O gestor e antigo presidente do grupo de aviação açoriano SATA António Luís Teixeira morreu no domingo de doença súbita, aos 58 anos, confirmou esta segunda-feira fonte próxima da família à agência Lusa.
A fonte adiantou que António Luís Teixeira encontrava-se a realizar sozinho a travessia entre as ilhas de São Miguel e Santa Maria, a bordo de um veleiro, quando foi resgatado ao final do dia pela Força Aérea e transportado para o hospital privado da ilha de São Miguel.
O gestor foi presidente do grupo de aviação SATA entre julho de 2018 e novembro de 2019.
António Luís Teixeira foi ainda membro da equipa liderada pela EDA (elétrica açoriana) e SOMAGUE, no processo de privatização da ELECTRA, S.A., empresa de produção, transporte, distribuição e comercialização de energia e água em Cabo Verde.
O antigo presidente do grupo de aviação SATA iniciou a carreira profissional como monitor do Departamento de Economia e Gestão da Universidade dos Açores, onde se licenciou em Organização e Gestão de Empresas.
Foi formador em diversas escolas profissionais da região e desempenhou também funções de membro da Comissão Executiva e vogal do INOVA — Instituto de Inovação Tecnológica dos Açores, diretor empresarial da Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada e administrador da EDA, onde assumiu diversos cargos de administração e de gerência em empresas participadas, nomeadamente na GLOBALEDA, na SOGEO, na GEOTERCEIRA, na SEGMA e na EEG.
Atualmente estava ligado à gestão do recém-inaugurado hotel do grupo Hilton na cidade da Lagoa, em São Miguel.