndio, embora o Le Figaro tenha revelado, citando informações do Ministério da Cultura, que terá havido erro humano da parte dos trabalhadores do restauro. O incêndio terá afetado apenas partes de plástico, incluindo coberturas e estruturas de apoio aos restauros. Não se sabe ainda quais os danos que possam ter sido causados à estrutura.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ainda segundo o Le Monde, o pináculo da catedral gótica de Rouen é um dos mais altos da Europa. Foi inaugurado em 1876, já na altura para substituir o anterior pináculo da catedral, que tinha sido destruído num outro incêndio em 1822. O facto de ser integralmente feito de ferro fundido revelar-se-ia uma fragilidade para a estrutura da catedral, já que não era suficientemente flexível para resistir ao mau tempo mais violento.

O primeiro projeto de restauro deste pináculo foi lançado em 1974, mas acabou por não avançar.

Como lembra a Reuters, a catedral de Rouen é um dos templos mais conhecidos de França, tendo sido pintada múltiplas vezes pelo pintor impressionista francês Claude Monet.

As imagens do incêndio desta quinta-feira evocam o incêndio de há cinco anos na catedral de Notre Dame de Paris. Em abril de 2019, um violento incêndio na icónica catedral parisiense (na altura também alvo de obras de restauro) consumiu partes do telhado e do pináculo da igreja.