Tudo o que já publicámos sobre a saga

16 Dezembro 2015

O Observador deixou-se contagiar pela febre da Guerra das Estrelas e, nos últimos dias, fez uma série de artigos sobre a saga. O novo episódio estreia esta quinta-feira. Prepare-se aqui.

Ao fim de vários meses de uma nervosa antecipação, o novo episódio da “Guerra das Estrelas” está finalmente aí. “O Despertar da Força” estreia esta quinta-feira em dezenas de salas por todo o país (e por todo o mundo) e promete ser tema de conversa durante as próximas semanas. Por aqui, o Observador antecipou-se e reuniu ao longo dos últimos dias vários artigos sobre a saga de ficção científica mais famosa da história do cinema. Para que não lhe falte conversa.

Se está curioso com o episódio que aí vem, espreite o nosso guia completo para as novas personagens, veja os trailers ou as teorias da conspiração que existem em torno dos novos cartazes. Para ficar a par da saga dos Skywalkers (que começaram por se chamar Starkillers), leia o nosso artigo sobre os quase 40 anos de história da “Guerra das Estrelas” de George Lucas, que inclui ainda alguns pormenores sobre “O Despertar da Força”.

A pensar nos saudosistas, voltámos atrás no tempo e relembrámos algumas das personagens mais icónicas da saga original, realizada por Lucas nos anos 70 e 80. E aproveitámos para lançar a pergunta: sabe quantos dedos tem Yoda nos pés? Se, por outro lado, está à procura da prenda ideal de Natal, aproveite e dê uma vista de olhos pelas nossas sugestões (que incluem torradeiras e tostadeiras em forma de Darth Vader) ou perca-se nas paisagens deslumbrantes da “galáxia longínqua”.

Se é daqueles que não se importa com os spoilers, leia a crítica ao novo filme escrita por Eurico de Barros que, apesar de ser fã de primeira hora, não ficou muito convencido com o novo episódio da saga, assinado pelo realizador J.J. Abrams.

“O Despertar da Força” é o primeiro filme da “Guerra das Estrelas” em dez anos, o primeiro sem o “pai” George Lucas e o primeiro com Han Solo, Leia Organa e Luke Skywalker desde os anos 80. Para muitos, será também o primeiro a ser visto numa sala de cinema. Mas, acima de tudo, será o início de uma nova trilogia de sequelas, que será lançada entre 2015 e 2019. E de uma nova história

[Clique nas imagens
para aceder aos artigos]
BT-StarWars-critica BT-StarWars-trailers BT-StarWars-novosPersonagens BT-StarWars-novosCartazes
BT-StarWars-historia BT-StarWars-cartazes BT-StarWars-personagens BT-StarWars-leia
BT-StarWars-bemMal BT-StarWars-naves BT-StarWars-planetas BT-StarWars-cenarios BT-StarWars-presentes

Texto de Rita Cipriano, ilustração de Andreia Reisinho Costa.

Todos queremos saber mais. E escolher bem.

A vida é feita de escolhas. E as escolhas devem ser informadas.

Há uns meses o Observador fez uma escolha: uma parte dos artigos que publicamos deixariam de ser de acesso totalmente livre. Esses artigos Premium, por regra aqueles onde fazemos um maior investimento editorial e que mais diferenciam o nosso projecto, constituem a base do nosso programa de assinaturas.

Este programa Premium não tolheu o nosso crescimento – arrancámos mesmo 2019 com os melhores resultados de sempre.

Este programa tornou-nos mesmo mais exigentes com o jornalismo que fazemos – um jornalismo que informa e explica, um jornalismo que investiga e incomoda, um jornalismo independente e sem medo. E diferente.

Este programa está a permitir que tenhamos uma nova fonte de receitas e não dependamos apenas da publicidade – porque não há futuro para a imprensa livre se isso não acontecer.

O Observador existe para servir os seus leitores e permitir que mais ar fresco circule no espaço público da nossa democracia. Por isso o Observador também é dos seus leitores e necessita deles, tem de contar com eles. Como subscritores do programa de assinaturas Observador Premium.

Se gosta do Observador, esteja com o Observador. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: rcipriano@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)