Uma publicação no Facebook cita uma alegada frase do antigo líder líbio Muammar Kadhafi, que foi deposto e assinado em 2011, afirmando que este alertou em 2009, durante um discurso na Organização da Nações Unidas (ONU), que se ia fabricar um vírus para o qual já se havia cura. Porém, trata-se de uma imagem que quer enganar quem a vê.
Não é a primeira vez que esta imagem com esta citação é partilhada — já o foi noutras redes sociais e noutras línguas, como é possível ver nesta hiperligação de um publicação de janeiro de 2021. Além disso, já foi objeto de outros fact-checks, como este da AFP.
Ora, a afirmação em questão é feita em plena época de pandemia de Covid-19 inferindo que esta frase foi proferida pelo antigo ditador como uma premonição do novo coronavírus. De acordo com esta frase, o SARS-Cov-2 já estaria fabricado e as farmacêuticas e autoridades iriam fingir que estavam a fabricar uma cura quando na verdade já a teriam.
Efetivamente, a 23 de setembro de 2009, Kadhafi participou na reunião anual da Assembleia Geral da ONU em Nova Iorque, como pode ser comprovado através desta hiperligação dos documentos oficiais publicados na biblioteca online da ONU.
Durante o discurso — que pode ser lido aqui na íntegra –, o antigo líder da Líbia disse que a humanidade devia unir-se perante de problemas como “epidemias naturais e as provocadas pelo homem e a proliferação nuclear”, entre outros flagelos.
A certo momento durante o discurso de cerca de uma hora e meia (devia ter sido só de 15 minutos), em que atacou fortemente a ONU e o Conselho de Segurança da Organização, como noticiou o Público, Kadhafi diz: “Talvez a gripe H1N1 tenha sido um vírus criado num laboratório e que fugiu de controle, e que originalmente foi concebido como uma arma militar”.
O ex-ditador referia-se ao vírus H1N1, que provoca a gripe A e surgiu no mesmo ano no México, tornando-se também alvo de particular atenção por parte da Organização Mundial de Saúde — que decretou uma pandemia e foi criticada, depois, por países que consideravam que a reação tinha sido excessiva face ao perigo que o vírus representantava. A gripe A foi usada para, num momento inicial, explicar a propagação da Covid-19, como referiu, por exemplo, o DN no início de 2020 quando começaram a surgir os primeiros receios quanto à atual pandemia.
Fact Check. Investigação concluiu que Gripe A, provocada pelo vírus H1N1, nunca existiu?
A frase torna-se enganadora porque, vendo os documentos da ONU, Kadhafi nunca se referiu a uma ideia futura, mas sim a algo presente — e não exatamente nos termos que surgem no post. O antigo líder apenas disse quanto a este tema: “As empresas capitalistas produzem vírus para gerar e vender vacinas. (…) As empresas capitalistas produzem vírus e vacinas por seu desejo de obter lucro. Por que as vacinas não são gratuitas?” Contudo, nada disse sobre já se ter uma cura “desde o começo”.
Conclusão
A imagem em questão tem como objetivo levar quem a vê a acreditar que Kadhafi, quando falou do vírus H1N1, estava a prever uma situação pandémica como a da Covid-19. Não só a frase é tirada de contexto, como, vendo os documentos da ONU sobre a reunião de 2009 na qual o antigo ditador falou, a mesma é manipulada de forma a assumir-se que Kadhafi sabia de um suposto plano de já se ter uma cura para a Covid-19 antes de a doença existir.
Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:
ENGANADOR
No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:
PARCIALMENTE FALSO: as alegações dos conteúdos são uma mistura de factos precisos e imprecisos ou a principal alegação é enganadora ou está incompleta.
Nota: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.