Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Vamos encerrar por aqui este artigo liveblog, que seguiu a atualidade relacionada com a pandemia de Covid-19 ao longo desta última terça-feira.

    Continue a seguir-nos nesta nova ligação. Muito obrigado!

    Parlamento debate esta 4ª feira 10 projetos-lei para a regulamentação do teletrabalho

  • Preço dos testes para viajar limita recuperação da aviação, diz IATA

    O preço elevado dos testes de Covid-19 exigidos pela maioria dos países para viajar está a dificultar a recuperação do setor da aviação, alertou a Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA, na sigla inglesa).

    Por essa razão, a IATA apelou na terça-feira a que os Estados comparticipem do custo dos testes que detetam se uma pessoa está infetada com o SARS-CoV-2, de modo a não inibir a procura turística.

    De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), os países não deveriam cobrar pela realização dos testes PCR (Polymerase Chain Reaction), pela vacinação, quando também é exigida para viajar, ou pela emissão de certificados.

    Contudo, dos 16 países analisados pela IATA, França é o único que cobre o custo destes métodos de diagnóstico para os viajantes.

  • Covid-19. Doentes em consultas externas podem ser vacinados nos hospitais

    Os doentes acompanhados em consultas externas vão poder ser vacinados nos próprios hospitais. Este procedimento “facilita muito o processo”, afirma o coordenador da task force.

    Covid-19. Doentes em consultas externas podem ser vacinados nos hospitais

  • Brasil volta a aproximar-se de 3.000 mortes diárias e chega a 411.588 óbitos

    O Brasil voltou hoje a aproximar-se das três mil mortes diárias (2.966) devido à Covid-19, chegando a um total de 411.588 óbitos desde o início da pandemia, informou o Ministério da Saúde brasileiro.

    Na segunda-feira, o país sul-americano tinha contabilizado 983 vítimas mortais, número quase três vezes inferior ao hoje registado, devido à carência de recursos humanos para testar e recolher dados durante os fins de semana e segundas-feiras.

    Em relação às infeções, o Brasil somou 77.359 casos nas últimas 24 horas (face a 24.619 na segunda-feira), elevando o total para 14.856.888 diagnósticos de covid-19, de acordo com o último boletim epidemiológico difundido pelo Ministério da Saúde.

    O Brasil, com 212 milhões de habitantes, continua a ser um dos países mais afetados pela pandemia, ocupando a segunda posição mundial na lista de nações com mais mortes e a terceira com mais casos.

  • Presidente do Brasil fez pedido para alterar bula da cloroquina

    O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, pretendia que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária brasileira (Anvisa) fizesse alterações na bula da cloroquina com o intuito de o medicamento ser indicado no tratamento da Covid-19.

    A revelação foi feita, esta terça-feira, pelo antigo ministro da Saúde brasileiro, Luiz Henrique Mandetta, no âmbito da comissão parlamentar de inquérito sobre a gestão da pandemia.

    O ex-governante deixou claro que o pedido de Bolsonaro foi negado por Antonio Barra Torres, presidente do organismo,

  • "Task force" anuncia vacinação de 100 mil pessoas por dia a partir da próxima semana

    Gouveia e Melo, coordenador do grupo de trabalho da vacinação em Portugal, revelou, em declarações à RTP, que na próxima semana está previsto “começar a vacinar mais de 100 mil pessoas por dia”, apesar de ter realçado que esta meta só é possível “caso não haja contratempos na entrega das vacinas”.

    O vice-almirante prevê que na terceira semana de maio esteja concluída a vacinação do grupo etário dos 60 anos e a faixa etária dos 50 anos deve alcançar o mesmo feito um mês depois.

    O responsável pela “task force” acredita que dentro de um mês e meio Portugal tenha alcançado uma “grande proteção” devido ao processo de vacinação.

  • Angola com mais 151 casos e seis óbitos, novo máximo desde fevereiro

    As autoridades de saúde angolanas anunciaram hoje mais 151 infeções pelo novo coronavírus e seis óbitos, o número mais elevado desde fevereiro deste ano, segundo o boletim epidemiológico da Direção Nacional da Saúde Pública.

    Os novos casos foram notificados em Luanda (128), Huambo (9), Huíla (6), Benguela (4), Uíje (3) e Lunda Sul (1), com idades entre 3 meses e 88 anos, dos quais 67 de sexo masculino e 84 do sexo feminino.

    Nas últimas 24 horas foram também reportados seis óbitos, sendo três em Luanda e três na Huíla, de cidadãos angolanos com idades entre 42 e 70 anos e outras 50 pessoas foram recuperadas da doença, sendo 32 em Luanda, 11 na Huíla, cinco em Benguela e dois no Huambo.

  • Vice-presidente dos Açores espera “maior solidariedade” na distribuição de vacinas

    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores reiterou hoje que espera “maior solidariedade, quer do Governo da República, quer da União Europeia, quer dos Estados Unidos da América” na atribuição de vacinas à região.

    “Neste momento, as vacinas são um bem de primeiríssima necessidade. Eu tenho esperança, muita esperança, que possa haver maior solidariedade, quer do Governo da República, quer da União Europeia, quer dos Estados Unidos da América, com quem temos uma relação de muita proximidade”, afirmou hoje Artur Lima.

    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores falava aos jornalistas, em Ponta Delgada, no final de uma visita ao Banco Alimentar Contra a Fome de São Miguel.

  • Mais 194 infetados e dois mortos em Cabo Verde em 24 horas

    Cabo Verde registou 194 novos infetados pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, tendo sido reportados mais dois mortos provocados pela doença, divulgou hoje o Ministério da Saúde.

    De um total de 1.153 amostras analisadas pelos laboratórios de virologia, o Ministério da Saúde e da Segurança Social avançou que 194 deram resultado positivo para o novo coronavírus, representando uma taxa de positividade de 16,8%.

    São Vicente foi a ilha com maior número de casos desde segunda-feira, num total de 59, em 237 amostras analisadas, seguida de Santo Antão que registou mais 51 infetados, repartidos por Ribeira Grande (20), Porto Novo (23) e Paul (03).

  • Diagnosticados 16 novos casos na Madeira

    As autoridades de saúde da Madeira diagnosticaram 16 novos casos de infeção por SARS-CoV-2, todos de transmissão local, e mais 11 doentes recuperados nas últimas 24 horas, informou hoje a Direção Regional da Saúde (DRS).

    O boletim epidemiológico divulgado pela DRS indica que a região contabiliza um total de 9.035 casos confirmados de Covid-19 e 8.697 pacientes curados desde o início da pandemia.

    A DRS menciona que estão identificados 267 situações ativas, sendo 14 casos importados e 253 de transmissão local.

    No Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal, estão internadas 13 pessoas, quatro das quais na Unidade de Cuidados Intensivos.

  • Madeira prevê 44 ligações aéreas de 12 países até ao verão

    O Governo da Madeira prevê a realização de 44 ligações aéreas, provenientes de 12 países, até ao verão, afirmou hoje o secretário regional do Turismo e Cultura.

    “Temos vindo a registar cada vez mais rotas a concretizarem-se para a Madeira”, declarou o secretário do Turismo e Cultura da Madeira à margem da cerimónia de doação de obras de arte à Região Autónoma da Madeira, da artista plástica Rafaela Luís, na Galeria Marca de Água.

    Eduardo Jesus adiantou que a região tem “previstas, até ao verão, 44 ligações diferentes”, argumentando que esta programação “espelha bem, não só o trabalho que está a ser feito, como também a apetência para a viagem que os mercados de origem manifestam assim que haja um levantamento de restrições”.

  • Espanha com quase mais mil novos casos do que na última terça-feira

    O ministério da saúde espanhol notificou hoje 4.515 novos casos de Covid-19, fixando o número total de infeções registadas em 3.544.945. A incidência por cem mil habitantes situa-se agora nos 213,9 casos, segundo o El País.

    O número de vítimas mortais foi de 467. Morreram 78.399 pessoas desde o início da pandemia.

  • Covid-19. ECDC admite testes PCR com saliva em alternativa à zaragatoa nasofaríngea

    Uma das vantagens dos testes PCR com saliva é que “a recolha de amostras é fácil, não invasiva, mais aceitável para testes repetidos e pode ser realizada por profissionais não ligados à saúde”.

    Covid-19. ECDC admite testes PCR com saliva em alternativa à zaragatoa nasofaríngea

  • Biden quer vacinar com pelo menos uma dose 70% dos adultos até 4 de julho

    O Presidente norte-americano fixou hoje um novo objetivo para a vacinação contra a Covid-19 nos Estados Unidos, ao indicar que pretende vacinar com pelo menos uma dose 70% dos adultos até ao Dia da Independência, a a de julho.

    Joe Biden, que tem previsto falar hoje à tarde sobre o tema da pandemia, também vai anunciar a meta de 160 milhões de norte-americanos totalmente vacinados até a mesma data.

    Segundo fontes da Casa Branca, citadas pela agência noticiosa France-Presse (AFP), se se alcançarem essas metas, tal mudará significativamente a maneira como os norte-americanos irão passar as férias do verão, uma vez que haverá muito menos restrições.

  • Governo e parlamento querem ressarcir freguesias das despesas com pandemia, diz Anadre

    A Associação Nacional de Freguesias (Anafre) disse hoje que o Governo e o parlamento se comprometeram a encontrar uma forma de ressarcir as autarquias das despesas que suportaram na luta contra a pandemia de Covid-19.

    Do lado do Governo, as garantias foram dadas pela ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, e do parlamento pela Comissão Eventual para o acompanhamento da aplicação das medidas de resposta à pandemia da doença Covid-19 e do processo de recuperação económica e social.

    “Na reunião desta manhã contámos com o compromisso do Governo, que está a estudar a maneira mais ágil de sermos apoiados. Nós fizemos ver a urgência que este assunto seja resolvido porque há muita freguesia que neste momento tem o orçamento totalmente destroçado”, explicou à agência Lusa o presidente da Anafre, Jorge Veloso.

  • França regista quase menos 6 mil infeções do que na última terça-feira

    As autoridades francesas dão conta esta terça-feira de 24.371 novas infeções com Covid-19 nas últimas 24 horas, menos de aproximadamente 6 mil novos casos do que na última terça-feira.

    Já o número de óbitos foi 257. No total, no país morreram já 105.387 pessoas desde o início da pandemia.

  • Regiões Norte e Lisboa e Vale do Tejo com mais de um milhão de doses administradas

    No Norte do país foram administradas 1.149.332 doses da vacina contra a Covid-19, mais 161.075 do que na semana anterior, e está 8% da vacinação completa.

    No Centro 12% da vacinação já está completa, com 682.393 doses atribuídas, um número que aumentou 74.099 desde a última semana.

    Em Lisboa e Vale do Tejo já foram dadas 1.152.640 de doses da vacina, mais 131.433 do que na semana passada, e o que representa 8% da vacinação completa.

    206.816 foi o número de doses atribuídas no Alentejo, mais 22.798 do que nos últimos oito dias, ou seja 13% da população local. Já no Algarve houve 129.979 de vacinas atribuídas, um número que cresceu 19.476 desde a última semana e está 8% da vacinação completa.

    Portugal recebeu, até agora, 4.218.420 doses de vacinas e foram distribuídas 3.581.288 pelos locais onde está a ser feita a vacinação

  • 82% das pessoas com mais de 80 anos com vacinação completa

    Na faixa etária dos idosos com mais de 80 anos, 93% das pessoas já levaram a primeira dose da vacina e 82% já têm a vacinação completa. No grupo dos 65 aos 79 anos, 7% da população já obteve as duas doses e 71% a primeira vacina.

    4% dos portugueses dos 50 aos 64 anos e dos 25 aos 49 anos estão vacinados, sendo que no primeiro grupo etário 19% têm a primeira dose e no segundo 11%.

  • Mais de 915 mil portugueses com vacinação completa

    De acordo com o relatório semanal de vacinação contra a Covid-19 já foram vacinadas, em Portugal, 2.568.344 de pessoas com a primeira dose e 915.246 têm a vacinação completa. Tendo em conta estes dados, 25% da população está vacinada e 9% tem as duas doses.

  • Mais quatro mortes e 1.946 novos casos de Covid-19 no Reino Unido

    O Reino Unido registou 1.946 novos casos de contágio por Covid-19 nas últimas 24 horas e mais quatro mortes.

    Ontem foi reportada apenas uma morte, mas o governo referiu que iria haver uma correção no boletim seguinte (o desta terça-feira).

1 de 4