É mais uma publicação que espalha desinformação sobre o polémico caso da prisão do rapper Sean Combs, conhecido por P. Diddy. Desta vez, a suposta “notícia chocante” veiculada por várias contas nas redes sociais é que o artista Kanye West terá revelado que a estrela da NBA LeBron James teve relações sexuais com Sean “Diddy” Combs por 100 milhões de dólares.
É desde logo preciso ter em conta que a suposta notícia é veiculada por uma conta na rede social Threads que tem uma página também no Tik Tok, mas que não está associada a qualquer jornal ou meio de informação real, nem se trata de nenhum órgão de comunicação social autónomo.
Posto isto, é importante notar também que não se encontra, numa pesquisa tanto nos órgãos de comunicação social internacionais como nas contas dos protagonistas desta suposta notícia nas redes sociais, qualquer declaração neste sentido. Não existe registo de que Kanye West tenha feito nenhuma referência ao suposto envolvimento entre LeBron James e Combs.
O que já existia era uma notícia falsa, detetada pelo menos duas semanas antes de esta ter sido difundida. Um artigo do jornal espanhol Marca que mencionava um “vídeo” em que LeBron James e Combs eram vistos juntos numa festa foi digitalmente alterado para que se lesse “sextape”, ou gravação de atos sexuais, em vez de simplesmente “vídeo”.
Além disso, a publicação aqui em análise utiliza uma suposta fotografia do basquetebolista cuja autenticidade também já foi desmentida, uma vez que é possível constatar, por exemplo, que na imagem não são visíveis tatuagens que LeBron James tem na realidade, e que lhe cobrem o peito até ao pescoço.
As publicações que fazem diversas alegações sobre a proximidade entre LeBron James e Combs terão origem em factos como o vídeo de 2020, que recentemente foi recuperado nas redes sociais e em alguns tablóides, em que, durante uma videochamada com o rapper, o basquetebolista dizia que “não há festa melhor do que as do Diddy”. Também existem imagens dos dois juntos num evento não identificado, num ambiente com música alta e entre outras pessoas que estão a dançar. Mas não há qualquer notícia que mencione qualquer ligação íntima entre os dois, ou alegações de algum envolvimento de LeBron James em atividades suspeitas.
Já Kanye West está a ser processado por uma ex-assistente que o acusou de assédio sexual, quebra de contrato e rescisão injusta. Segundo Lauren Pisciotta, durante o ano em que trabalhou para West, entre julho de 2021 e outubro de 2022, o artista tê-la-á drogado e violado num estúdio de Sean Combs, na Califórnia.
Sean Combs está atualmente em prisão preventiva, depois de no mês passado um juiz ter recusado que pudesse pagar caução para sair em liberdade. Está acusado de crimes como tráfico sexual e extorsão.
Conclusão
Não há qualquer registo de notícias que apontem para que Sean “Diddy” Combs tenha pagado por relações sexuais com LeBron James, nem de que Kanye West tenha feito essa alegação. Os títulos e imagens usados nesta publicação, que não foi feita por nenhum órgão de comunicação social, já tinham sido alvo de manipulação digital.
Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:
ERRADO
No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:
FALSO: As principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.
NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.