Kamala Harris, a candidata do Partido Democrata às eleições presidenciais nos Estados Unidos e que perdeu a corrida para Donald Trump, não afirmou que o atual líder da Casa Branca, Joe Biden, é “instável”, como sugere um vídeo que está a tornar-se viral nas redes sociais. O vídeo, retirado de uma entrevista de Kamala Harris à Fox News, foi cortado, manipulado e descontextualizado para dar a entender que a candidata critica Joe Biden, quando na verdade estava a responder a uma pergunta sobre Donald Trump.
“Faz sentido”, ironiza um utilizador de Instagram, numa publicação que, à data da publicação deste Fact Check, somava mais de 3 mil gostos.
O vídeo editado, aqui em análise, mostra o jornalista a questionar Kamala Harris sobre as faculdades mentais “limitadas” de Joe Biden, ao que Kamala Harris responde: “Ele está instável.”
No entanto, ao analisar a entrevista completa, é possível ver que estas declarações incidiam sobre Donald Trump, e não Joe Biden. Este momento pode ser visto ao minuto 20:50 da entrevista, disponibilizada na íntegra pela Fox News. “Ele está instável”, afirma a candidata do Partido Democrata, quando questionada sobre o adversário republicano.
De facto, Kamala Harris é questionada nesta entrevista sobre o atual estado mental de Joe Biden, que o jornalista aborda como “limitado”. Todavia, a atual vice-presidente é taxativa na resposta: “Ele tem o discernimento e a experiência necessárias para tomar decisões importantes para o povo norte-americano.”
De resto, a democrata repetiu sempre que Donald Trump é “instável” e “perigoso”, nos vários comícios em que participou durante a campanha para as eleições de 5 de novembro. Em sentido contrário, não há registo de que Kamala Harris alguma vez tenha admitido que Joe Biden perdeu as capacidades mentais.
Kamala Harris: “A minha presidência não será uma continuação da presidência de Joe Biden”
Conclusão
Um vídeo, que se tornou viral nas rede sociais parece sugerir que Kamala Harris diz que Joe Biden é “instável”. Na verdade, a candidata do Partido Democrata estava a referir-se a Donald Trump, mas o vídeo foi cortado e manipulado digitalmente para descontextualizar a resposta.
Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:
ERRADO
No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:
FALSO: As principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.
NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.