913kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Está a planear ir à neve? Leia isto primeiro

As estâncias espanholas investiram um valor recorde de 75 milhões de euros para melhorar as pistas, os teleféricos e os sistemas de neve artificial, por isso prepare-se para uma temporada 5 estrelas.

Se já só pensa em descer pistas cobertas de neve, arrume os calções de banho e aperte as botas porque trazemos uma montanha de sugestões: desde a majestosa Serra Nevada até aos imponentes Pirenéus, Espanha oferece uma diversidade incrível de paisagens nevadas que nunca deixam de surpreender.

Um buffet de neve para todos os gostos

Com mais de 1.000 km de pistas distribuídas por 33 estâncias em 7 comunidades autónomas, há opções para todos os gostos e para todos os níveis de habilidade, desde os esquiadores mais experientes até aos principiantes que ainda estão a encontrar o equilíbrio, entre uma queda e outra.

Algumas das mais conhecidas são Aramón Javalambre-Valdelinares (nos Pirenéus Aragoneses), Baqueira Beret (nos Pirenéus Catalães) ou Serra Nevada (na Andaluzia, relativamente perto do mar). Para os que não aguentam esperar pela temporada de inverno, existem também outras opções, como a Madrid Snozone, a única pista coberta de neve em Espanha.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A melhor estância é a que se adapta à sua experiência

Antes de escolher a sua “montanha”, o primeiro passo é visitar o site oficial do Turismo de Espanha para perceber qual é a estância que melhor se adapta às suas férias, seja com amigos ou família. Cada estância de esqui tem as suas histórias e tradições que, de geração em geração, se vão entrelaçando com a evolução dos desportos de inverno em Espanha, resultando em destinos que não são apenas locais para esquiar, mas sim testemunhos vivos de uma herança invernal apaixonantemente coberta de branco.

1.

Uma das mais curiosas é Vall de Nuria, na Catalunha, que tem a particularidade de só poder ser visitada por comboio, tornando-a uma estância mais isolada e tranquila.

2. Serra Nevada é a estância de esqui mais ao sul da Europa continental, o que faz com que seja possível começar o dia com o pé na neve e terminá-lo com o pé na areia da praia a olhar para o mar, uma vez que da estância de esqui da Serra Nevada até à costa do Mediterrâneo são menos de 100 km. Continua a ser um dos destinos mais populares para os amantes de neve com mais de 100 km de pistas para todos os níveis e uma altitude máxima de 3.300 metros que faz com que a neve seja (quase) sempre garantida.

3. Aramón Javalambre, localizada na Serra de Javalambre, é ideal para famílias e principiantes. Oferece 15 quilómetros de pistas bem cuidadas, com variedade de níveis de dificuldade e instalações com teleféricos modernos, e escolas com instrutores para todas as idades.

4. Baqueira Beret, nos Pirenéus Catalães, é também uma das maiores e mais prestigiadas estâncias de Espanha. Com mais de 160 km de pistas, oferece condições ideais para esquiadores de todos os níveis. O destaque vai para a qualidade da neve e as paisagens deslumbrantes do Vale de Aran. Além das excelentes infraestruturas e escolas de esqui, Baqueira tem uma oferta completa de alojamento, restaurantes requintados e après-ski para gastar a energia que lhe resta antes de ir para a cama descansar.

Seja para fazer esqui, snowboard, passear de raquetes de neve nos pés ou ser puxado por cães num trenó como se fosse o pai natal, todas estas estâncias têm uma certa magia de transformar férias normais em semanas inesquecíveis com paisagens de arrepiar (e não só de frio). Cada momento nas pistas é um género de harmonia entre a natureza da montanha e a alegria e adrenalina de estar e deslizar na neve.

  • Mbernal
  • Picasa

Mas nem só de pistas são feitas as férias na neve

Para além das aventuras na neve, as regiões montanhosas de Espanha oferecem uma vasta experiência cultural e gastronómica. Por isso, depois de um dia nas pistas, deixe-se derreter pelos pratos típicos destas zonas, como o “Ternasco de Aragón” nos Pirenéus ou o famoso “jamón ibérico” da Serra Nevada. E não perca a oportunidade de visitar Granada e a majestosa Alhambra, ou desfrutar das águas termais em Caldes de Boí. Para os mais aventureiros (ou para os menos entusiastas da neve), também há trilhos para caminhadas e passeios de bicicleta.

Mas acima de tudo, não se esqueça de que a verdadeira magia dos destinos de neve em Espanha reside na harmonia perfeita entre a beleza das montanhas e a energia contagiante das pessoas que, apesar do frio, conseguem ser os anfitriões mais quentes que pode encontrar.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.