A 10 de abril deste ano surgiu uma publicação onde se garantia que o jornal Público tinha escrito uma reportagem sobre “portugueses expulsos em 2021 na Noruega” e que, para ilustrar esse artigo, teria usado uma imagem com oito homens, todos negros. Trata-se, no entanto, de uma publicação falsa.
A reportagem em questão fala sobre um dos países europeus que mais expulsou portugueses em 2021: a Noruega. É, de facto, verdadeira, tendo sido escrita pela jornalista Sónia Trigueirão a 26 de maio de 2022. No artigo, fala-se da deportação de 370 cidadãos portugueses, sendo os motivos de expulsão variados mas sempre ligados à criminalidade. Furtos, violência doméstica e sexual ou roubos estão entre as razões na base dessas deportações.
No entanto, e analisando a imagem que ilustra o artigo — como se pode constatar em cima —, não é possível ver nenhum cidadão negro, tal como é defendido pelo autor da publicação original.
Desinformação: Está a circular nas redes sociais uma imagem a imitar um artigo do PÚBLICO de 2022, com o título "A Noruega foi o país europeu que mais portugueses expulsou em 2021", cuja foto original foi trocada para passar uma mensagem xenófoba e racista.
— Público (@Publico) April 12, 2023
“A informação que consta da notícia em causa resulta de dados do Relatório Anual de Segurança Interna de 2021. Já a imagem que acompanha é falsa, nunca foi publicada no jornal, é uma manipulação destinada a difundir uma mensagem de teor racista e xenófobo que começou a circular há algum tempo”, refere Manuel Carvalho, diretor do Público, em declarações Observador. A 12 de abril deste ano, o mesmo jornal já tinha feito um tweet onde desmentia uma publicação parecida àquela que está aqui em análise.
Conclusão
Não é verdade que o jornal Público tenha feito uma reportagem sobre os portugueses expulsos da Noruega em 2021 alegando que todos eram cidadãos negros. Essa alegação foi já desmentida pelo jornal e pode ser verificada consultando o artigo em questão. O autor manipula uma publicação verdadeira para, acusa a direção daquele diário, transmitir um conteúdo de teor racista e xenófobo.
Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:
ERRADO
No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:
FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.
NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.