Um homem morreu durante o concerto dos Oasis este sábado à noite, na quarta de cinco datas consecutivas da banda britânica a decorrer no Estádio de Wembley, em Londres.

A informação foi confirmada pela Polícia Metropolitana de Londres (Met), que em comunicado avança este domingo que “um homem — na casa dos 40 anos — foi encontrado com ferimentos consistentes com uma queda”, conforme adianta a Sky News.

Os relatos a serem avançados são de que a vítima terá caído das bancadas superiores de Wembley por volta das 22:20 (a mesma hora em Lisboa), sendo que as mais altas encontram-se a uma altura de 50 metros do chão. Os oficiais de serviço do estádio e as equipas médicas presentes para o evento ainda prestaram socorro, mas “infelizmente, foi declarado morto no local”, conclui a Met.

“O estádio estava muito movimentado e acreditamos que é provável que várias pessoas tenham testemunhado o incidente, ou que o tenham captado, consciente ou inconscientemente, em imagens de vídeo de telemóveis. Se tiverem alguma informação que nos possa ajudar a confirmar o que aconteceu, por favor liguem para o número 101”, pediram as autoridades.

“Foi horrível. O tipo caiu do balcão. Os paramédicos vieram a correr. Havia muitos gritos e berros. Foi uma grande queda. Só Deus sabe como é que aconteceu. Foi muito trágico”, afirmou uma testemunha ao Daily Mail. Outra — citada pelo The Sun — escreveu nas redes sociais que estava mesmo por baixo da zona onde a vítima se encontrava. “À primeira vista, pensei que tinha sido um casaco que tinha caído do andar de cima, mas depois olhei e vi o homem no cimento. Foi horrível de ver”, revelou.

A banda já se pronunciou quanto ao sucedido através de um comunicado, citado pelo The Guardian. “Estamos chocados e tristes por saber da morte trágica de um fã no espetáculo de ontem à noite. Os Oasis gostariam de estender as nossas sinceras condolências à família e amigos da pessoa envolvida”, lê-se.

Esta foi a quarta data no estádio de Wembley, com capacidade para 90 mil pessoas, sendo que os Oasis têm outro concerto marcado para domingo à noite, no âmbito de uma tour esgotada após a reunião da banda ao fim de 16 anos. O grupo de Manchester tem ao leme os irmãos Gallagher, Liam e Noel, que historicamente mantiveram uma relação complicada e cuja reconciliação permitiu a reunião dos Oasis.

A banda parte de seguida para concertos na Escócia, na Irlanda, no Canadá e nos EUA, antes de regressar para mais duas datas neste espaço londrino em setembro. Até ao final de 2025, toca ainda na Coreia do Sul, no Japão, na Austrália, na Argentina, no Chile e no Brasil.