O ex-secretário-geral do Partido Popular (PP) em Madrid Francisco Granados e vários construtores civis foram esta segunda-feira detidos numa megaoperação contra a corrupção que envolve rusgas em empresas e casas particulares, confirmaram fontes policiais.

Francisco Granados, que foi número dois da ex-presidente do Governo regional, Esperanza Aguirre, e destituído do cargo de secretário-geral do PP no final de 2011, está a ser investigado por uma conta com 1,5 milhões de euros.

Na operação, que começou hoje de manhã, foram detidas várias pessoas envolvidas em alegados casos de corrupção, como o pagamento de dinheiro a troco de favores políticos.

Em fevereiro deste ano, Francisco Granados renunciou ao mandato no Senado espanhol depois da publicação das primeiras notícias relativas à existência da sua conta na Suiça, que terá mantido, alegadamente, quando era alcaide (presidente) do município de Valdemorillo, nos arredores de Madrid.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na altura, Granados tinha garantido não ter qualquer conta na Suiça, admitindo que possuiu uma, com um saldo de 300 mil euros, entre 1996 e 2000, devido ao seu trabalho na bolsa de investimento.

Esperanza Aguirre, na altura chefe do Governo regional madrileno, considerou então que a demissão de Granados era positiva e que o seu ex-número dois não tinha dado explicações suficientes.

Granados – que foi secretário-geral do PP em Madrid entre 2004 e 2011, manteve, segundo as autoridades suíças, uma conta no país entre 1999 e 2013.

Um juiz espanhol está a investigar, desde final de 2013, a procedência dos fundos, sob suspeita de que podem tem origem em comissões ilícitas por requalificações fraudulentas de terrenos e outras obras