Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Bom dia. Este liveblog vai ser arquivado aqui, mas já abrimos um novo para acompanhar as notícias relativas à pandemia da Covid-19 ao longo desta quarta-feira. Pode acompanhar aqui.

    Certificados digitais são gratuitos e podem ser consultados no portal SNS24 ou enviados por email

  • Norma publicada: testes recomendados em casamentos e batizados, eventos desportivos e empresas 

    Já foi publicada a norma da Direção Geral da Saúde (DGS) que recomenda testes à Covid-19 em eventos familiares com mais de dez pessoas, como casamentos e batizados, eventos culturais e desportivos, serviços públicos e empresas.

    A orientação em causa, referente à Estratégia Nacional de Testes para a SARS-CoV-2, atualizada na terça-feira pela DGS, recomenda “a realização de rastreios laboratoriais em eventos familiares, designadamente casamentos e batizados, bem como quaisquer outras celebrações similares, com reunião de pessoas fora do agregado familiar, aos profissionais e participantes sempre que o número de participantes seja superior a dez”.

  • Vacinação de adolescentes entre 12 e 18 anos começou em França

    A campanha de vacinação contra a Covid-19 em França foi nesta terça-feira alargada aos adolescentes, numa altura em que o número de novos casos continua a descer, após quase um mês de reabertura das esplanadas.

    De forma a ser vacinado em França, um adolescente tem de apresentar uma autorização assinada pelos pais, para além de dar consentimento pessoal explícito.

    Mais de 30 milhões de franceses já receberam a primeira dose da vacina, cerca de 50% da população, e mais de 15 milhões de franceses receberam as duas doses da vacina.

  • Novo coronavírus pode ter chegado aos EUA mais cedo do que o reportado

    Um novo estudo feito a partir de sangue retirado milhares pessoas admite que podem ter havido casos de Covid-19 nos EUA ainda em 2020. Alguns peritos questionam os resultados.

    Novo coronavírus pode ter chegado aos EUA mais cedo do que o reportado

  • Demora de conclusões sobre eventos-piloto da Cultura não é erro técnico, diz DGS

    Os trabalhos de monitorização de casos de infeção estão ainda em conclusão. A demora não se deve a qualquer erro informático, como apontado por associações representativas do setor dos espetáculos.

    Demora de conclusões sobre eventos-piloto da Cultura não é erro técnico, diz DGS

  • Contágio por Covid-19 deixa praia de Pombal sem vigilância

    Um dos elementos da equipa de nadadores-salvadores que presta assistência na Praia do Osso da Baleia, em Pombal, acusou positivo à Covid-19, pelo que a estância balnear encontra-se temporariamente sem vigilância, informou hoje o município.

    Numa nota de imprensa, a Câmara de Pombal, no distrito de Leiria, salienta que cumpriu, desta forma, as orientações da Direção-Geral da Saúde e da Capitania do Porto da Figueira da Foz, e está a proceder a diligências com vista à contratação de novos elementos para reforçar a equipa de nadadores-salvadores.

    Segundo o Município de Pombal, o restante serviço de apoio aos veraneantes encontra-se em funcionamento, nomeadamente o bar/apoio de praia e o posto de socorro, este assegurado por operacionais dos Bombeiros Voluntários de Pombal.

  • Restauração pede extensão das novas regras a todos os estabelecimentos

    A associação de restaurantes PRO.VAR pediu hoje ao Governo “a extensão das novas regras destinadas aos estabelecimentos de restauração, agora em vigor, a todos os estabelecimentos do território nacional continental”, incluindo nas regiões que não avançaram no desconfinamento.

    Em comunicado, a entidade defendeu que “a DGS [Direção-Geral da Saúde] e o Governo deveriam reavaliar os critérios que definem as medidas para mitigar a propagação do vírus” bem como rever “algumas regras que afetam o setor, com novas adaptações à nova realidade pandémica”.

  • Pandemia destruiu 13% dos trabalhos domésticos em Portugal, revela relatório da OIT

    Entre o último trimestre de 2019 e o segundo de 2020, o número de trabalhadores domésticos caiu 59,9% na Sérvia. A pandemia expôs as vulnerabilidades persistentes do trabalho doméstico no mercado.

    Pandemia destruiu 13% dos trabalhos domésticos em Portugal, revela relatório da OIT

  • Cabo Verde com mais 57 infetados

    Cabo Verde registou mais 57 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, elevando para 31.704 o acumulado de casos da doença, segundo dados divulgados hoje pelo Ministério da Saúde.

    Em comunicado, aquele ministério referiu que os laboratórios de virologia do arquipélago processaram 808 amostras desde ontem, com uma taxa de positividade global para o novo coronavírus de 7,1%.

  • França. Número de internados mantém tendência de queda

    França reporta nesta terça-feira 3.235 novos casos de Covid-19 e mais 76 mortes, registados até às 14h00.

    Os dados da agência nacional de saúde pública dão conta de que mais de 30 milhões de pessoas já receberam pelo menos uma dose de vacina contra a Covid-19, o que corresponde a cerca de 45,9% da população francesa.

    O jornal Le Figaro explica que o número de hospitalizados nos cuidados intensivos continua a diminuir — atualmente há 1.952 pessoas internadas.

    São no total 5.744.589 pessoas infetadas desde o início da pandemia e já morreram 110.563 no país pelo novo coronavírus.

  • Algarve e Lisboa e Vale do Tejo continuam a ter a menor percentagem de população com vacinação completa

    Em termos geográficos, as regiões Centro e Alentejo continuam a ser as que estão mais avançadas no processo de vacinação. Já as regiões de Algarve, Açores e Lisboa e Vale do Tejo continuam a ser as mais atrasadas.

    O Alentejo é a região onde uma maior percentagem da população já foi vacinada: 50% receberam pelo menos uma primeira dose e 30% estão totalmente vacinadas. Logo a seguir surge a região Centro, com 48% das pessoas com primeira dose recebida e 29% totalmente vacinadas.

    Em contraponto, na região de Lisboa e Vale do Tejo (LVT) — que continua a concentrar atualmente um número mais elevado de casos diários de infeção — 41% das pessoas receberam uma primeira dose e 27% estão totalmente vacinadas.

    Nos Açores, a proporção é de 40% de pessoas com primeira dose e de 25% já vacinadas por completo. E, no Algarve, é de 38% de pessoas com primeira dose e 24% de pessoas totalmente vacinadas.

    Na região Norte, 41% de pessoas receberam uma primeira dose — um número muito semelhante ao que se verifica em LVT— mas a percentagem de pessoas totalmente vacinadas continua a ser superior: 24%, significativamente mais do que em LVT (20%).

  • Faixa de população entre os 50 e os 64 anos com maior subida de vacinados

    A administração de vacinas por grupo etário populacional também se alterou ao longo da última semana. A vacinação intensificou-se principalmente na faixa etária dos 50 anos.

    Na faixa etária dos 80 anos ou mais, os níveis de proteção estão já elevados: 97% das pessoas receberam uma primeira dose, 92% das pessoas estão inteiramente vacinadas. Há uma semana, essa proporção era igual. Assim, 8% destes idosos continuam ser ter a vacinação completa.

    Já na faixa etária dos 65 aos 79 anos, a segunda mais frágil em caso de infeção depois da acima, 95% das pessoas em Portugal receberam uma primeira dose mas apenas metade (55%) têm a vacinação completa. Há uma semana essa proporção era de 94% com primeira dose e 51% com vacinação completa.

    Na faixa etária dos 50 aos 64 anos, 69% das pessoas receberam uma primeira dose de vacinas e 32% das pessoas estão inteiramente vacinadas. Há uma semana a proporção era de 59% com primeira dose e 26% totalmente vacinadas, o que significa um crescimento significativo no período de uma semana.

    A vacinação está mais atrasada, devido à prioridade dada à população de idade mais avançada, nas faixas etárias dos 25 aos 49 anos (19% com primeira dose, 10% totalmente vacinados), dos 18 aos 24 (6% com primeira dose, 4% totalmente vacinados) e até aos 17 anos continua a haver 0% de pessoas que tenha sequer a primeira dose.

  • Continua a haver cerca de um milhão de vacinas por distribuir

    À semelhança do que aconteceu na última semana, foram recebidas 7.880.400 doses de vacinas e distribuídas — sem contar com a Madeira e os Açores — 6.896.272 doses.

    Na última semana, o número de doses de vacinas que chegaram a Portugal era superior a 7.2 milhões (7 263 540). Dessas, tinham sido distribuídas menos de 6.3 milhões (6 299 315).

  • Mais 245.979 pessoas passaram a ter a vacinação completa

    De acordo com o relatório de vacinação que a Direção-Geral da Saúde divulga mostra que ao longo da última semana, mais de 354.711 mil pessoas receberam uma primeira dose de vacinas contra a Covid-19. Na semana passada, tinham sido 222.341.

    Quanto à vacinação completa, esta semana há mais 245.979 pessoas que já receberam uma ou duas doses da vacina. Na semana passada este número era superior em relação ao da semana anterior: 333.769.

  • Vacinação em Portugal: 42% com 1ª dose, 25% (um em cada 4) inteiramente vacinados

    Em Portugal, 42% das pessoas (4.346.711) já receberam uma primeira dose de uma vacina contra a Covid-19 e 25% (2.564.689) estão completamente vacinados. Na última semana, 39% tinham recebido a primeira dose e 23% tinham a vacinação completa.

    Os dados foram divulgados esta terça-feira pela Direção-Geral da Saúde, na sua atualização semanal da evolução do programa de vacinação contra a Covid-19 em Portugal.

  • Angola com mais 131 casos e seis óbitos

    Angola registou mais 131 casos de Covid-19 e seis óbitos, bem como a recuperação de 416 pessoas, nas últimas 24 horas, segundo o boletim epidemiológico de hoje da Direção Nacional de Saúde Pública.

    Os laboratórios processaram 2.060 amostras por RT-PCR. O total de testes ascende a 618.306 amostras, com uma taxa de positividade de 6%.

    Angola soma desde o início da pandemia 36.921 casos, dos quais 842 óbitos, 30.775 recuperações, e 5.304 casos ativos (dos quais 13 em estado crítico e 38 graves), bem como 119 doentes internados e 128 pessoas em quarentena institucional.

  • "Filômetro". Câmara de São Paulo cria site para saber tamanho das filas para vacinação

    A cidade de São Paulo lançou um site para ajudar os cidadãos a saberem se há ou não filas nos 600 postos de vacinação conta a Covid-19. Como explica a Folha de São Paulo, a página de internet “Olho na fila”, até já é apelidada pelos responsáveis como “filômetro”.

    Edson Aparecido, secretário municipal de saúde de São Paulo, afirma que este “é um serviço muito importante” tendo em conta que o número de pessoas que ainda vão é “muito grande”. O município brasileiro tem trabalhado para a acelerar a vacinação e conta que este serviço digital ajude a cidade a completar o objetivo de ter vacinados todos os cidadãos com 50 anos ou mais até sábado.

    O estado de cada fila é mostrado aos utilizadores através de cinco cores: verde (sem filas); amarelo (fila pequena, com até 10 pessoas ou carros); cor de laranja (fila média, até 20 pessoas ou 20 carros); e encarnado (fila grande, mais de 20 pessoas ou carros). Se aparecer a cor cinzento quer dizer que o sistema não tem informação disponível.

    A cidade de São Paulo começou o processo de vacinação a 19 de janeiro e aplicou mais de cinco milhões e meio de doses. A média diária é de 38.422 doses, adianta o mesmo jornal.

  • Espanha. Incidência continua a descer

    Espanha registou 3.432 novos casos de Covid-19 e 62 mortes nas últimas 24 horas, elevando para 3.745.199 o total de infetados até agora, anunciou hoje o Ministério da Saúde espanhol.

    A incidência acumulada (contágios) continua a sua trajetória descendente, passando de 105 (ontem) para 101 casos diagnosticados por cada 100.000 habitantes.

    Nas últimas 24 horas, deram entrada nos hospitais de todo o país 360 pessoas com a doença (291 ontem). Por outro lado, desceu para 3.251 o número de hospitalizados com Covid-19, dos quais 899 pacientes estão em unidades de cuidados intensivos.

  • AstraZeneca. Testes para medicamento contra a Covid-19 falham

    A AstraZeneca anunciou esta quarta-feira que os testes do medicamento para prevenir e tratar a Covid-19 “não alcançaram o objetivo primário de pós-exposição”.

    AstraZeneca. Testes para medicamento contra a Covid-19 falham

  • Covid-19. Presidente brasileiro diz que vetará lei sobre certificado de vacinação

    O projeto de lei que pretende criar um certificado de imunização Covid-19 se for aprovado pelo poder Legislativo, será vetado pelo Presidente do Brasil, antecipou o próprio esta terça-feira.

    Covid-19. Presidente brasileiro diz que vetará lei sobre certificado de vacinação

1 de 3