Manuel Luís Goucha, Guilherme Geirinhas e José Manuel Gonçalves (da dupla com Manuel Alves, que morreu este ano vítima de cancro) são apenas três dos nomes que na noite deste domingo levaram para casa uma estatueta ao vencerem um globo de ouro na sua categoria.

A XXVIII Gala dos Globos de Ouro, que decorreu como de costume no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, e que viu a passadeira vermelha encher-se de caras bem conhecidas, foi novamente conduzida por Clara de Sousa. Durante a cerimónia, o público assistiu a momentos marcantes, entre os quais se destacou a homenagem a Sara Tavares — que morreu em novembro de 2023 — nas vozes de Dino D’Santiago, Ana Moura, Mayra Andrade, Branko e Nuno Guerreiro, e viajou no tempo até 2002 com a atuação das Las Ketchup, que cantaram a icónica música “Aserejé”, cuja coreografia foi uma ‘febre’ no início dos anos 2000 e que pôs muitos dos presentes a dançar. Também Pedro Abrunhosa pisou o palco, com “Não Posso Mais”, “Socorro” e “Tudo O Que Eu Te Dou”. E Ana Moura apresentou o seu novo tema, “Desliza”.

A animação ficou a cargo das ‘Três da Manhã’, o trio Joana Marques, Inês Lopes Gonçalves e Ana Galvão, que conduzem o programa das manhãs da Renascença, e que neste domingo foram as responsáveis pelos notas humorísticas e momentos mais descontraídos da noite.

Pelo palco, e como é habitual, foram premiados os artistas que mais se destacaram nas áreas de cinema, entretenimento, televisão, teatro, música e humor, sem esquecer o prémio revelação, que foi este ano entregue ao antigo futebolista Cândido Costa, e o prémio mérito e excelência, um prémio de carreira que todos os anos é atribuído a uma figura de destaque no panorama nacional. O músico Paulo de Carvalho foi o grande vencedor este ano, e recebeu o galardão das mãos do CEO do grupo Impresa, Francisco Pedro Balsemão.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Consulte abaixo a lista completa dos vencedores:

CINEMA

Melhor atriz de cinema

Anabela Moreira

Melhor ator de cinema

Albano Jerónimo

Melhor filme

Mal Viver/ Viver Mal, de João Canijo

ENTRETENIMENTO

Personalidade do ano

Manuel Luís Goucha

Personalidade do ano – digital

Guilherme Geirinhas

MODA

Personalidade do Ano

José Manuel Gonçalves

TELEVISÃO

Melhor atriz de ficção

Margarida Vila-Nova

Melhor ator de ficção

Afonso Pimentel

Melhor projeto de ficção

“Rabo de Peixe”

TEATRO

Melhor atriz de teatro

Marina Mota (“Bravo 2023!”)

Melhor ator de teatro

João Vicente (“Girafas”)

Melhor peça/espetáculo de teatro

De Passagem, de António Pires

REVELAÇÃO DO ANO

Cândido Costa

MÚSICA

Melhor atuação

Carminho, com atuação no Coliseu dos Recreios

Melhor canção

Deixem O Morto Morrer, Ana Lua Caiano

Melhor intérprete

Salvador Sobral

HUMOR — Personalidade do Ano

Ricardo Araújo Pereira

MÉRITO E EXCELÊNCIA

Paulo de Carvalho