O sismo de 7.8 na escala de Richter que afetou a Turquia e a Síria, bem como as subsequentes réplicas, levaram a que entrassem pelos ecrãs das pessoas imagens de destruição devastadoras. O número de mortes é já superior às 40 mil. Nas redes sociais têm-se multiplicado a partilha de registos captados no terreno que ilustram a realidade que foi vivida naqueles dois países. No entanto, serão todas imagens reais?
Nos últimos dias têm sido partilhados alguns vídeos que demonstram um tsunami, supostamente na Turquia, instantes depois dos abalos. Um dos vídeos faz-se acompanhar da seguinte frase: “Tsunami atinge a costa da Turquia depois do terceiro terramoto.”
Contudo estes registos não são referentes ao que se passou na Turquia e na Síria em fevereiro deste ano. Estes vídeos remontam a 2018, e não foram gravados em solo turco ou sírio, foram sim gravados na Indonésia, onde em setembro desse mesmo ano um tsunami vitimou centenas de pessoas na localidade de Palu, na ilha de Sulawesi.
O vídeo, captado precisamente da mesma perspetiva, foi publicado no canal de Youtube da BBC em 2018.
Além de o vídeo não corresponder a um acontecimento que tenha tido lugar na Turquia nem na Síria, não há relatos vindos do terreno de qualquer tsunami que tenha ocorrido na região nos últimos dias.
Conclusão
Os vídeos que têm circulado nas redes sociais de um suposto tsunami ter afetado a Turquia e a Síria depois dos sismos são verdadeiros, mas não tiveram lugar nestes dois países nem este ano. São de 2018 e foram gravados na Indonésia.
Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:
ERRADO
No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:
FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.
NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.