As legislativas antecipadas gregas de 25 de janeiro vão decidir “a permanência do país na Europa”, afirmou hoje o primeiro-ministro conservador Antonis Samaras, aludindo a uma possível vitória do partido de esquerda anti austeridade Syriza.

“Esta batalha vai determinar se a Grécia fica na Europa”, disse Samaras ao presidente, Karolos Papoulias, com quem se encontrou para formalizar o pedido de dissolução do parlamento e de convocação de eleições legislativas antecipadas para 25 de janeiro.

As eleições foram anunciadas na segunda-feira, depois de o parlamento ter falhado, pela terceira vez, a eleição de um presidente.

As últimas legislativas foram seguidas de semanas de incerteza política na Grécia e muitos observadores receiam uma repetição desse cenário agora que as sondagens dão percentagens muito próximas ao Syriza e ao partido de Samaras, a Nova Democracia.

O partido de esquerda, anti austeridade e anti ‘troika’, defende o aumento dos salários e pensões e a suspensão dos despedimentos e privatizações, elementos chave das reformas impostas pela ‘troika’ constituída pela Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional.

“Isto é o princípio do fim de um regime que mergilhou a Grécia na pobreza, no desemprego, na miséria e no desespero”, disse na segunda-feira o líder do partido, Alexis Tsipras, prometendo uma “verdadeira negociação” com os credores internacionais.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR