Siga aqui o liveblog da crise política

Os líderes de cinco dos principais bancos a operar em Portugal mostraram nesta quarta-feira “desilusão” e “tristeza” em relação ao momento: a crise política “era tudo aquilo de que nós não precisávamos” na economia portuguesa, afirmou um dos banqueiros. Outro comparou os sucessivos episódios de incerteza política a “uma corrida de carros em que no final de cada volta o nosso carro encosta para mudar os pneus”.

“Era tudo aquilo de que nós não precisávamos”. Foi o presidente da comissão executiva do Montepio, Pedro Leitão, que sumarizou nessa expressão o sentimento do setor financeiro perante a provável realização de novas eleições legislativas em Portugal, após o chumbo da moção de confiança no parlamento na terça-feira.

Entre os outros banqueiros presentes num evento organizado pelo Jornal Económico, o presidente do BCP, Miguel Maya, disse-se “otimista” mas acabou por reconhecer “tristeza”, ao passo que o líder do BPI, João Pedro Oliveira e Costa, manifestou um sentimento de “desilusão”, considerando “inaceitável” a instabilidade política que houve no país nos últimos quatro anos.

“É um bocadinho provinciano falar em centros de decisão nacional”, diz presidente do BPI sobre eventual compra do Novo Banco

“É uma questão de respeito”, afirmou o presidente do BPI. “Há muita gente que todos os dias acorda para puxar pela sua própria carroça e acredita que, pensando nos seus filhos, nos seus netos e nas suas empresas, esse esforço que se está a fazer – e que fez no passado – significa que há um caminho. Mas, quando ligamos as televisões, o nível que vemos não se compadece com este esforço”.

Há uma falta enorme de indignação em Portugal. É verdade que temos esta capacidade de aceitar tudo, somos realmente pessoas de brandos costumes. Reparem o que aconteceu nos últimos quatro anos e pensem se isto é aceitável. Acho que tem de haver aqui alguma coisa que venha de dentro da alma portuguesa, nós somos muito pequenos e não posso continuar a aceitar que a situação que nós observamos seja esta, porque este é o exemplo que damos às próximas gerações”, afirmou João Pedro Oliveira e Costa.

Já Pedro Castro e Almeida, presidente do Santander, comparou a sucessão de episódios de instabilidade política a “uma corrida de carros em que no final de cada volta o nosso carro encosta para mudar os pneus”. Lembrando que “são os privados, as pessoas e as empresas que criam crescimento e criam oportunidades, não é o Estado”, Pedro Castro e Almeida defendeu que “apesar do Estado que temos, desta economia estatizada, temos conseguido fazer deste país algo melhor do que seriam as expectativas com um Estado deste”.

[Terapia de Casal é o podcast que pode acabar com o casamento do Guilherme Fonseca e da Rita da Nova. Ouça aqui o novo episódio, que também está disponível na Apple Podcasts, no Spotify e no Youtube Music.]

Neste contexto, acrescentou o líder do Santander Portugal, “quando olhamos para atração de investimento estrangeiro, para a representação de Portugal, para a execução dos fundos europeus, faz diferença ter um governo estável” ou não ter isso, defendeu. É certo que outros países também têm tido experiências de instabilidade política, ao longo dos últimos anos e décadas, mas “isto acaba por ter impacto – basta olhar para Itália, muito conhecida por este tipo de instabilidade, que é uma economia que tem um crescimento miserável”.

O cenário político arrisca, até, piorar, alertou Licínio Pina, líder da Caixa Agrícola, que mostrou ter um grande receio de que, daqui para a frente, seja impossível atrair “pessoas de qualidade” para participar na vida política.

“Como observador e como português acho completamente degradante o nível a que se chegou na política”, afirmou Licínio Pina. “Dificilmente haverá pessoas com qualidade que queiram exercer funções públicas dada a exposição que é feita à pessoa e à sua família”, afirmou o responsável.

Paulo Macedo, presidente do banco público Caixa Geral de Depósitos, estava originalmente no programa para participar na conferência de banqueiros mas acabou por não marcar presença na mesa-redonda.